Museu, passeios ao ar livre e parques: Curitiba conta com diversas atrações gratuitas! Se ir à metrópole está nos seus planos, listamos alguns pontos turísticos para conhecer na capital paranaense sem colocar a mão no bolso; confira:
1. Passear pelo Centro Histórico de Curitiba
Caminhar pelo centro, a pé, sem dúvidas é um dos passeios mais prazerosos da cidade, além de ser a principal dica para o que fazer em Curitiba de graça.
Por lá, existem muitos espaços direcionados aos pedestres, facilitando a locomoção. Há 27 pontos para curtir, como a Praça João Candido, onde estão o Belvedere e as Ruínas de São Francisco, Cine Passeio, Sesc Paço da Liberdade e até o moderno Memorial de Curitiba! A caminhada completa pelo centro, conhecendo os principais pontos, dura em média 2 horas.
2. Conhecer o Jardim Botânico de Curitiba
É um dos maiores cartões-postais e o ponto turístico mais visitado da cidade. Inspirado pelos jardins franceses, estende um tapete de flores aos visitantes logo na entrada. As plantas são atualizadas a cada estação.
O parque tem 245 mil metros quadrados e conta com diversas paisagens floridas, espaços para piqueniques e chafarizes. A principal atração, a estufa de 458 metros quadrados e 3.800 peças de vidro, abriga exemplares vegetais naturais e ornamentais da flora da Mata Atlântica.
Além do brilhante cenário, o Jardim dispõe aos visitantes de restaurantes e lanchonetes.
Endereço: R. Engo Ostoja Roguski, 690 — Jardim Botânico
Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 6h às 19h30
3. Passar pela Rua das Flores
Oficialmente Rua XV de Novembro, foi a primeira grande avenida a ser destinada aos pedestres no Brasil. Com bastante movimento, é ideal para ir às compras, almoçar, tomar um chopp ou apenas apreciar um bom café.
A principal característica do local, sem sombra de dúvidas, são os belíssimos canteiros ao longo das seis quadras, além dos prédios centenários.
Endereço: R. XV de Novembro, 36 — Centro
Horário de funcionamento: livre
4. Passear pelo Parque Tanguá
Inaugurado em 1996 na zona norte de Curitiba, este parque precisa estar na lista do que fazer se você aprecia o pôr do sol.
O endereço é um dos principais de CWB (sigla popular para Curitiba). Possui 235 mil metros quadrados e foi construído onde existiam duas pedreiras, desativadas nos anos 70. Tem dois lagos e um túnel artificial, além de garantir a preservação da bacia norte do Rio Barigui.
O parque oferece pista de corrida, ciclovia, lanchonete, estacionamento, além de um mirante incrível. Rota ideal para quem busca o que fazer de graça em Curitiba, pois a entrada é free!
Endereço: R. Oswaldo Maciel, 97 — Taboão
Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 6h às 22h
5. Se encantar com o Mercado Municipal de Curitiba
Esta visita é fundamental para conhecer CWB de graça. Fundado em 1958, é o principal e mais tradicional endereço para compras da capital paranaense, com produtos nacionais e importados.
O Mercado tem barracas com queijos, temperos, frutas, verduras, embutidos e carnes. Ainda é possível saborear pratos típicos curitibanos, como pão com bolinho, carne de onça e barreado!
Além das opções para comer, há lojas para comprar roupas, eletrônicos e artigos para casa.
Endereço: Av. Sete de Setembro, 1865 — Centro
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 8h às 18h, aos domingos, das 8h às 13h
6. Visitar a Feira do Largo da Ordem, no centro de Curitiba
Esta é mais uma atração para fazer em Curitiba de graça. Aos domingos, andar pelo centro ganha um gosto a mais, com a Feira do Largo da Ordem, especializada em gastronomia, artesanato e antiguidades.
Ao todo, são mais de 800 barracas para o público ir às compras e levar uma pequena lembrança para os amigos, família e pets. Mas atenção: o evento começa às 9h e termina às 14h.
Endereço: R. São Francisco — Curitiba
Horário de funcionamento: aos domingos, das 9h às 14h
7. Visitar o Museu do Holocausto de Curitiba
Cidade repleta de cultura, este museu não ficaria fora das opções do que fazer de graça em Curitiba.
Inaugurado em 2011, é o primeiro a representar o Holocausto no Brasil e relembra momentos de horror passados pela comunidade judaica durante os anos da Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945).
Com objetivo de promover a reflexão sobre intolerância contra povos e minorias, conta com acervo fotográfico, documentos e peças históricas sobre as vítimas, heróis e sobreviventes do genocídio.
Esse passeio, sem dúvidas, merece atenção, especialmente pela reflexão, além de ser espaço na luta contra o ódio, racismo e preconceito.
A entrada é free; basta fazer o agendamento no site com alguma antecedência — se quiser uma visita com guia, também gratuita, procure fazê-la aos domingos! Crianças com até 12 anos não podem entrar no estabelecimento.
Endereço: R. Cel. Agostinho Macedo, 248 — Bom Retiro
Horário de funcionamento: segunda a quarta, das 8h30 às 11h30, e 14h30 às 17h30, às sextas, das 8h30 às 11h30, aos domingos, das 9h ao meio-dia
8. Passear pelo Parque Barigui
Mais um local para colocar na listinha do que fazer de graça em Curitiba. A área desse parque é cortada pelo Rio Barigui e ocupa 140 hectares de quatro bairros curitibanos. Na região, estão o Bosque Alemão e o Park Shopping Barigui.
O local dispõe três pistas para caminhada, bosques, ciclovia, pista de skate e patinação, parquinho para os pequenos, espaço para cachorros, academia, pavilhão de exposições, casa da leitura, restaurante, lanchonete e muito mais.
Endereço: Av. Cândido Hartmann, s/n — Bigorrilho
Horário de funcionamento: livre
9. Passear pelo Bosque do Papa
Construído em comemoração à visita do Papa João Paulo II a Curitiba em 1980, o local é uma homenagem aos imigrantes poloneses, responsáveis por construir a identidade cultural da cidade.
A área conta com sete casinhas de madeira, colocadas em formato de aldeia, formando a praça principal do parque, onde funciona o Memorial da Imigração Polonesa.
Em uma das habitações está instalada uma capela em homenagem à Virgem Negra de Czestchowa, padroeira da Polônia. Nas demais, é possível observar móveis e utensílios usados pelos poloneses na época da imigração.
Esse CEP, sem dúvidas, deve estar na listinha do que fazer de graça em Curitiba nos dias ensolarados.
Endereço: R. Wellington de Oliveira Viana, 33 — Centro Cívico
Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 8h às 17h30
- No nosso canal do YouTube, você verá ainda mais recomendações de Curitiba e muitos outros destinos pelo mundo.
Como achar passagens baratas para Curitiba?
Além de ser uma capital, Curitiba é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Por isso, será fácil encontrar inúmeras opções de passagens de avião.
No entanto, o grande fluxo de ofertas pode confundir, por isso, indicamos este comparador de passagens aéreas.
Usamos a plataforma porque é um jeito de descobrir rapidamente as informações dos melhores voos, pois o site compara os preços das companhias, além de mostrar várias opções de trajetos e horários.
- Uma dica valiosa é procurar pela data do voo em dias de semana, pois às sextas, sábados e domingos o preço costuma ser muito maior. Outro detalhe importante é checar os horários: as passagens noturnas costumam ser mais baratas.
Como economizar na hospedagem em Curitiba?
Para quem quer viajar e ter momentos inesquecíveis, sempre indicamos ficar bem hospedados na cidade. Estar bem localizado e garantir bem-estar durante a viagem é muito importante.
Para economizar dinheiro, sem perder a qualidade da hospedagem, recomendamos este pesquisador de hotéis. Sempre utilizamos esse site, pois além de ser considerado o maior do mundo nesse tipo de serviço, possui todas as hospedagens com ótimos preços, além de cobrirem ofertas.
Outro benefício oferecido é o do cancelamento grátis: dá para reservar a maioria das acomodações com antecedência, garantindo o melhor preço e sem precisar pagar na hora. Depois, caso encontre um hotel melhor ou mais barato, ou se simplesmente mudar de ideia, pode cancelar a reserva sem pagar absolutamente nada.
Como economizar nos ingressos de passeios em Curitiba?
Curitiba promove diversos passeios gratuitos, mas há opções pagas. E comprar ingresso para passeios concorridos com antecedência é garantir preços mais acessíveis e evitar filas.
Nós sempre fazemos isso em nossas viagens e economizamos muito tempo. E para adquirir os bilhetes, usamos sempre este site aqui.
Gostamos muito dos valores e sabemos que é uma plataforma de confiança, por ser um das mais famosas do mundo para obter ingressos. E, na nossa opinião, vale a pena reservar os seguintes passeios em Curitiba:
- Excursão pelo Caminho do Vinho de São José dos Pinhais
- Tour panorâmico por Curitiba
- Tour noturno por Curitiba + jantar italiano
- Tour gastronômico por Curitiba