Entenda sobre a tábua de marés em Maceió. Veja como ela funciona e a partir daí organize-se com relação a visita às piscinas naturais desta cidade.
Como funciona a tábua de marés em Maceió?
A primeira informação importante que queremos dar é sobre o que é exatamente a tábua de marés. Para quem nunca ouviu falar no termo, entenda que tábua de marés é uma tabela que indica a movimentação da maré ao longo de todo o dia. Vale lembrar que essa movimentação faz com que a maré fique alta ou baixa.
O ponto que faz com que este assunto seja super importante em uma viagem à Maceió é que a tábua de marés influencia, e muito, na visita às praias e piscinas naturais. Isto porque, se a maré estiver alta, você não vai encontrar a água do mar naquele tom paradisíaco e nem tão calminha. Ao contrário, se ela estiver baixa, estará totalmente cristalina e tão calma que será possível até caminhar por ela. Uma curiosidade é que o chamado “Caminho de Moisés”, que é super famoso no Nordeste, acontece quando a maré está super baixa.
Para que você possa ter passeios incríveis em Maceió, o ideal é que a maré esteja baixa, de 0.3 para baixo. De 0.6 para cima não é recomendado fazer atividades que envolvam piscinas naturais, pelo fato da maré estar alta e não transmitir a sensação de calmaria em estilo piscina que todo turista sonha em curtir em uma atração como essa.
Outra dica de ouro é para que você analise o mapa com os dados da maré pensando nos horários em que pretende fazer os passeios. Afinal, de nada adianta a maré estar em torno de 0.3, por exemplo, às 16h, se o seu passeio for às 9h. É necessário olhar hora a hora a tábua das marés. Veja como fazer isso:
- Entre no site climatempo;
- Coloque a opção “AL – Maceió”;
- Coloque a data/mês/ano da sua viagem;
- Verifique as informações sobre elas (na maioria das vezes aparecem duas mínimas e duas máximas).
Dica extra sobre a temporada de chuvas em Maceió
Você encontrará Maceió com maior incidência às chuvas em meses como março, abril, maio e junho. Estes meses representam a estação do ano outono e a baixa temporada nesta cidade, então é quando você encontrará itens como hospedagens e passeios com preços bem mais atrativos e até mesmo com descontos. Além disso, o inverno, de junho até setembro, também é marcado por dias chuvosos. No quesito mês com maior ocorrência de chuvas, saiba que ele corresponde a junho.
Apesar das chuvas, vale lembrar que Maceió conta conta com temperaturas altas o ano inteiro, o que faz com que você consiga aproveitar as praias e os passeios ao ar livre de lá (mesmo no outono e no inverno).
Dicas de o que fazer na temporada de chuvas em Maceió
Se você pegar alguns dias de muita chuva em Maceió, terá que ter em mente planos alternativos de o que fazer na cidade. Então, a desvantagem de ir até lá nestes meses é essa: o fato da chuva implicar em alguns passeios, como os ao ar livre, por exemplo.
Algumas dicas de passeios que você pode fazer mesmo que esteja chovendo em Maceió são: ir aos shoppings, almoçar e jantar nos deliciosos restaurantes ou curtir os bares ou as baladas. Agora, se não estiver chovendo, não deixe de aproveitar as praias da localidade, as piscinas naturais, os passeios de buggy etc.
Resumo sobre a temporada de chuvas em Maceió
Em resumo, nós sugerimos o seguinte: Para as pessoas que tiverem um orçamento mais folgado e flexibilidade de datas, vale a pena ir em outro período para Maceió. Mas, em caso de turistas que só puderem ir neses meses e procurarem por economia na viagem, aí sim vale a pena ir na temporada de chuvas mesmo para lá. Só recomendamos que procurem por alguns atrativos e tours em locais fechados para os dias de muita precipitação na cidade.
Economize ao máximo na sua viagem à Maceió:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de dicas para viajar barato a Maceió, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar em Maceió. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Maceió. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Maceió para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no Nordeste pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!