Descubra quais cidades perto de Dubrovnik que vale conhecer. Veja distâncias e o que você vai encontrar em cada destino para poder planejar melhor o seu roteiro!
Split – 230 km, 3 horas de carro
Assim como Dubrovnik, Split também fica na costa do Mar Adriático. É uma cidade que mescla o moderno e o tradicional, já tem mais de 1.500 anos de história. Seu centro histórico é um charmoso labirinto de ruas estreitas cheias de lojas, restaurantes e cafés. A natureza está por todos os lados e é exuberante, com uma paisagem que integra o verde ao azul do mar.
O Palácio de Diocleciano é para imperdível na cidade. É uma construção que serviu como casa do imperador romano de mesmo nome por volta do ano 300 a.C. É tão impressionante que, desde 1979, está na lista de patrimônios da UNESCO. O free tour por Split vai te apresentar este e mais monumentos da cidade com as explicações de um guia.
Zagreb – 605 km, 6 horas de carro
Antes de falarmos de Zagreb, vale dar uma dica. Caso você vá explorar as cidades perto de Dubrovnik, a gente recomenda muito que você alugue um carro. Isso porque você vai ter mais conforto, além de poder personalizar mais o roteiro, já que você pode ir parando no meio do caminho. Outro bônus são as paisagens, já que as estradas desta região têm visuais lindos!
Zagreb é a capital da Croácia. Cosmopolita e agitada, é uma cidade com uma importante cena cultural e que também carrega muita história. É em Zagreb que acontece a vida política do país. Apesar de ser a maior cidade do país, é uma das menores capitais da Europa.
Vale separar um tempo bom para explorar as ruas de paralelepípedos do centro histórico. Visite a Catedral de Zagreb e os mercados ao ar livre, como o Dolac Market, onde você encontrará uma variedade de produtos locais. Além disso, curta a vida cultural local indo aos vários museus, teatros e galerias.
Hvar – 212 km, 3h30 de ferry
A ilha de Hvar é famosa por suas praias fascinantes, pela vida noturna agitada e pela arquitetura super histórica. É uma área solar, com verões bastante quentes e invernos que costumam ser amenos para a região. A melhor maneira de chegar até lá a partir de Dubrovnik é com um ferry.
A ilha é formada por várias pequenas cidades. Uma que vale destacar é Stari Grad, um dos municípios mais antigos da Europa e que é considerado Patrimônio da UNESCO. Além de curtir as praias de águas cristalinas da ilha, tente visitar um dos lavandários e experimentar o mel e os vinhos locais.
Ston – 53 km, 1 hora de carro
Localizada a cerca de uma hora de carro ao norte de Dubrovnik, Ston é famosa por suas muralhas medievais impressionantes, consideradas as segundas maiores do mundo, atrás apenas das Muralhas da China.
Os visitantes podem explorar suas ruas estreitas, descobrindo charmosas casas de pedra, igrejas antigas em uma viagem para os tempos passados. Além disso, Ston é conhecida por sua produção de sal, que remonta aos tempos romanos, e pelos frutos do mar frescos. Não precisamos nem dizer que é um destino excepcional para os amantes de gastronomia, não é mesmo?
Tem um passeio bem legal que sai de Dubrovnik, para em Ston e depois termina em Veliki Ston, um município com forte tradição vinícola. O bacana desse itinerário é que, além de explorar Ston, você terá a oportunidade de conhecer mais sobre a produção de vinho e de degustar a bebida fabricada ali.
Saravejo – 235 km, 4 horas de carro
Sarajevo, a capital da Bósnia e Herzegovina, é uma cidade rica em história e diversidade cultural. Apelidada de “Jerusalém da Europa”, por causa da coexistência de diferentes religiões e culturas, Saravejo fica em um vale cercado por montanhas. Lá, influências otomanas e austro-húngaras se misturam e se manifestam na arquitetura e hábitos locais.
A cidade foi palco de eventos históricos significativos, como o assassinato do arquiduque Franz Ferdinand, um dos eventos que ajudaram a desencadear a Primeira Guerra Mundial, e também o cerco devastador durante a Guerra da Bósnia nos anos 1990. Hoje, Sarajevo é um símbolo de resiliência e reconstrução.
Nem precisamos dizer que um lugar assim é cheio de coisas para fazer e locais para conhecer, não é mesmo? Explore as ruas estreitas repletas de monumentos históricos, lojas tradicionais, além dos cafés e restaurantes que servem pratos típicos como cevapi e burek.
Kotor – 92 km, 2 horas de carro
Kotor é uma cidade costeira muito charmosa que fica no país de Montenegro. Ela é famosa por estar localizada na Baía de Kotor, cercada por montanhas íngremes e banhada por águas cristalinas. Para quem gosta de estar em contato com a natureza, esse é um destino ideal para passeios de barco, natação e exploração das aldeias costeiras encantadoras, como Perast e Risan.
Mas Kotor é uma boa pedida também para quem gosta de destinos históricos, já que sua cidade antiga é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO. No labirinto de ruas estreitas, praças e edifícios medievais bem preservados, você vai encontrar muito para explorar, como por exemplo: os 1.350 degraus que levam até a Fortaleza de San Giovanni, a Catedral de São Trifão, a Igreja de São Lucas e o Museu Marítimo de Montenegro.
Economize ao máximo na sua viagem para Croácia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Antes de mais nada, leia a nossa matéria de como viajar barato para a Croácia, porque nela você vai encontrar todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Croácia da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar dentro do país e também para visitar países próximos. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Croácia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Croácia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem e todas as vezes em que for necessário, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Zagreb para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro. Por isso, é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos sempre que necessário. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!