México

Onde comemorar o Dia dos Mortos no México?

Saiba onde e como comemorar o Dia dos Mortos no México, a principal festa do país e que atrai milhares de viajantes todos os anos!

Onde comemorar o Dia dos Mortos no México?

Saiba onde e como comemorar o Dia dos Mortos no México, a principal festa do país e que atrai milhares de viajantes todos os anos!

Como é a celebração do Dia dos Mortos no México?

Essa é uma verdadeira festa de aromas, cores, sabores, músicas e cultura, que remonta as civilizações antigas com suas influências europeias. Diferente do que pode sugerir, é uma festa bem alegre!

“El Dia de los Muertos” é uma das principais festas nacionais e movimenta o país de norte a sul! As ruas de várias cidades ficam todas coloridas, com uma decoração típica que inclui caveiras mexicanas, esqueletos e altares com flores.

A proposta é honrar aqueles que já partiram, quase como uma mistura o Dia de Finados (que tem as festividades católicas do Dia de Todos os Santos) com o Halloween de hoje em dia. Mas, antigamente, algumas civilizações pré-colombianas (como Maya, Purépecha e Totonaca), que acreditavam que uma vez por ano as almas dos mortos voltavam à Terra para ver seus familiares.

Dia dos Mortos no México

Por conta dessa ideia, é comum ver altares com oferendas de comidas e bebidas que os mortos gostavam de consumir quando eram vivos.

  • Para ter uma visão mais lúdica da festa, e para quem pretende viajar em família ou com crianças, indicamos o filme “Coco” da Disney, que fala sobre algumas dessas tradições!

Em qual (ou quais) dias é celebrado o Dia dos Mortos no México?

Essa celebração acontece tradicionalmente nos dias 1 e 2 de novembro, que são o dia de Todos os Santos e o dia de Finados no México.

Principais festejos de Dia dos Mortos no México

Como já dissemos, o evento é festejado por todo o país! Mas existem algumas festas mais tradicionais, que ocorrem na capital (Cidade do México), e nos poblados de Oaxaca, Michoacán e Chiapa. Veja opões de onde comemorar o Dia dos Mortos no México:

Cidade do México: é um dos principais destinos porque tem uma grande variedade de atrações temáticas. Os pontos mais icônicos dessa data são a casa em que viveu Frida Kahlo, o Parque Chapultepec, a praça de Coyoacán, o Paseo de la Reforma e outros. A região do Zócalo vira um grande palco a céu aberto, com shows e oferendas, além de desfiles.

Antes mesmo da data, costumam ter celebrações na cidade, como o Desfile de Alebrijes e o Grande Desfile das Catrinas, ambos cerca de 10 dias antes, no Zocalo. Também ocorre uma grande oferenda alguns dias antes no centro histórico, que permanece assim até 2 de novembro.

Celebração de Dia dos Mortos na Cidade do México

Michoacán: fica ao lado de Oaxaca e também é um dos lugares mais tradicionais, com uma programação grande! Tem cemitérios lindos, com túmulos icônicos e altares gigantes. A cidade de Pátzcuaro é um vilarejo de destaque, com um cemitério no meio do Lago Pátzcuaro!

Celebração de Dia dos Mortos em Michoacán

Oaxaca: no sul do país, esse estado tem festejos bem tradicionais e é um dos poucos que mantém tradições milenares dessa data. É outra boa dica de onde comemorar o Dia dos Mortos no México!

Afinal, é nessa região que o filme “Coco”, que citamos, foi inspirado! Os vilarejos abrigam um festival único, e as principais festas acontecem na cidade de Oaxaca de Juárez. À noite, há muita cantoria ao redor dos túmulos enfeitados com velas e flores.

Celebração de Dia dos Mortos em Oaxaca

Chiapas: é uma cidade com população predominantemente de origem indígena, e por isso também tem uma das celebrações mais tradicionais. Seus altares são repletos de presentes e cercados por serenatas.

Celebração de Dia dos Mortos em Chiapas

Querétaro: também é um estado bem tradicional, revivendo lendas dos fantasmas de Querétaro, bruxas e mais. As principais praças de lá recebem shows, teatros e altares com velas e flores.

Celebração de Dia dos Mortos em Querétaro

Puebla: nesse estado, a festa dura seis dias, de 28 de outubro até 2 de novembro. Cada dia remonta um tipo de “morte”, como por acidentes e até afogamento. É comum ver serenatas em frente aos túmulos e mausoléus dos cemitérios aqui. Mas a festa se mantém com altares coloridos e muita comida.

Celebração de Dia dos Mortos em Puebla

Xantolo: também tem um “quê” indígena e é bem bonito, entrando para a lista de onde comemorar o Dia dos Mortos no México. San Luis Potosí é onde você encontrará a celebração mais importante da região.

Celebração de Dia dos Mortos em Xantolo

Comidas típicas do Dia dos Mortos no México

  • Tamales: parecida com as pamonhas brasileiras, os tamales são frequentemente encontrados nos altares e feitos à base de milho.
  • Tortillas e biscoitos de açúcar: tortillas e biscoitos decorados no formato de caveiras, conhecidos como “catrinas”, também são iguarias dessa celebração!
  • Bebidas alcoólicas: a tequila e o pulque, feitos a partir do agave, também são bebidas populares durante o Dia dos Mortos.
  • Pan de muerto: um pão especial, preparado com anis e polvilhado com açúcar. É tradicionalmente consumido durante o café da manhã e o chá da tarde.
Pan de muerto, típico do Dia dos Mortos

Economize ao máximo na sua viagem para a Cidade do México:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o México, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Cidade do México da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no continente e nas ilhas. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no México. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
  • Pesos e dólares: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o México, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar na Cidade do México para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!