Egito

Egito em agosto: Como é o clima e o que fazer!

Descubra como é o Egito em agosto!

Egito em agosto: Como é o clima e o que fazer!

Descubra como é o Egito em agosto!

Clima em agosto no Egito

O Egito é um país de clima árido e desértico, com temperaturas que variam entre quente e muito quente ao longo ano. Para compreender melhor, confira o gráfico com as médias em Cairo e em Luxor:

Em agosto, as temperaturas ficam entre 24° e 35°C na capital Cairo, e 26°C e 41°C em Luxor. Ou seja, o mês traz os dias mais escaldantes do ano. Após o fim de agosto, as temperaturas começam a abaixar até a volta do verão no ano seguinte.

O clima de agosto faz com que seja pouco agradável passear ao ar livre, ainda mais nos templos situados no meio do deserto. Uma vantagem é que, consequentemente, há uma baixa procura dos turistas, fazendo com que os preços fiquem bem em conta.

Em geral, os meses do inverno são os mais requisitados pelos viajantes, compondo a alta temporada no país, época em que os serviços como voos, hotéis e ingressos ficam mais caros.

Pirâmides de Gizé no Egito

Caso queira economizar e aproveitar um clima menos quente, vale a pena planejar a sua viagem para meses como abril e outubro. Mas saiba que, independente do mês, o Egito é uma país caloroso e encantador para se conhecer.

Leve na mala roupas leves e confortáveis, bem como tênis para caminhadas. Não se esqueça de se proteger do sol com bonés e protetores.

Descubra quais são as melhores coisas para fazer no Egito no mês de agosto:

1. Veja as celebrações do Ano novo islâmico

Normalmente, os meses de julho a agosto são o período em que encerra o calendário islâmico, dando origem a um novo ano. E como a maioria dos egípcios são muçulmanos, as festas de Ano Novo são celebradas neste período em vez do tradicional 1º de janeiro.

Luzes especiais nas Pirâmides de Gizé

2. Conheça a Mesquita de Alabastro

Aproveite as festas do Ano Novo islâmico para visitar uma das mesquitas mais famosas do Egito, a Mesquita de Alabastro, também conhecida como Mesquita Mohammed Ali.

Ela está localizada no interior da Cidadela de Saladino, um grande monumento medieval que atuava na defesa da cidade.

Um dos principais cartões-postais de Cairo, a Mesquita está aberta para visitação diariamente, das 8h às 17h.

Visita a Mesquita de Alabastro


3. Viaje para Marsa Alam

No sul de Hurghada está Marsa Alam, uma cidade costeira do Egito. Ela é considerada uma versão menos popular de Hurghada e Sharm al Sheikh, destinos bem populares com praias e pontos de mergulho.

A parte positiva de viajar para Marsa Alam é aproveitar praias bem mais vazias, como a Abu Dabbab e a Marsa Mubarak.

Marsa Alam

4. Faça uma visita guiada por Hurghada

Fazer uma visita guiada por Hurghada é simples e, ao mesmo tempo, muito enriquecedor. Com ela, você terá um dia dedicado ao centro histórico, ao invés das populares praias de Hurghada.

Ao longo do passeio, você conhecerá a Grande Mesquita e o seu interior, visitando cômodos como a sala de oração e o Mihrab.

Passará pela Igreja Copta de Hurghada e o aquário de Hurghada, este último local onde são abrigadas diversas espécies marinhas naturais do Mar Vermelho.

Grande Mesquita de Hurghada

5. Veja o evento Wafaa Al Nil

Wafaa Al-Nil é um evento históroco que celebra as enchentes do Rio Nilo, visando agradecer as boas inundações. Ele costuma iniciar no dia 15 de agosto, durando duas semanas.

Neste período, embarcações decoradas cruzam o rio, além de eventos educacionais culturais marcam a importância do Nilo.

Rio Nilo


6. Visite os Museus de Luxor

Outros dois passeios que não podem ficar de fora da nossa lista são o Museu de Luxor e Museu da Mumificação. O primeiro abriga artefatos históricos achados nos templos da cidade. O segundo aborda detalhes sobre como funciona o processo de mumificação e exibe corpos mumificados.

Além de aprender mais sobre a história e cultura egípcia, vale muito a pena visitar os museus de Luxor, pois são alternativas de passeios excelentes em que você pode descansar do clima árido e quente que vai enfrentar visitando os templos do país.

O Museu de Luxor abre todos os dias, das 9h às 16h e das 17h às 22h. Já o Museu da Mumificação também abre diariamente, das 9h às 13. Os seus ingressos custam, cada um, EGP 140.

Museu de Luxor

Economize ao máximo na sua viagem ao Egito:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria sobre como viajar barato para o Egito, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos do Egito da forma mais barata e segura – para os passeios, museus e os combos de ingresso. Dá para economizar muito!
  • Carro: se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Egito. Dicas sobre como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Dinheiro: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Egito, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip do Egito, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria sobre onde ficar no Egitopara saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem ao exterior. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor e mais barato seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um, do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!