Confira tudo sobre as gorjetas no Uruguai. Daremos 5 dicas imperdíveis sobre este assunto, para que você não passe por imprevistos ou possíveis situações de constrangimento na viagem.
Dica 1 sobre as gorjetas no Uruguai:
A primeira dica que queremos dar é que as gorjetas no Uruguai são chamadas de “propinas”, que significa taxa. No Brasil, a palavra “propina” tem um outro sentido, então não estranhe se você ouvir bastante ela no Uruguai (já que eles estarão falando a respeito das gorjetas nos lugares).
Dica 2 sobre as gorjetas no Uruguai
A segunda dica sobre as gorjetas no Uruguai é com relação aos estabelecimentos gastronômicos. No caso de restaurantes e lanchonetes, por exemplo, você poderá escolher o valor que dará de gorjeta. Mas, é de bom grado que ele seja entre 10% e 20%.
Lembrando que, muitas vezes, este valor não está incluso na conta. Então, caso exista dúvida, pergunte ao atendente se ele está ou não incluso na conta e, se não estiver, deixe o dinheiro em espécie junto dela ao entregá-la. Caso você não tenha consigo o dinheiro vivo, não tem problema, pois é possível solicitar ao funcionário que a gorjeta seja embutida na conta, e pagar tudo com o cartão (de débito ou crédito).
Dia 3 sobre as gorjetas no Uruguai
Uma dica imperdível sobre as gorjetas no Uruguai é que alguns restaurantes podem cobrar o que eles chamam de “cubierto”. Para quem nunca ouviu falar sobre isso, saiba que ele consiste em um serviço de mesa obrigatório, que possui um valor em torno de 50 pesos uruguaios (aproximadamente 6 reais).
Dica 4 sobre as gorjetas no Uruguai
Seguindo com estas dicas das gorjetas no Uruguai, é importante entender também como dá-las em hotéis deste país. Saiba que é bastante comum dar as gorjetas aos funcionários do hotel em que for se hospedar: carregadores de malas, manobristas e camareiras.
No entanto, o valor não é estipulado, cabendo a você definir o que for justo de acordo com o serviço recebido. Se possível, dê algo em torno de 20 pesos uruguaios, por exemplo, como forma de agradecimento em casos de um bom serviço (2 reais).
Dica 5 sobre as gorjetas no Uruguai
Por fim, não podemos deixar de abordar aqui neste texto das gorjetas no Uruguai os valores para os transportes, como táxis, por exemplo. Neste caso, verifique ao entrar no carro se o motorista já inclui a gorjeta no taxímetro ou não. Se não estiver inclusa e você considerar o serviço de qualidade e com segurança, é legal dar uma gorjeta como forma de gratidão.