Egito

Egito em fevereiro: Como é o clima e o que fazer!

Não sabe como é o Egito em fevereiro? Descubra como é o clima e quais são as melhores atrações do mês!

Egito em fevereiro: Como é o clima e o que fazer!

Não sabe como é o Egito em fevereiro? Descubra como é o clima e quais são as melhores atrações do mês!

Clima em fevereiro no Egito

Situado ao norte da África, o Egito é um país de clima árido e desértico. Ao longo do ano, as temperaturas variam entre quente e muito quente. Para entender como funciona, veja as temperaturas médias na capital, Cairo, e em Luxor:

No mês de fevereiro, as temperaturas ficam entre 11° e 21°C na cidade de Cairo, e 8°C a 25°C em Luxor. É um dos meses mais amenos, fazendo parte do inverno egípcio.

Independente de ser inverno ou verão, prepare-se para enfrentar um país sempre ensolarado, com uma baixíssima chance de chuva. Nós recomendamos levar na mala roupas leves e confortáveis para o dia, bem como casacos e calças para passeios noturnos. Lembre-se de carregar consigo garrafa d’água e passar protetor solar!

A diferença é que o clima em fevereiro fica bem mais agradável para fazer passeios ao ar livre, que são os principais do Egito. Como resultado, os meses do inverno são os mais requisitados pelos turistas, fazendo com que os serviços de turismo como hospedagens, passagens aéreas e ingressos fiquem mais caros.

Pirâmides de Gizé no Egito

Nesse sentido, os melhores meses para quem quer economizar não são os melhores para quem busca um clima mais agradável. Quem quiser os dois pode procurar um meio termo, como viajar em abril ou outubro.

Mas saiba que, independente do mês, o Egito é uma país caloroso e encantador para se conhecer. Descubra quais são as melhores coisas para fazer no Egito neste mês:

1. Explore o Vale dos Reis

O Vale do Reis é o local onde foram sepultados vários faraós e pessoas de alto escalão da sociedade egípcia nos tempos antigos. Por lá, estão túmulos de faraós como Tutancâmon e Ramsés II. Em uma visita pelo seu interior, é possível apreciar a beleza das mais de 60 tumbas e sarcófagos decorados.

O ingresso básico dá direito ao acesso de três tumbas, excluindo o popular sarcófago de Tutancâmon, que exige outro ingresso. A entrada básica custa EGP 260. O horário de visitação ocorre das 6h às 16h diariamente.

Vale dos Reis em Luxor


2. Visite o Parque Al Azhar no inverno

Conhecido como um dos 60 melhores espaços públicos do mundo, o Parque al Azhar está localizado ao lado da Cidadela de Saladino, na cidade de Cairo.

O curioso é que antigamente a região dava lugar ao lixão da cidade. A revitalização do local exigiu a retirada de mais de 500 anos de lixo. Em 2005, ele foi aberto ao público disponibilizando cerca de 30 hectares de jardins verdes.

Durante a limpeza, eles encontraram as ruínas da Muralha de Ayyubid, feita no século XII. Aproveite o inverno para realizar um piquenique aconchegante por lá.

Parque Al Azhar

3. Passeie pelo Obelisco Inacabado de Assuã

O Obelisco Inacabado é uma construção do reinado da rainha faraó Hatshepsut, localizado em Assuã, no interior do Egito. O objetivo do monumento, quando começou a ser construído, era se tornar o maior obelisco do Egito Antigo, pesando 1.200 toneladas.

Apesar de não ter sido concluído (você verá o monumento ainda “deitado”, na horizontal, e não erguido), o Obelisco é enorme e ultrapassa qualquer outro feito no Egito. O ponto turístico abre todos os dias das 7h às 16h.  

Obelisco Inacabado de Assuã no Egito

4. Caminhe pelo Monte Sinai e o Mosteiro de Santa Catarina

O Monte Sinai é conhecido por ser o local em que Moisés recebeu os 10 mandamentos. Um destino sagrado tanto para o Cristianismo, quanto para o Islamismo e o Judaísmo. Ele fica a 200 km de distância de Sharm el Sheikh, na península do Sinai, a cerca de 2h30 de carro.

Para subir até o topo, são 7 km de uma boa caminhada, com 2 km apenas de degraus íngremes. O recomendado é que faça boa parte do trajeto de camelo, para poupar forças para os degraus até o pico.

Muitos realizam o passeio pela madrugada para apreciar o nascer do sol no topo. Aos pés do monte há o Mosteiro de Santa Catarina do Sinai, um Patrimônio da Humanidade que abriga a Basílica da Transfiguração e uma coleção de códices.

Monte Sinai e o Mosteiro de Santa Catarina


5. Conheça o Templo de Karnak

O templo de Karnak abriga o santuário de Amon-Ra, deus do sol, responsável pela criação do mundo segundo a mitologia egípcia. Com 100 hectares de extensão, o maior centro religioso de Luxor levou cerca de 2 mil anos para ser concluído, passando pelo reinado de 67 faraós. O templo conta com os obeliscos de Tutemés III e Hatshepsut.

A avenida das Esfinges liga o templo de Karnak ao templo de Luxor, possuindo cerca de 2,7 km de extensão. Os ingressos para o monumento custam EGP 220 e ele abre todos os dias, das 6h às 17h30.

Templo de Karnak

6. Confira o Abu Simbel Sun Festival

Nos dias 22 de fevereiro e 22 de outubro, o sol se alinha no interior do Templo de Ramsés II em Abu Simbel, proporcionando uma iluminação bem especial. Se estiver pelo Egito nestas datas, não deixe de conferir o evento que atrai muitos visitantes.

Templo Abu Simbel no Egito

Economize ao máximo na sua viagem ao Egito:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria sobre como viajar barato para o Egito, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos do Egito da forma mais barata e segura – para os passeios, museus e os combos de ingresso. Dá para economizar muito!
  • Carro: se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Egito. Dicas sobre como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Dinheiro: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Egito, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip do Egito, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria sobre onde ficar no Egitopara saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem ao exterior. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor e mais barato seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um, do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!