Saiba tudo sobre os Alpes italianos, uma região montanhosa espetacular na Itália. Com suas aldeias pitorescas, os Alpes são um destino perfeito para ter uma viagem diferenciada.
Onde ficam os Alpes italianos?
Os Alpes italianos ocupam uma vasta extensão do território ao norte da Itália, e são um paraíso para os amantes da natureza e dos esportes alpinos. Essas montanhas se estendem por várias regiões, como por exemplo Trentino-Alto Adige, Lombardia e Veneto.
Também fazem fronteira com países como Áustria, Suíça e França. Além disso, os Alpes italianos oferecem uma mistura única de cultura, história e paisagens de tirar o fôlego.
Como é o clima na região dos Alpes italianos?
O clima nessa região é temperado. Os verões são amenos, com temperaturas médias de 15ºC, enquanto os invernos são frios, com médias de -5ºC. Porém, no inverno, as temperaturas podem baixar ainda mais, chegando até -20ºC. Por isso, a nossa dica é que você vá preparado e com roupas adequadas para não passar apuros nos Alpes italianos.
Como se locomover pelos Alpes italianos?
A melhor opção para se deslocar pelas atrações magníficas dos Alpes italianos é com um carro alugado. Com ele, você conseguirá visitar as cidades e atrações nessa região com ainda mais conforto, liberdade e segurança.
Veja mais informações em nossa matéria sobre aluguel de carro na Itália, para economizar muito.
Quando ir aos Alpes italianos?
A melhor época para viajar aos Alpes italianos depende do interesse de cada viajante, porém essa região é bastante marcada por sua beleza e atrações no inverno. Essa estação acontece entre final de dezembro e final de março, e traz consigo um cenário de contos de fadas. É um ótimo período para praticar esportes de neve, já que por lá há pistas de esqui renomadas mundialmente.
Já no verão, que vai do final de junho ao final de setembro, os viajantes podem explorar as trilhas pelas montanhas, fazer escaladas, assim como passear pelos vilarejos encantadores. As temperaturas são mais agradáveis, com uma flora exuberante. Por isso, nessa época, vale a pena fazer mais atividades ao ar livre nos Alpes.
Dolomitas nos Alpes italianos
Um dos tesouros mais preciosos dos Alpes italianos são as Dolomitas, uma cadeia de montanhas que cativa com suas formações rochosas únicas e picos imponentes. Seja para caminhadas tranquilas entre vales verdejantes ou para desafiar-se em trilhas alpinas, as Dolomitas oferecem experiências inesquecíveis para todos que as visitam.
Principais pontos turísticos nos Alpes italianos
Na região dos Alpes italianos, há várias atrações imperdíveis. Desse modo, veja algumas delas a seguir:
1. Cortina d’Ampezzo
Conhecida como a “Pérola dos Alpes”, essa cidade charmosa é cercada por montanhas e repleta de opções de lazer, desde compras até experiências gastronômicas autênticas. Ela oferece lojas elegantes e, da mesma forma, uma vista espetacular das montanhas.
2. Lago di Braies
Um dos lagos mais fotogênicos da região, o Lago di Braies é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza. Ele conta com águas cristalinas e suas margens são cercadas por montanhas. É perfeito para passeios de barco, bem como caminhadas relaxantes.
3. Alpe di Siusi
Situada na província de Bolzano, é a maior planície alpina da Europa e está a uma altitude média de 1.850 metros. O Alpe di Siusi é um paraíso para caminhadas e oferece vistas panorâmicas inigualáveis.
4. Marmolada
Também conhecida como “Regina delle Dolomiti” (que significa Rainha das Dolomitas em português), é a montanha mais alta das Dolomitas, com altitude de 3.343 metros. Ela possui desafios e beleza estonteante, atraindo, portanto, alpinistas e amantes da natureza.
5. Vale de Aosta
É uma região pitoresca no noroeste da Itália, que faz fronteira com a França e a Suíça. Além disso, o Vale de Aosta oferece uma viagem no tempo entre montanhas imponentes, devido à sua paisagem composta por castelos e fortalezas medievais.
6. Ortisei
É uma vila encantadora no coração das Dolomitas, mais especificamente em Trentino-Alto Ádige, na província de Bolzano. Ortisei combina arquitetura tradicional, gastronomia autêntica, assim como atividades ao ar livre.
7. Tre Cime di Lavaredo
As Tre Cime di Lavaredo são três picos distintos, que formam um ícone dos Alpes italianos. Eles proporcionam caminhadas desafiadoras e vistas panorâmicas incomparáveis.
Melhores lugares para esquiar nos Alpes italianos
1. Cortina d’Ampezzo Ski Resort
Ideal para esquiadores de todos os níveis, pois conta com diferentes pistas, entre fáceis e profissionais. Também oferece paisagens de tirar o fôlego. Endereço: Via Marconi, 15, 32043 Cortina d’Ampezzo BL, Itália.
2. Val Gardena – Gröden
É conhecida pela tradição de hospedar competições de esqui alpino, bem como oferece uma vasta área esquiável. Endereço: Str. Dursan, 37, 39048 Selva di Val Gardena BZ, Itália.
3. Sellaronda
Um circuito esquiável espetacular que contorna o grupo de montanhas Sella, proporcionando assim vistas inesquecíveis. Endereço: Str. Sopla, 12, 39048 Selva di Val Gardena BZ, Itália.
4. Alta Badia
Oferece uma combinação única de tradição e inovação, com pistas bem cuidadas e restaurantes de alta qualidade. Endereço: Str. Col Alt, 36, 39033 Corvara in Badia BZ, Itália.
5. Madonna di Campiglio
É uma estância sofisticada com uma atmosfera encantadora, ideal para praticar esqui e snowboard. Endereço: Via Cima Tosa, 24, 38086 Madonna di Campiglio TN, Itália.
Economize ao máximo na sua viagem à Itália:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Itália, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Itália da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no continente e nas ilhas. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Itália. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Itália, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Roma para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!