Localizado na América Central, o Panamá é um destino que mistura a modernidade dos arranha-céus da Cidade do Panamá com paisagens paradisíacas de praias de ilhas desertas. Descubra o que fazer no Panamá e não perca nenhuma destas atrações durante a sua estadia no país!
1. Casco Viejo – Cidade do Panamá
O primeiro local que qualquer turista precisa conhecer no Panamá é o Casco Viejo, a principal região da Cidade do Panamá, que conta com uma arquitetura super charmosa e muitos locais para se visitar.
Aproveite o passeio andando pelas ruas da região e conheça a sede da presidência: o famoso Palácio de Las Garzas. Não perca também o Museu do Canal do Panamá, o Museu de História do Panamá, o Teatro Nacional e a Plaza Mayor que estão na região.
De noite, Casco Viejo oferece muito entretenimento com restaurantes, bares e casas noturnas imperdíveis. É por lá que você provará o melhor da culinária panamenha, enquanto aproveita a noite ao som de muita música boa.
O Casa Casco e o Tántalo Rooftop Bar são opções incríveis para quem quer se divertir em um terraço e presenciar uma vista inesquecível de Casco Viejo.
E se preferir dançar pela madrugada, conheça o La Tana, uma balada que une música e agitação com a saborosa gastronomia japonesa, ao som das apresentações dos melhores DJ’s do Panamá.
2. Canal do Panamá
O Canal do Panamá é um dos passeios mais procurados por quem visita a Cidade do Panamá. Ele oferece uma vista belíssima da Ponte das Américas, que foi a única ligação entre a parte norte e sul das Américas por muitos anos.
Não se esqueça de dar uma passada no Centro de Visitantes de Miraflores, que traz muitas informações sobre o canal e ainda oferece um ótimo mirante local.
Existe um site com um preço muito bom no tour, que nós sempre contratamos quando visitamos o Panamá. Eles oferecem transporte e guia, proporcionando uma excursão nota dez! Dê uma olhada no site e nos passeios de lá, que valem muito a pena!
3. Parque Natural Metropolitano do Panamá – Cidade do Panamá
Referenciado como pulmão da Cidade do Panamá, o Parque Natural Metropolitano é o local perfeito para quem busca fugir da agitação da vida urbana.
Trata-se de uma área verde de 232 hectares, rica em flora e fauna: são mais de 350 espécies de animais abrigadas, além de 284 espécies de flora, com árvores capazes de chegar a 40 metros de altura. Ele abre todos os dias, das 7h da manhã até às 16h.
- Não tem ideia de quanto dinheiro juntar para sua viagem? Descubra aqui quanto custa uma viagem completa para o Panamá.
4. Playa Bonita – Cidade do Panamá
Uma boa opção de atividade é relaxar em uma das paisagens mais paradisíacas do Panamá: Playa Bonita. E podem confiar: ela faz jus ao seu nome.
Ficando a apenas 20 minutos da Cidade do Panamá, ela é uma das praias mais acessíveis para quem busca uma viagem de poucos dias.
Vale ressaltar que a praia é fechada por um hotel da região. O melhor modo de aproveitá-la é contratando o Day Use no hotel, que proporciona toda a estrutura do hotel enquanto relaxa na praia. Você terá acesso a restaurantes, bares, banheiros, guarda-sol e muitos outros benefícios.
5. Sítio arqueológico de Panamá Viejo – Cidade do Panamá
O sítio arqueológico de Panamá Viejo traz as ruínas das antigas construções da cidade, que são patrimônio mundial da Unesco. Em 1519, a cidade surgiu como centro comercial espanhol na época colonial.
Caminhando pela área, você verá casas, praças, igrejas e outras estruturas da cidade colonial. Ao lado de um guia, é possível ter a experiência completa de visitação e saber mais sobre a história da América Latina.
- Gosta de fazer compras? Aproveite que o país é um dos melhores do mundo para isso, e leia já nossa matéria de dicas de compras no Panamá!
6. Calçada de Amador – Cidade do Panamá
Certamente, uma das melhores coisas para fazer na Cidade do Panamá é caminhar pela Calçada de Amador, uma passagem que une a cidade a um pequeno arquipélago da região. Além da vista de tirar o fôlego, há um ótimo museu para se visitar no caminho: o Biomuseu.
O seu diferencial certamente é o fato de ser extremamente colorido, chamando a atenção de todos que passam pelo local, além de render ótimas fotos!
O final da Calçada de Amador dará nas ilhas de Naos, Perico, Culebra e Flamenco, que contam com restaurantes, bares, lanchonetes, sorveterias e muitos outros estabelecimentos.
A nossa dica de passeio é justamente fazer todo o trajeto caminhando pela Calçada e a noite, apreciar um pouco da gastronomia panamenha no Bucanero’s, um restaurante que há mais de 20 anos conquista os turistas na ilha Flamenco. Se você ama frutos do mar, pode ter certeza que é o lugar certo para você ir!
7. Cinta Costera – Cidade do Panamá
Semelhante a Calçada de Amador está a Cinta Costera, um calçadão que une a parte moderna da cidade com a parte antiga de Casco Viejo. São mais de 3km de extensão, cercada de parques naturais encantadores.
A nossa dica é aproveitar um ótimo passeio pedalando pela Cinta Costera, que proporciona uma vista impressionante do horizonte do oceano pacífico, enquanto acompanha a avenida Balboa, a principal da cidade.
8. San Blas
Uma opção excelente de passeio é conhecer o incrível Caribe do Panamá: as ilhas de San Blas. Existe uma excursão de 1 dia que te leva para o arquipélago, que conta com 365 ilhas paradisíacas!
E todas elas se assemelham às ilhas retratadas nos filmes de Hollywood, onde você percorre tudo a pé em poucos minutos. O arquipélago está a 2h30 da Cidade do Panamá, sendo administrado pelas famílias indígenas da região.
Passar um dia por lá é como estar no paraíso! Se puder, aproveite ao menos um fim de semana no arquipélago e se hospede nos hotéis da região. Dê uma olhada no site da excursão que fizemos. Eles tem o melhor preço para o passeio e ainda oferecem cancelamento gratuito. Vale muito a pena!
- Descubra quais são os melhores bares em Bocas del Toro
9. Vulcão Barú – Chiriquí
Se você gosta de emoção e aventura, aproveite a trilha do Vulcão Barú, localizada na província de Chiriquí. Em 4 horas de uma desafiadora caminhada, você estará no topo, situado a mais de 3400 metros de altura!
Saiba que ao final, o esforço de subir a trilha vale muito a pena, uma vez que do alto, é possível ver tanto o Oceano Atlântico quanto o Oceano Pacífico de um só lugar! É um daqueles passeios que guardamos para sempre na memória.
10. Reserva Gamboa Rainforest – Gamboa
Contando com uma exuberante floresta tropical está a Reserva Gamboa Rainforest, localizada na província de Colón. Explorando as suas trilhas, você se deparará com uma grande biodiversidade, abrigando macacos, iguanas, papagaios e garantindo paisagens únicas de pântanos, rios e árvores tropicais.
Através dos mirantes, há uma vista excelente da imensidão verde da reserva, que está dentro do parque Soberanía. O parque abriga a trilha Pipeline, feita pelo caminho da construção do oleoduto, ocorrido em 1940.
Muitos visitantes da reserva aproveitam passeios de barco e passeios de caiaque, pelas mesmas águas do Canal do Panamá. Aproveite um contato único com a natureza conhecendo o local.
11. Bocas del Toro
Assim como San Blas, Bocas del Toro é mais um dos arquipélagos paradisíacos, situado na costa caribenha do Panamá. Por lá, não faltarão boas opções de entretenimento, como atividades de mergulho, surf e muita curtição nas suas praias de água cristalina.
O arquipélago traz como destaque as ilhas de Colón, Solarte, Carenero e Bastimentos, com a primeira sendo detentora de uma vida noturna super animada! Bares, restaurantes e muitas festividades te aguardam!
12. Zona livre de Colón
Trata-se da maior zona de livre comércio da América e a segunda maior de todo o mundo, perdendo apenas para Hong Kong. Em Colón, os produtos de todo o mundo estão disponíveis por preços bem mais baixos, visto que é uma zona livre de imposto.
São vendidos eletrônicos, roupas, joias, perfumes, bolsas, cosméticos, utilidades domésticas, artigos infantis e muitos outros! É o local ideal para renovar o guarda-roupa e comprar presentes para os amigos e familiares.
- Afinal, como conseguir o melhor chip de viagem para o Panamá? Nós vamos te dar todas as dicas para você ter internet de qualidade durante a sua viagem!
13. Parque Nacional de Coiba
A Ilha de Coiba abriga o Parque Nacional de Coiba, uma grande reserva marinha situada na costa do Pacífico. Considerado Patrimônio Mundial da UNESCO em 2005, é possível conhecê-la através de um barco saindo de Santa Catalina, em pouco mais de uma hora.
Caminhe pela floresta tropical local completamente preservada, abrigando aves, iguanas, crocodilos e macacos nativos.
Além disso, uma das principais atividades de lá é o mergulho, que proporciona ver de perto a grande biodiversidade marinha da reserva. Marcando a sua viagem entre dezembro e abril, terá chances de presenciar um dos maiores peixes do oceano: o tubarão-baleia!
14. Ilha Taboga
Após 30 minutos de ferry da Cidade do Panamá, você estará na Ilha Taboga, um dos melhores locais para se passear no Panamá. Aproveite os restaurantes, bares e lojinhas enquanto caminha pelas suas ruas com um charme único.
Mas o destaque desta ilha são as suas lindas praias de areia fina e águas azuis. Por fim, durante o passeio, visite também a Iglesia San Pedro, a segunda igreja mais velha do ocidente.
15. Playa Blanca
Localizada na cidade de Rio Hato, Playa Blanca é uma das mais agitadas do Panamá, trazendo muitas opções de entretenimento para seus visitantes. E o melhor é o fato de ser super fácil conhecê-la, já que ela está a apenas 2h da Cidade do Panamá.
Além de poder curtir as areias e se refrescar nas águas do oceano Pacífico, a região oferece várias atividades esportivas aquáticas, como mergulho, canoagem, passeios de lancha e muito mais!
De lá, é possível seguir para a ilha Farallón e fazer um tour pelo entorno do local. A ilha se assemelha a outra ilha do Panamá, a ilha rochosa Pájaros de Bocas del Toro. Mas em Farallón, os visitantes podem subir e apreciar a vista do horizonte!
Como economizar nos passeios do Panamá
Para poupar tempo e gastos maiores, comprar ingressos pela internet é a melhor opção – sendo as excursões para as praias ou para qualquer outro lugar. Por isso, a nossa dica é que você garanta seus ingressos com antecedência e online, no conforto de sua casa!
Nós recomendamos que você utilize esse site de Ingressos para o Panamá, que é o que usamos em todas as nossas viagens. Como eles sempre conseguem descontos bacanas em diversos tours por todo o mundo, nós sempre checamos o site deles antes de viajar para garantir os melhores passeios.
A plataforma é bastante segura e conhecida; basta entrar e conferir por si mesmo. Inclusive, há passeio gratuitos que você você pode garantir por lá, como o Free tour pela Cidade do Panamá. É uma ótima maneira de passear de graça durante o seu stopover!
- No nosso canal do Youtube, você verá ainda mais recomendações do Panamá e muitos outros destinos pelo mundo!
Economize ao máximo na sua viagem ao Panamá:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria sobre como viajar barato para o Panamá, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos do Panamá da forma mais barata e segura – para os passeios, museus e os combos de ingresso. Dá para economizar muito!
- Carro: se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Panamá. Dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Dólares: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Panamá, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip de viagem, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar no Panamá, para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor e mais barato seguro viagem.
- Transfer: precisa de um, do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!