Veja algumas dicas de roteiros de carro na Argentina. Apresentaremos opções pela Patagônia, pelo norte do país, pela Ruta 40 e de vinho. Para escolher, é preciso analisar o seu perfil de turista e o que mais deseja esplorar na Argentina.
1) Roteiro de carro pela Patagônia Argentina
A primeira entre as dicas de roteiros de carro na Argentina fica por conta do roteiro pela Patagônia Argentina. Antes de tudo, é importante lembrar que a Patagônia é uma região muito grande, sendo muito difícil conseguir visitar toda a sua localidade. Em um planejamento por ela, a melhor opção é tentar optar pelos passeios e cidades que realmente são imperdíveis.
Para nós, o melhor roteiro de carro pela Patagônia Argentina seria:
- Terra do Fogo: que é uma área de quase 75 mil m² que compreende muitas ilhas e cidades (como Ushuaia, Tierra del Fuego e Rio Grande). Um dos pontos de destaque de Terra do Fogo é o fato dela contar com uma fauna bem rica, sendo possível se deslumbrar com a vista de pinguins, corujas, focas, raposas e diversos outros animais.
- Bariloche: uma das cidades turísticas com neve na Argentina. Nela é possível esquiar no Cerro Catedral, considerado um dos maiores centros de esqui do Hemisfério Sul.
- El Calafate: a cidade onde é possível conhecer o Parque Nacional Los Glaciares. Neste parque está o atrativo que todo turista quer visitar, chamado de Glaciar Perito Moreno (uma geleira deslumbrante que rende fotos de recordação extraordinárias).
- Puerto Natales: onde pertinho dali – a 112 km de distância – é possível conhecer o Parque Nacional Torres del Paine. Este parque é um dos 10 parques mais visitados do mundo. Ele está composto por montanhas, lagos, geleiras, cascatas e diversos animais.
- El Chaltén: uma cidadezinha pequena, acolhedora e considerada como sendo um dos melhores locais para praticar trekking. Alguns dos atrativos que são indescritíveis e merecem que você faça uma trilha e trekking para conhecê-los são Laguna Capri, Laguna Torre, Laguna de Los Três e Miradores Los Cóndores.
2) Roteiro de carro pelo norte da Argentina
Outra opção de dicas de roteiros de carro na Argentina é o roteiro pelo norte do país. Este é um dos roteiros mais requisitados entre os turistas, e não é por menos. Ele abriga algumas das principais cidades do país, portanto imperdível. Recomendamos que você inicie o tour na cidade de Salta, com atrativos como: Plaza 9 de Julio, Cerro San Bernardo e Cabildo.
A partir de Salta, dirija-se até Cafayate, que é uma região repleta de vinícolas magníficas. Também ao redor de Salta está Cachi, Cidade de Jujuy, Tren a Las Nubes, Quebrada de Humahuaca e Salinas Grandes. Todas elas merecem a sua visita e rendem fotos e momentos inesquecíveis.
3) Roteiro de carro pela Ruta 40 na Argentina
Seguindo com estas dicas de roteiros de carro na Argentina, vamos de roteiro pela Ruta 40. Se você nunca foi para este país, saiba que a Ruta 40 é uma das estradas mais deslumbrantes, longa e antiga da Argentina. Ela compreende mais de 5 mil km, é originalmente denominada RN 40 e corta o país de norte a sul – passando por praticamente todas as cidades nos pés da Cordilheira dos Andes.
O roteiro de carro pela Ruta 40 pode funcionar da seguinte forma:
- Comece pelo norte, onde está La Quiaca, na fronteira com a Bolívia.
- Passe por San Antonio de los Cobres para curtir o passeio Tren a las Cobres.
- Percorra a província de Salta.
- Conheça a cidade de Cachí e Cafayate.
- Curta muito a magnífica Mendoza.
- Explore a famosa Bariloche.
- Siga em sentido a El Calafate e visite o Perito Moreno.
4) Roteiro de vinho na Argentina
Por fim, não tem como falar de dicas de roteiros de carro na Argentina e não recomendar o roteiro de vinho de lá. Considerado o roteiro ideal para os enófilos e apreciadores de vinho, ele tem como objetivo passar pelas principais cidades onde se encontram as melhores vinícolas do país.
Ao todo, a Argentina reserva mais de 170 bodegas, espalhadas de norte ao sul, que formam os caminhos do vinho. Mas, vale lembrar que não há uma rodovia nacional que faz a ligação de todas as vinícolas e se chame “Rota dos Vinhos”, como muitos podem pensar. Mas, todas as províncias, com exceção de Córdoba, são alcançáveis pela Ruta 40.
Dá para começar seu roteiro por Mendoza, a principal cidade que produz vinhos do país. Lá existem muitos vinhedos, por isso é possível ficar alguns dias desvendando a região, e depois partir para Maipu e o Monte Aconcágua. Depois, siga até Salta, que também é cheia de vinhedos, e Cafayate, que abriga vinícolas excelentes.
- Principais vinícolas de Mendoza: Bodega Séptima, Bodega Lagarde, Bodega Chandón (Luján de Cuyo), Bodega Catena Zapata (Luján de Cuyo), Bodega Luigi Bosca (Luján de Cuyo), Cavas Wine Lodge (Lujá de Cuyo), Bodega Terrazas de Los Andes (Luján de Cuyo), Bodega La Rural (Maipú), Bodega López (Maipú), Bodega Trapiche (Maipú), Bodega Domiciano (Maipú), Casa El Enemigo (Maipú), Bodega Salentein (Vale do Uco), Bodega Zuccardi (Vale do Uco), Bodega Andeluna Cellars (Vale do Uco), Bodega La Azul (Vale do Uco), Bodega Monteviejo (Vale do Uco) etc.
- Principais vinícolas de Salta: Bodega Colomé, Bodega El Esteco (Cafayate), Bodega El Porvenir (Cafayate), Bodega Etchart (Cafayate), Bodega Nanni (Cafayate), Bodega Domingo Hermanos (Cafayate) etc.
– Vai para a Argentina com seu carro?
Uma boa dica, caso você for para a Argentina com seu próprio carro, é sobre os documentos necessários. Além da sua identificação, carteira de motorista e identificação do carro, existe um documento que você precisa tirar, que é a Carta Verde.
Ele funciona como uma espécie de seguro e muita gente que mora perto das fronteiras já o conhece. A mesma agência que faz o seguro viagem para a Argentina também tira esse documento para você de uma maneira super prática, rápida e barata.
Eles têm várias promoções e facilitam muito o processo de quem quer tirar a Carta Verde, que sai em poucas horas – é um serviço realmente muito bom! Quem precisar, pode conferir os preços e tudo o que oferecem no site deles da Carta Verde.
Economize ao máximo na sua viagem à Argentina:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Argentina, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba qual é o melhor lugar para comprar ingressos de passeios da Argentina da forma mais barata e segura.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Argentina, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!