Egito

Egito em dezembro: Como é o clima e o que fazer!

Quer viajar ao Egito em dezembro? Veja como é este mês por lá!

Egito em dezembro: Como é o clima e o que fazer!

Quer viajar ao Egito em dezembro? Veja como é este mês por lá!

Clima em dezembro no Egito

Situado ao norte da África, o Egito é um país de clima árido e desértico. Ao longo do ano, as temperaturas variam entre quente e muito quente. Para entender como funciona, veja as médias em Cairo e Luxor:

No mês de dezembro, o último do ano, as temperaturas ficam entre 12° e 21°C na cidade de Cairo, e 9°C a 24°C em Luxor. É um dos meses mais amenos, que dá início ao inverno egípcio.

O inverno é a época mais requisitada pelos turistas, fazendo com que os serviços como hospedagens, passagens aéreas e ingressos fiquem mais caros do que no restante do ano.

Para economizar, é preciso fugir do inverno e priorizar outros meses. Abril e outubro são boas opções, já que fazem parte da baixa temporada e não apresentam temperaturas tão quentes.

Pirâmides de Gizé no Egito

Independente de ser inverno ou verão, prepare-se para enfrentar um país sempre ensolarado, com uma baixíssima chance de chuva. Para o mês de dezembro, recomendamos levar na mala roupas leves e confortáveis para o dia, bem como casacos e calças para passeios noturnos.

Lembre-se de carregar consigo garrafa d’água e passar protetor solar!

Descubra quais são as melhores coisas para fazer no Egito neste mês:

1. Visite o Templo de Kalabsha

Construído em 30 a.C., período em que o império romano governava o Egito, o Templo de Kalabsha está situado ao sul da Represa de Assuã na ilha Kalabsha.

O intuito do templo é homenagear Mandulis, o deus Núbio do sol. Assim como o Templo de Philae, a sua localização foi alterada por causa da construção da Represa de Assuã. O templo abre diariamente das 8h às 16h.

Templo de Kalabsha em Assuã no Egito

2. Faça compras no Mercado Khan El-Khalili no inverno

O melhor lugar para comprar os souvenirs egípcios é no mercado Khan El-Khalili, situado na cidade de Cairo.

Trata-se de um grande centro comercial composto por ruas estreitas, ao estilo dos bazares dos tempos antigos. No auge do calor, pode ser um pouco incômodo caminhar pelo local, então a dica é conhecê-lo no inverno.

Pelo mercado há tecidos, especiarias, jóias, roupas e muitas lembrancinhas.

Mercado Khan El-Khalili em Cairo


3. Caminhe pelo Templo de Luxor

Construído entre 1400 e 1000 a.C. pelos faraós Amenhotep III e Ramsés II, o Templo de Luxor é um dos mais importantes da época, quando a região era chamada como Tebas, a capital do reino egípcio durante o Império Novo.

A experiência de caminhar pelo seu interior e percorrer a Avenida das Esfinges é, sem dúvidas, indescritível. O templo abre todos os dias, das 6h às 20h. O ingresso custa EGP 180.

Templo de Luxor

4. Visite o Qubbet el-Hawa em Assuã

Qubbet el-Hawa é um local semelhante ao Vale dos Reis, em Luxor, que abriga tumbas de diversos faraós egípcios. Por isso, o monumento também é conhecido como Vale dos Príncipes, guardando tumbas de pessoas do alto escalão egípcio, além de nove múmias bem preservadas.

Para seguir ao longo de Qubbet el-Hawa, é possível contratar um passeio de camelo, que enriquece ainda mais a visita. O monumento abre diariamente das 7h às 16h.

Qubbet el-Hawa em Assuã no Egito

5. Faça um passeio de balão por Luxor

Luxor costuma receber alguns voos de balão regularmente. E eles exibem uma vista especial para os monumentos mais importantes da história do país.

A aventura se inicia bem cedo, ainda de madrugada, para poder apreciar toda a beleza do nascer do sol no Egito. Após se acomodar na cesta, começa a subida.

À medida que amanhece, o céu se encherá de cores, dando vida a uma paisagem alaranjada única. Veja o Vale dos Reis e o Vale dos Nobres sob uma perspectiva única!

Luxor do alto

6. Conheça o Beit El-Wali

O Beit El-Wali é um templo de Assuã construído na época de Ramsés II. Dedicado a Amon-Ra, o seu pátio é decorado com acontecimentos militares vividos por Ramsés II, como as suas lutas contra os líbios e etíopes.

O santuário se localiza na ilha Kalabsha. Saiba mais sobre a excursão para os pontos turísticos da ilha!

Templo Beit El-Wali

Economize ao máximo na sua viagem ao Egito:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria sobre como viajar barato para o Egito, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos do Egito da forma mais barata e segura – para os passeios, museus e os combos de ingresso. Dá para economizar muito!
  • Carro: se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Egito. Dicas sobre como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Dinheiro: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Egito, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip do Egito, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria sobre onde ficar no Egitopara saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem ao exterior. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor e mais barato seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um, do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!