Dicas sobre o clima e a temperatura em Maceió

Está indo para Maceió e quer saber dicas sobre o clima e a temperatura por lá? Então, acompanhe este texto com tudo o que você precisa.

Dicas sobre o clima e a temperatura em Maceió

Está indo para Maceió e quer saber dicas sobre o clima e a temperatura por lá? Então, acompanhe este texto com tudo o que você precisa a respeito deste assunto. Ficar por dentro da época de chuvas, da tábua de marés, quando a temperatura está mais agradável no destino entre outras informações, vai ajudar muito você na hora de montar seu roteiro.

Dica inicial

Para que você possa ter todas as dicas sobre o clima e a temperatura em Maceió, dividimos esta matéria de acordo com cada estação do ano. Veja, abaixo, os detalhes delas:

Verão em Maceió

Primeiro de tudo, saiba que o verão em Maceió compreende os meses que vão de dezembro até março. Neste período, espere encontrar temperaturas médias em torno de 25 ºC, sendo que as mínimas dificilmente ficarão abaixo dos 20 ºC e as máximas poderão ultrapassar os 30 ºC. Ou seja, em uma viagem por lá nestes meses, espere por temperaturas bem elevadas e o sol bastante presente. Sobre as chuvas, elas não são tão frequentes nesta época.

Verão em Maceió

Dica de preços para o verão em Maceió: É comum que a cidade esteja bem mais lotada durante esta estação do ano e as passagens aéreas mais altas, isto porque o verão é considerado a alta temporada em Maceió. Nós sugerimos, portanto, que você faça o planejamento da sua viagem com uns 6 meses de antecedência, para conseguir preços menores.

Dica de passeios para o verão em Maceió: Nossas recomendações para esta época do ano são os atrativos ao ar livre, como as praias de Maceió, os mergulhos de snorkel nas piscinas naturais, os passeios pelo centro etc.

Praia magnífica de Maceió

Dica de roupas para o verão em Maceió: Se for viajar para Maceió no verão, é importante levar na mala bastante roupas frescas, como vestidos, shorts, blusinhas e camisetas. Além disso, não deixe também de providenciar os óculos escuros, o protetor solar e chapéu ou boné, para se proteger do sol (que será intenso por lá nesta época do ano).

Dica de eventos/celebrações para o verão em Maceió: Além do Natal e do Ano Novo, que são no verão, saiba que há também um outro evento que faz com que Maceió receba muitos turistas. Estamos falando do Carnaval. Estas 3 datas, que são importantíssimas para os brasileiros, concentram o maior fluxo de visitantes e agito na capital alagoana.

Outono em Maceió

O outono em Maceió não possui temperaturas tão altas como no verão, por exemplo, o que torna o clima mais agradável. Nos meses de outono; que são março, abril, maio e junho, já há uma maior incidência de chuvas por lá, então tenha em mente que alguns dias do seu roteiro poderão contar com esse tipo de imprevisto.

Orla de Maceió

Dica de passeios para o outono em Maceió: Como o outono conta com muitos dias chuvosos, o ideal é que você coloque os passeios ao ar livre na programação, mas também tenha um plano B (em lugares fechados) para dias como esses. Algumas alternativas de tours em lugares cobertos, são: Palácio Floriano Peixoto e Museu Théo Brandão.

Dica de preços para o outono em Maceió: Se o seu objetivo for economizar com alguns itens da viagem, o outono é perfeito, já que ele é considerado a média temporada. No quesito movimentação de pessoas, saiba que esta estação é muito sossegada. Se quiser um pouco de tranquilidade com os amigos ou a família, vá até esta cidade neste período.

Dica de roupas para o outono em Maceió: O outono conta com temperaturas bem agradáveis neste destino, com dias ensolarados e noites mais frescas. Então, é válido levar roupas leves e confortáveis para a manhã e a tarde e um cardigã ou jaqueta para o final do dia.

Palácio Floriano Peixoto em Maceió

Inverno em Maceió

O inverno em Maceió vai de junho a setembro, com temperaturas mínimas de 23 ºC e máximas de 27 ºC. Nestes meses a chuva tende a cair com maior frequência, então vá até lá sabendo que poderá ter dias chuvosos no seu roteiro.

Turista curtindo praia de Maceió

Dica de passeios para o inverno em Maceió: Se você está indo para Maceió ou Maragogi no inverno, conseguirá aproveitar todos os passeios feitos nas outras estações do ano, já que as temperaturas são bem parecidas entre todas elas. Algumas sugestão de atrativos são eles: praia do Mangue e Piscinas Naturais das Galés (em Maragogi), e praia do Gunga e Mirante São Gonçalo.

Dica de preços para o inverno em Maceió: O inverno não é tão movimentado em Maceió. Por isso, a maioria dos hotéis, das pousadas, os atrativos e estabelecimentos em geral acabam fazendo muitas ofertas. A parte boa é a economia e o menor fluxo de pessoas nos lugares. Caso você queira um pouco de sossego, o inverno é uma excelente alternativa.

Dica de roupas para o inverno em Maceió: O inverno em Maceió tende a ter temperaturas agradáveis, então procure levar peças leves. Mas, garanta que terá uma ou outra peça mais quente também, para colocar no final do dia e início da noite, quando as temperaturas caem um pouquinho.

Chuva em Maceió

Primavera em Maceió

Os meses setembro, outubro, novembro e dezembro são os de primavera em Maceió. O ponto positivo dessa época é que as chances de chuvas são mínimas, então é ótimo para aproveitar 100% os passeios ao ar livre. Se quiser saber sobre as temperaturas na primavera, elas ficam em torno de 24 ºC de mínimas e 30 ºC de máximas.

Dica de passeios para a primavera em Maceió: Alguns atrativos que prometem experiências únicas de primavera em Maceió e Maragogi são as praias destes destinos.

Turistas passeando em Maceió

Dica de preços para a primavera em Maceió: A primavera é uma estação muito legal se o seu intuito for conseguir ofertas em itens como hospedagens e passeios. Ela representa a média temporada, então é quando os preços não estão nem muito altos e nem muito baixos.

Dica de roupas para a primavera em Maceió: A primavera é uma estação deliciosa, com um clima que oscila entre o fresco e o calor. Para as manhãs e tardes, o ideal é que você coloque algo como shorts, saias, vestidos e blusinhas e camisetas frescas. Já no período da noite, as peças em estilo “cebola”, que você pode tirar e colocar quando quiser, são ótimas.

Como funciona a tábua de marés em Maceió?

Para quem nunca ouviu falar em tábua de marés, entenda que é uma tabela que indica a movimentação da maré ao longo de todo o dia. Vale lembrar que essa movimentação faz com que a maré fique alta ou baixa.

O ponto que faz com que este assunto seja super importante em uma viagem à Maceió é que a tábua de marés influencia, e muito, na visita às praias e piscinas naturais. Isto porque, se a maré estiver alta, você não vai encontrar a água do mar naquele tom paradisíaco e nem tão calminha. Ao contrário, se ela estiver baixa, estará totalmente cristalina e tão calma que será possível até caminhar por ela. Uma curiosidade é que o chamado “Caminho de Moisés”, que é super famoso no Nordeste, acontece quando a maré está super baixa.

Turistas caminhando em piscina natural de Maceió

Para que você possa ter passeios incríveis em Maceió, o ideal é que a maré esteja baixa, de 0.3 para baixo. De 0.6 para cima não é recomendado fazer atividades que envolvam piscinas naturais, pelo fato da maré estar alta e não transmitir a sensação de calmaria em estilo piscina que todo turista sonha em curtir em uma atração como essa.

Outra dica de ouro é para que você analise o mapa com os dados da maré pensando nos horários em que pretende fazer os passeios. Afinal, de nada adianta a maré estar em torno de 0.3, por exemplo, às 16h, se o seu passeio for às 9h. É necessário olhar hora a hora a tábua das marés. Veja como fazer isso:

  1. Entre no site climatempo;
  2. Coloque a opção “AL – Maceió”;
  3. Coloque a data/mês/ano da sua viagem;
  4. Verifique as informações sobre elas (na maioria das vezes aparecem duas mínimas e duas máximas).

Economize ao máximo na sua viagem à Maceió:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de dicas para viajar barato a Maceió, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Carro: esse é um item que facilita muito para transitar em Maceió. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Maceió. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Maceió para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no Nordeste pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!