Se for viajar à capital de Alagoas, precisa conferir este guia de dicas de o que fazer em Maceió. São opções de praias, piscinas naturais, museus, mirantes e vários outros pontos turísticos e passeios que não podem faltar em um roteiro por esta cidade. E, se você já quiser adquirir seus ingressos para alguns destes atrativos de Maceió, clique aqui.
Para ajudar você que está indo a Maceió em uma primeira vez, dividimos as dicas de o que fazer em Maceió de acordo com cada região. Confira o mapinha abaixo:
1) Explore a região de Pajuçara em Maceió
Para iniciar este guia de dicas de o que fazer em Maceió, recomendamos que você explore ao máximo a região de Pajuçara. Ela conta com uma série de lugares para você visitar, que são, inclusive imperdíveis para qualquer viagem neste destino. São eles:
Praia de Pajuçara
A praia de Pajuçara é uma praia bastante limpa, com água do mar agradável e uma extensa faixa de areia. Ela pode ser visitada por turistas em um roteiro em família, com os amigos e, principalmente, de lua de mel. O legal é que esta praia está repleta de barracas de comidas e bebidas, então você pode passar o dia todo por lá despreocupado, apenas curtindo toda a estrutura que o local oferece.
Piscinas naturais de Pajuçara
Em Pajuçara você também encontra as piscinas naturais de Pajuçara. Como o próprio nome sugere, essas piscinas naturais são lugares com muita vida marinha, o que torna o passeio por elas extraordinário. Para acessar estas piscinas, é preciso pegar um barquinho com os jangadeiros, em um trajeto de somente 20 minutos.
Feirinhas de Pajuçara
Muitos brasileiros adoram voltar da viagem com algumas lembrancinhas para dar aos amigos e parentes. Por isso, sugerimos que você confira os artigos gerais que a feirinhas de Pajuçara oferecem. Nelas, você poderá comprar: imas, canecas, roupas, toalhas, acessórios, tapetes, comidas típicas e vários outros ítens.
2) Se divirta na região de Ponta Verde em Maceió
Continuando estas dicas de o que fazer em Maceió, não deixe de se divertir na agradável região de Ponta Verde, onde você encontrará muitas atrações para visitar:
Praia de Ponta Verde
A praia de Ponta Verde pode ser facilmente encontrada ao lado da praia de Pajuçara. Ela é considerada uma das mais belas e estruturadas praias de Alagoas, portanto, essencial para qualquer roteiro de viagem por lá. Nesta praia você terá ao seu dispor a água do mar cristalina, areia fina e uma boa diversidade de restaurantes e barracas.
Letreiro “Eu Amo Maceió” em Ponta Verde
Para os turistas que gostam de fotos Instagramáveis, um lugar que vale a pena passar é no letreiro “Eu Amo Maceió”, situado em Ponta Verde. Ele é super bonito e rende fotos belíssimas de toda a família, com o marido ou a esposa ou com os amigos. Sugerimos que você vá até lá mesmo que seja bem rapidinho.
3) Curta a região de Jatiúca em Maceió
Seguindo com este guia de dicas de o que fazer em Maceió, vamos de uma vista a região de Jatiúca. Nela, você encontra a graciosa praia de Jatiúca. Assim como a praia de Ponta Verde, esta praia também possui uma infraestrutura excelente para receber seus visitantes. Sobre o mar, ele é bem calmo, o que deixa a paisagem ainda mais agradável e aconchegante. Um dos diferenciais desta praia é que ela é bastante procurada pelos amantes de esportes, sendo as atividades mais realizadas por lá: o surf, stand up e kitesurf.
4) Conheça a região Central de Maceió
As atrações e passeios mais procurados em Maceió são sempre os relacionados a praia. Mas, na região central da cidade também existem vários pontos turísticos interessantes, que achamos válido inserir em uma viagem por lá. Alguns deles, por exemplo, são:
Catedral Metropolitana de Maceió
Se você gosta de passeios históricos, então não pode deixar de ir à Catedral Metropolitana. Muito graciosa, ela reserva uma arquitetura voltada ao período neoclássico que os turistas adoram. O legal ainda é que esta igreja está localizada no centro de Maceió, então você pode combinar um passeio por ela com um restaurante da região. É uma delícia.
Palácio Floriano Peixoto em Maceió
O Palácio Floriano Peixoto é um espaço que abriga itens de Floriano Peixoto (ex-presidente do país). Para pessoas que gostam de colocar um pouquinho de cultura e história no roteiro de uma viagem, vale a pena a visita. Se estiver em um dia mais chuvoso, este museu também é uma ótima alternativa.
Museu Théo Brandão em Maceió
Assim como o Palácio Floriano Peixoto, o museu Théo Brandão também é uma atração que pode compor o seu planejamento mais cultural em Maceió. Nele, você se deparará com um acervo rico e muito completo, que inclui obras de artistas locais, artesanatos e itens em geral.
Mirante São Gonçalo em Maceió
Como todo mirante que se preze, o Mirante de São Gonçalo é mais uma opção para quem quer fazer alguns registros fotográficos em uma viagem por Maceió. Dele, é possível observar o porto da cidade, centro histórico e até mesmo o litoral. Se estiver com tempo, vale dar um pulinho lá para fazer os cliques.
5) Visite as regiões ao redor de Maceió
Maceió é uma cidade com MUITAS opções de o que fazer. Mas, além dos atrativos que se encontram na própria localidade, ela conta com alguns lugares a poucos minutos de distância dali que também são muito convidativos. Inclusive, se você tiver um roteiro de mais de 4 dias, por exemplo, nos indicamos que faça alguns desses tours. Eles são incríveis:
Pontal da Barra próximo a Maceió
Aos apaixonados por pôr do sol, aqui vai a dica perfeita para a foto ideal da sua viagem em família. O Pontal da Barra é um bairro de Maceió muito gracioso, com ruazinhas estreitas e casas coloridas. Um dos destaques desta área é o fato dela estar cheia de lojas de artesanato e moradores locais.
Praia de Ipioca próxima a Maceió
A praia de Ipioca é uma praia que pode ser acessada a partir de Maceió em um trajeto de apenas 40 minutos de carro. Com um mar em tom azul turquesa, ela é aquela praia que você não cansa de apreciar, pois reserva uma beleza única e inexplicável. Para os amantes de um bom beach club, aqui vai a dica principal sobre a praia Ipioca: é nela que está o point alagoano Hibiscus Beach Club.
O Hibiscus Beach Club reserva em um só lugar: restaurante, piscina, serviço de massagem, área recreativa para crianças e muitas outras atratividades. Passar um dia na praia Ipioca curtindo este beach club é um passeio super gostoso e que faz alegria da maioria dos turistas em uma viagem por Maceió.
Praia de Paripueira próxima a Maceió
A praia de Paripueira está a 30 km de distância de Maceió, algo em torno de 50 minutos de carro. Um ponto que é interessante você saber sobre ela é que abriga muitas piscinas naturais belíssimas, sendo esta a principal atração da área. Para quem quiser fazer fotos em meio a uma imensidão marítima incrível, certamente esta localidade será bem especial. Esta praia com certeza não pode ficar de fora do seu planejamento de o que fazer em Maceió.
Praia do Gunga próxima a Maceió
Na direção contrária as praias de Ipioca e Paripueira você encontra a praia do Gunga – situada a 45 minutos de carro de Maceió. A praia do Gunga é caracterizada por abrigar uma enorme variedade de coqueiros e falésias de todas as cores imagináveis. Alguns dos diferenciais dela são os passeios de buggy, a visita ao Mirante do Gunga e os maravilhosos restaurantes flutuantes que movimentam turistas do mundo inteiro.
Praia do Francês próxima a Maceió
A praia do Francês é mais uma alternativa deste guia de dicas de o que fazer em Maceió. Localizada a 20 km apenas de Maceió, ela conta com uma estrutura dividida da seguinte forma: de um lado (esquerdo) é mais sossegada e ideal para famílias/crianças, e do outro (direito) é mais frequentada por surfistas – principalmente pelo fato desta área possuir ondas mais fortes.
Barra de São Miguel próxima a Maceió
Se você quer um passeio onde encontrará todo o tipo de infraestrutura, lazer e entretenimento reunido, então não pode deixar de conhecer a magnífica Barra de São Miguel. Situada a 30 km de distância de Maceió, ela conta com águas calmas, piscinas naturais extraordinárias, quiosques com o melhor da gastronomia local, trilhas, mergulhos, passeios de lancha, jet ski e buggy, bares etc.
São Miguel dos Milagres próxima a Maceió
Se o seu roteiro de viagem em Maceió for mais extenso, um lugar que merece ser analisado para uma visita é São Miguel dos Milagres, que está a 2 horas de distância da capital alagoana. Esta é a cidade que fica famosa, principalmente, pelas festas de Réveillon. Mas, independente disso, ela conta com uma praia super tranquila e paradisíaca – composta por corais e vida marinha – e a atração mais requisitada entre os turistas, que é a capela de São Miguel dos Milagres.
Maragogi próxima a Maceió
Por fim, quando falamos em Maceió, logo de cara uma localidade que é associada a ela é a magnífica Maragogi. Isto porque elas se encontram a uma distância de apenas 2 horas e 30 minutos de carro. Então, é super possível ir até lá mesmo que em um bate e volta. As piscinas naturais que Maragogi abriga são um espetáculo a parte, além, claro, da enorme diversidade de peixes e recifes que podem ser vistos a todo momento. Se você tiver com tempo, nossa sugestão é que tire um ou dois dias para ficar nesta cidade. Caso contrário, vale a pena o bate e volta para pelo menos ter a oportunidade de conhecer este que é um dos caribes brasileiros.
Onde comprar os ingressos dos passeios pelo menor preço para Maceió?
Para curtir ao máximo todos os passeios e atrativos da capital alagoana, recomendamos muito a agência que usamos, porque o atendimento foi excelente do início ao fim, e eles têm todos os tours de Maceió. Se quiser, é só entrar aqui e deixar seu nome e telefone. Eles entrarão em contato por Whatsapp e darão um ótimo atendimento.
Esta é uma empresa de confiança, que nos passou muita segurança, e por isso realmente recomendamos. A nossa dica, ainda, é para comprar todos os passeios antes, pois você já contrata tudo com uma empresa credenciada (para não correr o risco de pegar veículos em mau estado de conservação, passar perrengues ou golpes com os vendedores de lá).
Além dessa agência, que achamos ótima, existe também uma outra empresa que já utilizamos e oferece boas opções, tanto de passeios quanto de preços. Se quiser conferir, é só acessar este link. O legal é olhar tanto a agência quanto esta empresa, para comparar qual delas está ofertando o melhor preço.
Além disso, pode acontecer da agência ter alguns tours que esta empresa não tem, ou vice e versa. Portanto, o ideal mesmo é olhar nas duas. De qualquer forma, a parte boa é que ambas são seguras, nós já compramos nossos ingressos nelas e, para nós, são as que mais ofereceram preços atrativos nas excursões e passeios de Maceió. Ou seja, são ótimas, pode confiar!
6) Aproveite a vida noturna em Maceió
Uma dica que não pode ficar de fora deste guia de dicas de o que fazer em Maceió é para você aproveitar ao maximo a vida noturna por lá. A capital de Alagoas conta com estabelecimentos para todos os tipos de públicos e gostos:
- Para quem quiser algo mais tranquilo, a sugestão fica por conta dos restaurantes, sendo nossos preferidos: Janga, Akuaba, Najuany Bistrô e Bodega do Sertão.
- Gosta de um barzinho para jogar conversa fora, comer petiscos e tomar bons drinks? Então, não deixe de conferir eles: Kanoa Beach Bar, Conversa Botequim, Divina Gula e Lopana.
- Para dançar a noite toda, existem algumas casas noturnas em Maceió que são imperdíveis: Cafe De La Musique, Maikai Show Bar e Hookah Lounge Maceió.
Economize ao máximo na sua viagem à Maceió:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de dicas para viajar barato a Maceió, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar os passeios de Maceió da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar em Maceió. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Maceió. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Maceió para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no Nordeste pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!