Saiba TUDO sobre o novo visto do México para brasileiros e tire suas dúvidas como como tirar esse documento nesse guia completo:
É preciso visto para visitar o México como brasileiro?
Sim. Desde outubro de 2023, o México exige um visto obrigatório para a entrada de brasileiros em todo o seu território – ou seja, incluindo Cancún, Cidade do México, Puerto Vallarta, Cozumel, Riviera Maya, Cabo San Lucas etc. Esse visto pode ser pedido de acordo com o seu propósito: para turismo, negócios, ou visita de família.
Ou seja: nem mesmo a negócios é possível viajar sem visto para o México! Ele será pedido antes mesmo do embarque no avião.
No entanto, existe uma EXCEÇÃO para os brasileiros que já tiverem:
- Visto de Visitante válido ou Residente do Canadá
- Residência ou visto Estados Unidos (B1/B2)
- Residência ou visto de turista do Japão
- Residência ou visto de visitante do Reino Unido (C Visitor Visa)
- Residência ou visto de turista da Irlanda do Norte
- Visto Schengen (C Visit Visa) ou visto de residência de países do Espaço Schengen.
Nesses casos, não é preciso tirar o visto para o México.
Guia de documentos para tirar o visto do México:
O processo de visto envolve alguns documentos que você precisará mostrar na Embaixada Mexicana no Brasil ou Consulado Geral do México. Ou seja, você obrigatoriamente precisará estar em São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília para tirá-lo. Os documentos exigidos no dia da entrevista serão:
- Passaporte com validade para no mínimo seis meses à frente e mais uma cópia (Xerox) dele.
- Provas de recursos financeiros para fazer a viagem, como a carteira de trabalho, escritura de imóvel ou extrato bancário recente com carimbo do banco.
- Formulário disponível no site da embaixada devidamente preenchido, com fotografia 3X4 recente do solicitante.
- Pagamento da taxa de $53 dólares por PIX (com valor convertido para reais no mês corrente).
- Comprovante de um agendamento de visto impresso, que é feito online (veja como fazer abaixo):
Como pedir meu visto?
O processo é simples e você pode fazê-lo sozinho. Primeiramente, você precisará reunir os documentos citados acima e pedir um agendamento. Segue o passo a passo para fazê-lo:
- Entre no site da sua região de preferência (local que for mais cômodo para visitar): Embaixada do México em Brasília ou nos consulados no Rio de Janeiro ou em São Paulo.
- Procure pelo botão de “Visto” no menu, e escolha o tipo de visto para o qual quer aplicar.
- Confira todos os documentos exatos que serão pedidos no momento da entrevista do visto, para não ter problemas no futuro, e veja em qual site deve clicar para fazer o agendamento.
- Ao clicar no site, será preciso se cadastrar na plataforma.
- Após o login, clicar em “Programar” e selecionar em qual local você quer solicitar o visto mexicano.
- Depois, será solicitado o CURP (registro de residente do México), que você deve selecionar a opção “Agregar manualmente”, preenchendo em seguida o tipo de procedimento que pretende fazer, seus documentos pessoais, contatos e, finalmente, a data de agendamento da entrevista.
- Se o sistema não permitir seguir/marcar o horário, é porque os horários estão cheios e você precisará tentar em outro dia. As vagas novas saem no primeiro dia útil de cada mês.
- Lembre-se de, ao final, imprimir tanto o comprovativo de marcação quanto o formulário (este precisa ser em uma única folha, frente e verso).
- Conclua seu agendamento, preencha o formulário impresso e compareça no dia. O resultado do visto e a sua entrega costuma ser emitido no mesmo dia do agendamento.
Como é a entrevista de visto para o México?
Da mesma forma que outras entrevistas de visto. Serão pedidos todos os documentos anteriormente mencionados no site, e você fará o pagamento da taxa do visto. O agente do consulado fará perguntas básicas sobre sua viagem, como por que você quer visitar o país, quanto tempo ficará, onde ficará, como pagará pela viagem etc. Lembramos que crianças e menores de idade precisam estar com os dois pais nesse momento, com certidão de nascimento e todas as identidades.
Quanto tempo vale o visto para o México?
ATENÇÃO: a validade do visto é de 6 meses, contando a partir da data em que é emitido. Por isso, planeje-se para fazer a sua viagem dentro desse período! E não é recomendado comprar as passagens antes de ter o visto.
Lembre-se também que, mesmo com o visto em mãos e seguindo todo esse guia completo de como tirar o visto para o México, no momento da imigração (após chegar ao país) podem ser solicitados outros documentos, como passagem de volta para o Brasil e comprovantes financeiros.