Lençóis Maranhenses

Roteiro rápido de 3 dias nos Lençóis Maranhenses

Durante a viagem pelo "deserto brasileiro", dá para visitar as principais lagoas, apreciar a culinária local e ver as belíssimas dunas do céu

Roteiro rápido de 3 dias nos Lençóis Maranhenses

Com dunas de areia branca e lagoas de águas cristalinas, os Lençóis Maranhenses encantam a todos. Em 3 dias, com um roteiro bastante organizado, é possível conhecer boa parte do paraíso; confira nossa sugestão de rota:

Primeiro dia nos Lençóis Maranhenses

Manhã

A maioria das viagens aos Lençóis Maranhenses começa em Barreirinhas, principal porta de entrada para as dunas e lagoas de águas cristalinas.

Ao chegar na cidade, pegue um barco pelo Rio Preguiças até Atins. A viagem dura cerca de 2 horas e é uma ótima oportunidade para ver a fauna e flora locais; consulte valores neste link.

Rio Preguiças

Tarde

Almoce em um restaurante local, como o Bambu ou A Canoa; confira cardápio e valores neste link.

Após repor as energias, é hora de, enfim, conhecer o paraíso. Inicie a visita ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses pelas lagoas Azul e Bonitas. Essas dunas são as mais famosas e oferecem paisagens deslumbrantes com água cristalina; consulte valores neste link.

Noite

Caso esteja hospedado em Barreirinhas, aproveite a noite para jantar em um dos restaurantes locais e ir às compras na Avenida Beira Rio. Por lá, há grande oferta de lojas e feiras com artesanato local e produtos regionais.

Centro de Barreirinhas

Segundo dia nos Lençóis Maranhenses

Manhã

Além das grandes dunas, há um conjunto de montanhas brancas fora do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Localizadas à margem do Rio Preguiças, as pequenas lagoas oferecem lindos cenários para renovar o feed do Instagram.

Pequenas dunas

Tarde

Depois, vá para Atins, uma vila de pescadores localizada na foz do Rio Preguiças, onde o rio encontra o mar.

O pequeno vilarejo é conhecido pelas praias desertas e proximidade com algumas das lagoas mais bonitas do parque, como a Lagoa Verde.

O CEP é perfeito para desconectar e viver a experiência dos Lençóis Maranhenses em um ambiente rústico e autêntico. Além das belezas naturais, a vila oferece excelentes opções de restaurantes com pratos típicos da culinária maranhense, como o camarão grelhado com ervas.

Lagoa tropical Atins

Noite

Após voltar para o hotel, tomar um banho e relaxar, feche o dia no restaurante A Canoa, um dos mais disputados da Av. Beira Rio, polo gastronômico de Barreirinhas. O ticket médio é de R$ 150.

Endereço: Av. Beira, 300 — Barreirinhas
Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 11h30 às 23h

Restaurante A Canoa

Terceiro dia nos Lençóis Maranhenses

Manhã

Para iniciar o roteiro de 3 dias com a adrenalina no céu, a grande dica de ouro é fazer um passeio de monomotor pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses; consulte valores neste link.

Vista aérea dos Lençóis Maranhenses

Tarde

Aproveite o tempo livre para explorar Barreirinhas ou relaxar. Outra dica de ouro para aproveitar ainda mais o roteiro de 3 dias, é fazer uma excursão a Santo Amaro e conhecer a Duna de Andorinha, por exemplo; veja valores neste link.

Duna de Andorinha

Noite

Para fechar com chave de ouro o roteiro de 3 dias nos Lençóis Maranhenses, vá ao Restaurante da Sese, famoso pelo risoto de camarão dentro de um abacaxi. O prato custa R$ 80.

Endereço: R. das Gaivotas, s/n — Barreirinhas
Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 9h às 22h

Restaurante da Sese

Dicas importantes para a hospedagem nos Lençóis Maranhenses

Ficar hospedado em uma boa localização torna a viagem mais fácil e evita perrengue. Por isso, montamos este mapa interativo dos Lençóis Maranhenses — já filtrado para mostrar hotéis com nota maior de 8, ou seja, com boas avaliações de hóspedes anteriores. Ficando na região delimitada, não tem erro!

O catálogo abrirá no site que sempre utilizamos para reservar hospedagens, pois além de ser o maior do mundo, possui todos os destinos com ótimos preços e a possibilidade de cobrir ofertas.

Mapa Lençóis Maranhenses

Outra estratégia para economizar muito é a opção de cancelamento gratuito. É possível reservar a maioria das acomodações com antecedência, garantindo o melhor preço e sem precisar pagar na hora.

Depois, caso encontre um hotel melhor ou mais barato, ou se simplesmente mudar de ideia, pode cancelar a aquisição sem pagar absolutamente nada. Mas você já garante um bom preço, pois os valores sobem todos os dias, conforme chega perto da viagem.

Hotel muito recomendado nos Lençóis Maranhenses

Hotel com piscina, transfer do aeroporto, restaurante, café da manhã, entre outras comodidades; veja fotos abaixo:

Como economizar no transporte nos Lençóis Maranhenses

Aluguel de carro

Fretar um automóvel é sempre útil durante uma viagem, por ser a melhor forma de se locomover com segurança até onde quiser e a qualquer momento.

Em vez de perder tempo procurando locadora por locadora, existem sites incríveis para comparar os valores. Basta adicionar o destino e datas, para os apps fazerem o levantamento detalhado.

Às vezes, inclusive, os preços nessas plataformas são mais acessíveis em relação aos sites das próprias empresas.

Para facilitar o processo, indicamos estes dois comparadores, sempre presentes em nossas viagens.

  1. Comparador de aluguel de carros: melhor preço, cashback no aluguel, parcela em até 12 vezes e pagamentos em reais sem IOF.
  2. Comparador de aluguel de carros: acesso às maiores empresas locadoras, mais de 900 em 160 países, além de preços e promoções excelentes.
Aluguel de carro

Como economizar no ingresso para conhecer os Lençóis Maranhenses

Comprar tickets para passeios concorridos com antecedência é garantir preços mais acessíveis e evitar filas.

Sempre fazemos isso em nossas viagens e economizamos muito tempo. E para adquirir os bilhetes, usamos sempre este site aqui.

Gostamos muito dos valores e sabemos que é uma plataforma de confiança, por ser um das mais famosas do mundo para obter ingressos. Para conhecer os Lençóis Maranhenses, basta clicar neste link e consultar valores.

Lençóis Maranhenses

Leia mais matérias sobre os Lençóis Maranhenses: