Fique por dentro de como fazer um roteiro de viagem em Buenos Aires e Salta. Entenda quais são os atrativos imperdíveis destas cidades e garanta um planejamento incrível por cada uma delas.
Para este texto, nós estabelecemos um roteiro de 8 dias. Mas, você pode utilizar estas dicas para fazer o seu próprio roteiro, seja qual for o período estipulado. E, para que você já inicie este planejamento, recomendamos que não deixe de:
- Comprar os ingressos em um só lugar para os passeios da Argentina.
- Fazer o seguro viagem internacional para ir assegurado de problemas de saúde, odontológicos e até furto de bagagem.
- Comprar o chip de celular para ter acesso à Internet e usar o celular à vontade na Argentina.
- Comprar os pesos argentinos ou dólares através de uma conta global excelente.
Dia 1 em Buenos Aires
Para o seu primeiro dia de roteiro de viagem em Buenos Aires e Salta, dividimos a manhã, tarde e noite dele da seguinte forma:
Manhã: Acorde bem cedinho, tome um café da manhã reforçado e dirija-se até a Plaza de Mayo. Ela é um dos principais pontos turísticos desta cidade, portanto, indispensável para a sua programação. Lá, você poderá conhecer a Casa Rosada (que é aquela casa na cor de rosa que todo mundo tira foto), a Catedral Metropolitana (com uma arquitetura belíssima), o Museu Bicentenário, o Museu Histórico Nacional de Cabildo e da Revolução de Maio etc. Aproveite e pare para almoçar em algum dos restaurantes da área.
Tarde: De tarde, tire umas 3 ou 4 horas para ir até o bairro Recoleta, que reserva muitas atrações de Buenos Aires interessantes. É neste bairro que está o Cemitério de Recoleta (com lápides deslumbrantes), o Museu Nacional de Belas Artes e a Floralis Generica (uma flor de aço e alumínio que abre logo pela manhã e fecha ao entardecer). Recomendamos, também, que faça um lanche em algum dos cafés que se encontram no bairro Recoleta.
Noite: Para finalizar este dia em Buenos Aires, não deixe de seguir a tradição da Argentina e aproveite para assistir a um show de tango em uma das casas de tango da capital. Algumas delas que são super famosas por lá são: Café Esquina Homero Manzi, Café Tortoni, El Viejo Almacén, Señor Tango e Madero Tango.
Dia 2 em Buenos Aires
Chegamos ao segundo dia da sua viagem em Buenos Aires, Argentina. Por isso, nossas dicas são:
Manhã: Logo pela manhã, vá até o famoso Obelisco, que encontra-se na Avenida 9 de Julio. Ambos são muito turísticos, portanto prepare a câmera para tirar muitas fotos de recordação na área. Depois do passeio, recomedamos que almoce no Oviedo, que está nas proximidades e oferece ótimos pratos à base de frutos do mar.
Tarde: Depois de uma manhã bem agradável, indicamos que você vá até o bairro Palermo. Nesta região, está o Hipódromo de Palermo (um complexo com corridas de cavalos, área comercial e estabelecimentos gastronômicos), o Museu de Arte Latinoamericano (com artigos da cultura latina) e o belíssimo Jardim Japonês (ótimo para relaxar e fazer um piquenique no final do dia).
Noite: Para a sua segunda noite de roteiro em Buenos Aires, veja qual vai ser a disposição e escolha entre os restaurantes (caso queira algo mais tranquilo), os bares/pubs (se quiser petiscar e beber algo) ou as animadíssimas baladas/casas noturnas da cidade (para os baladeiros de plantão).
Dia 3 em Buenos Aires
O terceiro dia de roteiro em Buenos Aires, na Argentina, vai ser muito especial. Então, prepare-se para fazer o seguinte planejamento:
Manhã: Que tal aproveitar esta manhã para ir até a casa do time de futebol Boca Juniors? Estamos falando do estádio La Bombonera, que é perfeito em estrutura, conta com jogos emocionantes e possibilita que os turistas o conheça através de um delicioso tour guiado.
Tarde: Depois do passeio esportivo pela manhã, nossa dica é para que você vá até o bairro San Telmo. Ele abriga a Feira de San Telmo – ótima para quem quiser comprar lembrancinhas e souvenirs. Além disso, a área conta com casas coloniais, que são muito graciosas para fotos de recordação, e estabelecimentos para comer e beber.
Noite: Pelo fato de San Telmo ser uma região muito boêmia, é legal ficar desde tarde lá e aproveitar a vida noturna nos bares ou restaurantes. Temos certeza que você ficará encantado com tudo o que esta localidade tem a oferecer.
Dia 4 em Buenos Aires
Chegamos ao quarto dia em Buenos Aires. Para ele, aproveite para ter momentos únicos com a família ou os amigos:
Manhã: Para a manhã deste quarto dia de roteiro em Buenos Aires, achamos legal fazer o passeio de barco no Rio Tigre. O percurso ocorre no delta do rio, levando até os canais de Amsterdã. O bom é que o passeio é super agradável e rende fotos incríveis para você compartilhar nas suas redes sociais. É uma delícia.
Tarde: Um lugar que achamos muito bacana para você conhecer, e, portanto, passar algumas horinhas da sua tarde, é o Galerías Pacífico. Para quem não sabe, este prédio – que no passado foi uma galeria de arte – é hoje um shopping enorme, com todo o tipo de lazer e entretenimento possíveis. Para quem quiser fazer compras, ele, com certeza, será uma ótima pedida.
Noite: E, fechando com chave de ouro este quarto dia na Argentina, inclua uma visita ao extraordinário Teatro Colón, em Buenos Aires. Com visitas guiadas que acontecem a cada 15 minutos e várias apresentações artísticas na programação, ele é lindo em estrutura, além de contar com muita história e riqueza de detalhes.
Dia 5 em Buenos Aires/Salta
O quinto dia de roteiro de viagem em Buenos Aires e Salta será dedicado à viagem da capital argentina para Salta. E, para isso, saiba que a forma mais viável para fazer este percurso é de avião (afinal, de carro, você gastaria mais de 16 horas de viagem). De avião, é possível fazer o trajeto em, aproximadamente, 2 horas. Portanto, super tranquilo e rápido.
Se você optar por essa alternativa, recomendamos, apenas, que adquira a sua passagem com antecedência, para conseguir preços mais atrativos. Por sinal, clique neste link para conseguir a sua passagem aérea pelo MELHOR preço.
Caso o seu voo seja de manhã, você chegará em Salta por volta da hora do almoço. Assim, recomendamos que vá ao hotel para descansar um pouco e saia para jantar em algum dos diversos restaurantes desta cidade. Caso o voo chegue de tarde ou no final do dia, opte por pedir algo no próprio hotel e recupere as energias para poder explorar ao máximo Salta nos dias 6, 7 e 8 do seu roteiro de viagem.
Dia 6 em Salta
Manhã: Neste primeiro dia completo em Salta, queremos indicar para você uma manhã e tarde bem turística conhecendo a famosa Praça 9 de Julho. Considerada um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, ela é perfeita para passear, tirar fotos e conhecer um pouco a área central por lá.
Além disso, pertinho dali estão atrativos que merecem muito a sua visita. Alguns deles são: Cabildo (com uma arquitetura impecável e rico em história), Catedral de Salta (igreja datada do século 19, que preserva as cinzas do General San Martín Miguel de Guemes – um dos heróis da Independência da Argentina) e Museo de Arqueologia Alta Montaña (com um acervo composto por tesouros da civilização Inca). Uma curiosidade é que a Catedral de Salta é considerada uma das mais bonitas e importantes catedrais da América Latina. Ou seja, imperdível para a sua viagem.
Tarde: No período da tarde, explore o deslumbrante Parque San Martín. Além dele possuir uma área verde maravilhosa, é perfeito para relaxar e estar em contato com a natureza. Por lá, você encontrará alguns bancos, um lago com animais, pedalinhos e até feira de artesanato (que costumam acontecer aos domingos). Um dos pontos mais legais, ainda, sobre este parque, é que logo em frente existe um teleférico, que leva os turistas até o Cerro San Bernardo (o mirante mais alto da cidade). Lá de cima você pode contemplar Salta de uma forma única e tirar muitas fotos para mostrar aos familiares e aos amigos depois.
Noite: Se ainda restar energia depois de todos os passeios que você fizer por Salta ao longo do dia, nós recomendamos que escolha um entre os mais incríveis restaurantes desta cidade e tenha um jantar delicioso com as pessoas que estiverem viajando com você. Dois restaurantes que, na nossa opinião, são de muita qualidade e oferecem bons serviços são: Doña Salta e Peña la Vieja Estación.
Dia 7 em Salta
Manhã e tarde: No sétimo dia de roteiro de viagem em Buenos Aires e Salta, não podemos deixar de indicar, claro, que você passe uma manhã e tarde deliciosa em uma das mais variadas bodegas de Salta. Antes de tudo, é importante que você saiba que esta cidade conta com uma rota de vinhos, então não será nenhum pouco fácil escolher entre tantas variedades.
O mais bacana de fazer um passeio de enoturismo em Salta é que, além de poder conhecer melhor a vinícola escolhida, e a produção dos vinhos realizada nela, você tem a chance de degustar de deliciosos vinhos – muitas vezes acompanhados de aperitivos incríveis. É, definitivamente, uma experiência única.
Para ajudar você nesta escolha, da vinícola para o seu roteiro de viagem em Salta, estabelecemos 5 delas que, para nós, vale a pena a sua análise: El Esteco, Colomé, Etchart, Nanni e Domingo Hermanos.
Noite: Que tal ter uma noite mais animada em Salta? Pensando nisso, nós sugerimos que você conheça as “peñas”, ou seja, bares onde acontecem apresentações de músicas típicas com cantores e bandas locais. Elas vão desde lugares mais calmos até mais agitados. A maioria delas está localizada na Calle Balcarce, mas a mais famosa e tradicional, a La Casona del Molino, fica na Calle Luis Burela.
Dia 8 em Salta
Manhã e tarde: Para finalizar no melhor estilo o seu roteiro de viagem em Buenos Aires e Salta, preparamos um passeio bem especial para a sua manhã e tarde deste dia por lá. O Tren a las Nubes, ou, em português, Trem das Nuvens, é um trem turístico que realiza um percurso de aproximadamente 200 km por montanhas da Cordilheira dos Andes. Neste caminho, ele passa por lugares espetaculares, desde morros verdes até desertos andinos, proporcionando um cenário indescritível aos passageiros. O trajeto do trem parte de Salta (1200 metros de altitude) e termina no Viaduto La Polvorilla (a 4.220 metros).
Uma das curiosidades do Tren a las Nubes é que ele é um dos trens mais altos do mundo, ou seja, já vá preparado para vivenciar muita adrenalina e altas emoções. No quesito velocidade, entenda que ele atua a 35 km por hora, ideal para quem quer fotografar ou apreciar a paisagem. Durante o passeio você terá música ambiente no trem, comissários, filmes e um restaurante. Ou seja: é tudo muito completo, estruturado e, claro, incrível.
Noite: Depois do passeio no Tren a las Nubes, termine a sua viagem em um bom e agradável bar de Salta. O La Birrería Salta é excelente para o público que quiser beber uma cerveja gelada ao lado dos amigos. E, o Bar de Fueguitos, é um bar que oferece jogos de tabuleiro, cervejas artesanais, petiscos diversos e um público bastante bonito e animado.
Economize ao máximo na sua viagem à Argentina
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Argentina, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba qual é o melhor lugar para comprar ingressos de passeios da Argentina da forma mais barata e segura.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Argentina, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!