Originária de uma vila de pescadores, Sharm el Sheikh conta com cenários praianos de tirar o fôlego. É, sem dúvidas, uma ótima cidade para incluir no seu roteiro de viagem ao Egito. Saiba mais sobre o que fazer em Sharm el Sheikh:
1. Aproveite as praias de Sharm el Sheikh
Como dito acima, a cidade é um verdadeiro paraíso repleto de praias impressionantes. É parada obrigatória aos visitantes que querem curtir um dia de relaxamento nas suas águas azuis. As principais praias são Ras Um Sid, Shark Bay e Naama Bay.
Além disso, Sharm el Sheikh é conhecida pela grande biodiversidade marinha, tornando-se um dos destinos mais visados por quem busca praticar mergulho, snorkel ou algum outro esporte aquático no meio do Mar Vermelho.
Viajar a Sharm el Sheikh pode proporcionar momentos agradáveis em família, com a vantagem de acabar com o calor que costuma fazer no Egito.
2. Faça compras em Sharm el Sheikh
Em qualquer viagem precisamos separar um momento para garantir os souvenirs e presentear nossos entes queridos. Na cidade, há dois centros comerciais que se destacam: SOHO Square Sharm El Sheikh e o Old Market Sharm el Sheikh.
O primeiro é um souk de primeira qualidade. Se você foi para o interior do Egito, certamente conheceu os souks, bazares lotados de pessoas e muitas mercadorias.
Neste, o local é como um shopping a céu aberto, com maior infraestrutura e lojas mais organizadas. Também oferecem restaurantes, cinemas e boliches.
Já o Old Market é um clássico souk, oferecendo itens artesanais, prataria, luminárias, estatuetas, bolsas e especiarias.
3. Faça uma excursão até Petra
Petra é uma das ruínas arqueológicas da Jordânia considerada Patrimônio Mundial da Unesco. Ela se situa a 356 km de Sharm el Sheikh e é uma das melhores excursões que você pode fazer enquanto estiver hospedado na cidade.
Este passeio é perfeito para quem gosta de história e arqueologia. O tour ocorre no sítio arqueológico da antiga capital do povo nabateus.
É possível ver de perto os restos do anfiteatro, a tumba coríntia e a fachada do mosteiro e do edifício do Tesouro. Este último serviu de cenário para o filme “Indiana Jones e a Última Cruzada”.
Na excursão que fizemos, um guia nos acompanhou informando sobre cada um dos monumentos. E ao final recebemos um almoço especial!
Se quiser saber mais sobre a Excursão a Petra, confira aqui todos os detalhes do passeio.
- Veja o nosso roteiro de 5 dias no Egito com muitas visitas imperdíveis!
4. Faça um tour pelo deserto do Sinai
Apesar de Sharm el Sheikh ser uma cidade praiana, ela fica situada próxima ao histórico deserto do Sinai, referenciado na Bíblia. Por consequência, são oferecidos muitos tours interessantes pelo deserto.
Existe um tour que possibilita percorrer as dunas de areia de quadriciclo, um jeito bem divertido, que se tornou o favorito de quem está viajando em família com crianças.
Já os casais preferem o tour com jantar, que também oferece o passeio com quadriciclo, porém você visita um povoado, assiste espetáculos e tem acesso a um bom jantar.
Dê uma olhada nas excursões deste site de ingressos do Egito, uma das principais plataformas de passeio no mundo. Eles conseguem descontos bem em conta em diversos tours, por isso sempre vale a pena conferir as excursões deles ao viajar.
A plataforma é bastante segura e conhecida; você pode entrar e checar por si mesmo (e pela avaliação dos usuários). Comprar no site ainda te dá a grande vantagem de garantir os ingressos online, evitando que você perca o tempo da sua viagem com longas filas ou corra o risco de se deparar com ingressos esgotados nos postos de venda presenciais.
5. Visite o Monte Sinai e o Mosteiro de Santa Catarina
O Monte Sinai é conhecido por ser onde Moisés recebeu os 10 mandamentos, um local sagrado tanto para o Cristianismo, quanto para o Islamismo e Judaísmo. Ele fica a 200 km de Sharm el Sheikh, o que é equivalente a uma viagem de cerca de 2h30 de carro.
Para subir até o topo, são 7 km de uma boa caminhada, com 2 km apenas de degraus íngremes. O recomendado é que faça boa parte do trajeto de camelo, para poupar forças para os degraus até o pico. Além disso, vale a pena realizar o passeio pela madrugada e apreciar o nascer do sol.
Aos pés do monte há o Mosteiro de Santa Catarina do Sinai, um monumento declarado Patrimônio da Humanidade. No local, são abrigados a Basílica da Transfiguração e uma coleção de códices.
6. Conheça o Parque Nacional Ras Mohamed
Localizado a 30 km de Sharm el Sheikh, a reserva natural Ras Mohamed traz 480 km² de planícies de areia e excelentes pontos de mergulho.
Ao contrário das tradicionais áreas de preservação ambiental do Brasil, repletas de vegetação tropical, no Parque Ras Mohamed há a manutenção da biodiversidade do deserto, abrigando espécies de répteis e aves.
Já o mar vermelho, na costa da reserva, oferece a visão de mais de mil espécies de peixes e corais. O Parque abre diariamente das 9h às 17h.
- Não aguenta mais ficar sem sinal telefônico durante a sua viagem? Saiba como usar o celular à vontade no Egito, sem taxas exorbitantes!
7. Visite o parque Hollywood Sharm el Sheik
Hollywood Sharm el Sheikh é um parque de diversões temático dos icônicos filmes de Hollywood. Por lá, é possível ver estátuas de muitos personagens como o Alien, o Predador, Jack Sparrow ou até mesmo os dinossauros de Jurassic Park.
Se estiver viajando com crianças, separe uma tarde para passear no parque e reviver os grandes clássicos do cinema. Lembrando que no local também funciona um resort onde você pode se hospedar. Conheça mais sobre o hotel de Hollywood Sharm el Sheikh.
8. Se refresque no Cleo Park
Cleo Park é um excelente parque aquático de Sharm el Sheikh, a 7 minutos de carro do Parque Holywood. Assim como o anterior, é um dos melhores locais para se aproveitar com crianças.
Todos podem se refrescar e se divertir em vários escorregas e piscinas temáticas que são decorados com os clássicos monumentos do Egito, como a Esfinge e as Pirâmides de Gizé. Não perca a visita – até porque o Cleo Park abre todos os dias, das 10h às 17h!
9. Conheça a mesquita Mustafa e a Heavenly Cathedral
Por fim, dois passeios que não podem ficar de fora da nossa lista sobre o que fazer em Sharm el Sheikh são a Mesquita Mustafa e a Catedral Heavenly. O primeiro é um santuário islâmico que impressiona devido à sua beleza arquitetônica. Andar no seu interior é como estar em uma fortificação medieval.
Já o segundo é uma grandiosa Igreja cristã, com o interior decorado por afrescos religiosos. Os templos estão situados a cerca de 11 minutos (andando) de distância.
No nosso canal do Youtube, você verá ainda mais recomendações do Egito e muitos outros destinos pelo mundo!
Economize ao máximo na sua viagem ao Egito:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria sobre como viajar barato para o Egito, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos do Egito da forma mais barata e segura – para os passeios, museus e os combos de ingresso. Dá para economizar muito!
- Carro: se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Egito. Dicas sobre como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Dinheiro: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Egito, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip do Egito, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria sobre onde ficar no Egito, para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem ao exterior. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor e mais barato seguro viagem.
- Transfer: precisa de um, do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!