Saiba quais são os meses de alta e de baixa temporada na Croácia e veja quando ir! Descubra qual é o melhor período para sua viagem.
Alta temporada (junho a agosto)
Como falamos em um texto que conta mais detalhes sobre o clima na Croácia, você vai encontrar três tipos de clima diferentes por lá: mediterrâneo, continental e de montanha. Isso faz com que em uma mesma estação tenha diferentes características de acordo com a região.
Entretanto, como em basicamente qualquer país europeu, os meses de verão são aqueles com maior movimento de turistas e, portanto, configuram a alta temporada. Entre junho e agosto, o país costuma ficar mais cheio e também mais caro. O movimento aumenta não só porque pessoas de outros continentes querem escapar do frio, mas também porque é o período de férias na própria Europa e a população local costuma transitar entre os países.
No verão croata, os dias são mais longos e bem quentes, com o termômetro frequentemente ultrapassando 30ºC. Por causa disso, é comum que as principais cidades costeiras, como Dubrovnik, Split e Hvar, sejam os locais mais procurados.
Esse movimento reflete muito nos preços. A começar pela passagem, que pode ficar até 50% mais cara. Falando nisso, usar um comparador de passagens aéreas, que filtra tudo que há disponível nas principais companhias aéreas e te mostra as melhores opções disponíveis.
Baixa temporada (dezembro a fevereiro)
O inverno na Croácia tem diferentes perfis. Na costa, as temperaturas são mais amenas do que no resto da Europa, com temperaturas que costumam variar entre 5°C e 10°C. No interior e nas montanhas, o inverno é mais rigoroso, com neve inclusive.
É nesta época, de dezembro a fevereiro, que acontece a baixa temporada. Por causa das baixas temperaturas, que acabam inviabilizando alguns passeios, especialmente para as praias, é o período menos procurado por turistas. Agora, caso você deseje curtir as atividades de inverno, como esquiar no gelo e passear pelos mercados de natal, é a pedida certa.
Consequentemente, os preços ficam mais baixos. Você vai encontrar hospedagens excelentes com mais facilidade, já que tudo fica menos concorrido. Uma dica que a gente sempre dá para nossos amigos e familiares na hora de escolher o hotel é: use um comparador de reservas.
Este do link acima é o nosso preferido, porque é o que oferece mais detalhes sobre as hospedagens e porque permite adicionar vários filtros diferentes com nossas preferências. Além disso, os preços são ótimos e a política de cancelamento costuma ser super flexível.
Melhor época para viajar à Croácia
Na nossa opinião, as duas épocas mais versáteis para conhecer a Croácia são a primavera (março a maio) e o outono (setembro a novembro). Ambas são estações intermediárias que vão te permitir conhecer muito bem o país sem gastar tanto, e também sem sofrer tanto com as variações de temperatura.
Na primavera, à medida que o verão vai se aproximando, os dias começam a esquentar gradualmente e as flores vão aparecendo. No outono, é o oposto. Na costa, o mar fica agradável para banho de maio a setembro.
Economize ao máximo na sua viagem para Croácia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Croácia, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Croácia da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar dentro do país e também para visitar países próximos. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Croácia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Croácia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Zagreb para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!