Na dúvida de quando e quanto dar de gorjeta na Croácia? Saiba se é obrigatório e veja dicas para agir de acordo com a cultura local!
É obrigatório dar gorjeta na Croácia?
Na Croácia, as gorjetas não vêm especificadas em contas de restaurantes ou de algum serviço prestado. No entanto, os prestadores de serviço normalmente esperam pela bonificação em reconhecimento ao bom atendimento. O valor pode variar dependendo do estabelecimento, mas de maneira geral, é considerado cortês pagar gorjetas.
Quando e quanto dar?
Nos restaurantes, é comum deixar uma gorjeta de 10% a 15% do valor total de consumo, dependendo do nível de serviço e da satisfação geral. Caso seja um local mais simples, arredonde o valor para o próximo euro ou deixe algum troco extra. Agora, se você for a um restaurante mais luxuoso, a expectativa pode ser de uma quantia que corresponda a cerca de 20% da conta.
Nos bares e cafés, geralmente cerca de 5% do valor total da conta ou também arredondar o valor para o próximo euro já é considerado de bom tom. Ao pegar um táxi, essa prática de arredondar a conta para o euro mais próximo é comum.
Se puder, dê também uma bonificação para outros prestadores, como por exemplo: carregadores de mala e quem faz serviço de quarto em hotéis, guias turísticos, cabelereiros e esteticistas.
A forma mais comum de fazer esse pagamento é em dinheiro, mas existem estabelecimentos que aceitam gorjetas em cartão. Em algumas situações, especialmente em locais turísticos e grandes cidades, a gorjeta até pode vir incluída na conta. Nesses casos, você não precisa deixar uma gorjeta adicional.
Economize ao máximo na sua viagem para Croácia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Croácia, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Croácia da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar dentro do país e também para visitar países próximos. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Croácia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Croácia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. Com toda a certeza é mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Zagreb para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, por isso é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!