Confira um roteiro de 5 dias em Bogotá com todas as informações e dicas necessárias para fazer bons passeios por lá!
Primeiro dia em Bogotá
Em seu primeiro dia no roteiro de 5 dias em Bogotá, recomendamos que conheça a Plaza de Bolívar. Ela é um marco histórico e político da capital, sendo rodeada por magníficos edifícios, como o Capitólio Nacional, a Catedral Primada e o Palácio de Justiça.
Essa praça é um ponto de encontro tanto para turistas quanto para os habitantes locais, e por lá você poderá compreender a história colombiana captando a essência da cidade, contemplando a arquitetura local e observando a vida cotidiana e os artistas de rua. É imperdível!
Ainda na Plaza de Bolívar, mencionada anteriormente, indicamos que conheça a Catedral Primada, que é uma verdadeira joia arquitetônica de Bogotá. Os traços neoclássicos demonstram imponência e beleza, sendo uma parada obrigatória na sua ida à Colômbia.
Vale frisar que, além de ser um marco religioso, a Catedral Primada da Colômbia também possui um valor histórico muito importante. A construção começou no século XVII e foi finalizada apenas no século XIX, resultando em uma mistura de estilos arquitetônicos ao longo dos anos.
Ela abriga relíquias religiosas, estátuas e obras de arte sacra que contam a história da fé e da devoção no país. Sobretudo para os entusiastas em arquitetura, história ou espiritualidade, essa catedral oferece uma experiência enriquecedora e uma oportunidade de se conectar com a história e a cultura colombianas.
A catedral está aberta ao público durante a semana e com horários que variam, por isso é aconselhável conferi-los no site oficial do local antes da visita. Normalmente, a abertura acontece em torno das 10h e vai até às 13h; depois, das 14h às 16h.
O interior da Catedral é deslumbrante e você poderá contemplar os altares elaborados e vitrais coloridos, além de aproveitar a serenidade que o local exala.
Depois de conhecer melhor a área central da cidade, nada melhor que passear pelo Jardim Botânico. Esse espaço vai te possibilitar contemplar as belezas naturais e fugir um pouco da agitação urbana, pois lá existe uma vasta coleção de plantas nativas e exóticas, bem como espaços para relaxamento e educação ambiental.
Nesse amplo espaço, você poderá fazer trilhas, ver estufas com espécies diversas, coleções de plantas medicinais e jardins temáticos. Ademais, o local conta com áreas recreativas, ideais para piqueniques e atividades ao ar livre.
Há também programas educativos e eventos que oferecem uma compreensão mais profunda sobre a diversidade botânica e a conservação das espécies. Vale dizer que ele fica no bairro de Engativá e funciona diariamente de 8h às 17h.
Ao anoitecer, você pode ir ao restaurante El Chato, que conta com um ambiente descontraído, com um toque moderno, ideal para apreciar pratos criativos e autênticos. A cozinha de lá utiliza ingredientes frescos e oferta um menu degustação rotativo que destaca a riqueza dos sabores colombianos, reinterpretados de maneira inovadora pelos chefs.
Você poderá conhecê-lo no almoço, com abertura às 12h, ou mais tarde, já que ele encerra apenas às 23h. Recomendamos que peça o “punta de anca”, que é um prato típico colombiano que consiste em um corte de carne de porco grelhada e temperada com diferentes especiarias e marinadas para realçar o sabor. Esse prato acompanha arepas, arroz, salada e molhos diversos.
Segundo dia em Bogotá
Continuando com o roteiro de 5 dias em Bogotá, nada melhor que um bate e volta! Você já deve ter ouvido falar sobre a famosa lenda de El Dorado, uma história fundamentada na colonização americana que deu início a diversas buscas em vários países latinos.
Na Colômbia, essa lenda está ligada à cidade de Guatavita, que fica a cerca de 1h30 de Bogotá, em que existiam rituais sagrados dos muiscas, povo pré-colombiano.
Essa é uma ótima oportunidade de mergulhar na verdade por trás dessa história lendária e descobrir o que realmente atraiu os conquistadores, já que o local é verdadeiramente lindo e mágico!
Caso escolha fazer o passeio através de uma agência, recomendamos esta aqui. Nela, o tour não para por Guatavita: você também poderá conhecer um pedacinho da savana de Cundinamarca na cidade de Calera, fazer uma bela refeição com as comidas típicas locais e desfrutar do ambiente natural.
Na sequência da viagem, poderá contemplar uma parte da cordilheira dos Andes, bem como as represas San Rafael e Sisga, fundamentais para o abastecimento de água de Bogotá.
Super vale a pena optar por passeios mais longos como esse, pois eles proporcionam uma verdadeira imersão na história e cultura local. Ademais, dessa maneira você aproveita ainda mais o destino e conhece locais emblemáticos e com vistas bem satisfatórias.
Ao retornar para a cidade, você pode conhecer mais sobre a vida noturna de Bogotá. Para isso, indicamos a El Coq, uma balada bem movimentada da cidade que dispõe de música eletrônica e uma pista de dança animada.
Nela você terá uma experiência imersiva, com luzes e um ótimo sistema de som. Vale dizer que o local abre suas portas durante a noite, a partir das 22h e geralmente encerra apenas às 5h da manhã.
Enquanto o foco principal está na música e na dança, essa balada também oferece uma variedade de bebidas para que você desfrute enquanto aproveitam a agitação. A proposta desse local se concentra principalmente na música eletrônica, atraindo um público diversificado e apaixonado por esse gênero musical.
Terceiro dia em Bogotá
Em seu terceiro dia no roteiro de 5 dias em Bogotá, aproveite para conhecer um dos cartões postais da cidade. O Cerro Monserrate é uma colina que oferece uma das mais belas vistas da cidade. Essa beleza natural está a mais de 3.000 metros acima do nível do mar, e é acessível por meio de trilha, teleférico ou funicular (que se assemelha a um bondinho).
Muitas pessoas optam por subir a pé, uma experiência que proporciona muitos desafios (uma hora de subida), mas que é bem gratificante no fim. No topo do Cerro Monserrate, você será presenteado com uma vista panorâmica de Bogotá, oferecendo uma perspectiva única da cidade, especialmente ao pôr do sol ou durante a noite, quando as luzes da cidade se acendem.
Ainda, o local abriga a Basílica Santuário de Monserrate, um local de peregrinação religiosa onde muitos fiéis vão para fazer suas orações e pedidos. Há também restaurantes e lojas, proporcionando uma experiência completa no topo desta montanha emblemática.
Os horários de funcionamento variam dependendo do método de transporte escolhido para subir, mas geralmente o Cerro Monserrate está aberto ao público durante o dia e algumas partes permanecem acessíveis até à noite.
Logo na sequência, você também pode visitar o Museu do Ouro. Esse espaço cultural, localizado no centro da capital, abriga uma das coleções mais impressionantes de artefatos pré-colombianos do mundo.
Por lá, você fará uma verdadeira imersão pela história e cultura dos povos indígenas do país, e contemplará uma variedade impressionante de peças feitas de ouro – algumas datando de milhares de anos atrás. São máscaras, estatuetas, joias e objetos cerimoniais que revelam o talento artístico e as habilidades técnicas dos antigos habitantes da região.
Vale dizer que esse museu é renomado mundialmente por ter uma vasta coleção de mais de 30 mil artefatos pré-colombianos. Esses artefatos, trabalhados em ouro, oferecem uma ideia da vida e das práticas do povo colombiano da época em que foram criados.
Você terá a oportunidade única de explorar uma diversidade incrível de peças, desde utensílios domésticos bem detalhados até ferramentas de trabalho, assim como acessórios de moda e vestuário.
Geralmente, o museu funciona de terça a sábado, das 9h às 18h, e aos domingos das 10h às 16h, mas é sempre bom verificar os horários recentes antes de visitar.
Ao cair da noite, relaxe em um ótimo restaurante local. O Central Cevicheria oferece pratos em que os sabores frescos e marcantes dos frutos do mar agradam até mesmo os paladares mais exigentes. Esse espaço abre de 12h às 21h30 e possui uma decoração moderna e descontraída, além de oferecer uma variedade de ceviche e frutos do mar frescos, preparados de maneira autêntica e local.
Vale dizer que a especialidade da casa é, sem dúvida, o ceviche, pois oferece diversas de combinações e apresentações desse prato clássico peruano, bem como outras opções de frutos do mar que super vale a pena degustar.
Quarto dia em Bogotá
Um dos passeios mais feitos por quem vai a Bogotá é visitar a Catedral de Sal de Zipaquirá, que fica a 1h10 da capital, e reúne história e a espiritualidade. Por lá você poderá contemplar esse belo monumento arquitetônico, esculpido no interior de uma mina de sal.
A grandiosidade da decoração e a sensação de estar dentro de uma catedral subterrânea são inesquecíveis, o que vai te proporcionar uma experiência única e marcante. Além da beleza arquitetônica, a Catedral de Sal de Zipaquirá é um local que ultrapassa fronteiras religiosas, atraindo visitantes de diversas crenças e culturas.
Inclusive, esse passeio pode ser feito de maneira cômoda e organizada através da mesma agência que indicamos acima – saiba mais aqui.
Estando em Zipaquirá, aproveite para conhecer a Plaza del Minero. Ela serve como testemunha dos ricos episódios da era colonial colombiana. Ademais, existem nos arredores uma variedade de cafés e restaurantes que servem pratos típicos de lá.
Ao retornar para Bogotá, se ainda houver tempo, conheça o Museu Botero. Situado no bairro de La Candelaria, é o lar de uma coleção fascinante e única de obras do renomado artista colombiano Fernando Botero, que funciona de terça a domingo, das 9h às 19h.
Por lá, você terá a oportunidade de se maravilhar com as esculturas e pinturas de Botero, apreciando sua interpretação única da forma humana e objetos cotidianos. Além disso, o museu exibe obras de artistas europeus e americanos, proporcionando uma experiência artística abrangente. A entrada é paga.
Você também pode aproveitar o fim de tarde colombiano no Café Amor Perfecto. Nesse café, você poderá experimentar um ótimo e autêntico café colombiano, assim como degustar deliciosos bolos, biscoitos ou sanduíches.
Esse espaço está aberto durante todo o dia, geralmente das 8h às 20h, proporcionando aos visitantes a oportunidade de apreciar uma variedade de opções de café, desde expressos a métodos de extração mais elaborados. Vale destacar que área dele foi projetada para criar um ambiente aconchegante e atrativo, algo que ficará nítido em sua visita ao local.
Quinto dia em Bogotá
O Parque Simón Bolívar é um lugar que emana tranquilidade e vivência na natureza. Assim, ele não poderia faltar no roteiro de 5 dias em Bogotá. Por lá, você poderá fazer um piquenique, praticar esportes, fazer trilhas ou simplesmente relaxar e desacelerar da rotina agitada da vida urbana.
Esse espaço também serve de palco para diversos eventos culturais e festivais, onde o parque se torna um ponto de encontro para a comunidade local e também os turistas, de modo a contemplar diferentes expressões artísticas e culturais da Colômbia.
Diante disso, super recomendamos que coloque-o em seu itinerário de viagem a aproveite essa incrível oportunidade de passear em um belo local de maneira econômica.
Ainda, aproveite para contemplar um lindo espaço arquitetônico que também é um dos maiores centros culturais de Bogotá – e que fica “dentro” do parque: a Biblioteca Virgilio Barco.
Localizada no bairro de Teusaquillo, esta biblioteca é um marco, com um design moderno e espaços amplos que acolhem não apenas livros, mas também exposições, eventos e atividades que com certeza vão enriquecer a sua viagem.
Ademais, o local conta com salas de leitura, áreas de estudo e auditórios para recursos tecnológicos. Você poderá participar de eventos culturais, exposições de arte, palestras e atividades educativas.
Vale ficar atento a abertura desse espaço, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 16h.
Na sequência, você pode conhecer o Parque Maloka. Esse é um espaço de entretenimento e aprendizado interativo, que encanta visitantes de todas as idades. Localizado na Zona Norte da cidade, esse parque é um centro de ciência e tecnologia que oferece experiências educativas e divertidas – e totalmente de graça.
Nele, você poderá participar de exposições interativas, experimentos práticos e atividades diversas. Isso porque o Maloka proporciona várias experiências científicas de uma maneira acessível e divertida.
Sem dúvidas, é um local que combina diversão e conhecimento, permitindo que você aprenda sobre diversos temas, desde física e biologia até robótica e astronomia, através de experiências imersivas.
Onde comprar ingressos para as atrações da Colômbia?
Como você pôde notar, nesse país existem vários passeios imperdíveis que promovem experiências únicas na vida de um viajante. São atrações que tornam a viagem mais completa, e por isso são muito procurados!
Se você também busca ingressos para atrações e passeios na Colômbia, nós adiantamos que o site que mais confiamos para comprar (e fazer) os passeios é este Site de ingressos da Colômbia. Além de seguro, ele funciona online, é rápido e fácil de usar, e sem dúvidas um dos mais conhecidos e usados por quem vai à Colômbia – e vários outros destinos do mundo.
O site é bem dinâmico e prático; basta inserir o nome do país/região que você deseja conhecer, e já checar todos os passeios que estão disponíveis, bem como os comentários de quem já usou aquele serviço. Super vale a pena fazer essas pesquisas e agendamentos para tornar sua viagem ainda mais interessante!
Economize ao máximo na sua viagem ao Colômbia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Colômbia, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Colômbia da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Colômbia, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Colômbia. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Colômbia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Cartagena na Colômbia, por exemplo, para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel de qualquer cidade!
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!