Natal

10 coisas para fazer de graça em Natal

Passeios gratuitos imperdíveis para economizar em sua viagem em Natal.

Entrada do Parque da Cidade em Natal

Confira 10 coisas para fazer de graça e aproveitar muito em Natal. A capital do Rio Grande do Norte é repleta de atrações, inclusive gratuitas, que são ótimas para você economizar em sua viagem.

1. Conhecer as praias em Natal

Natal é famosa por suas belas praias, e muitas delas são de acesso livre. Entre as que você não pode deixar de visitar, está a Praia de Ponta Negra, a mais famosa da cidade.

Ela é ideal para caminhadas, mergulhos e aproveitar o sol. E você ainda pode passear pela região turística onde essa praia está localizada.

Praia de Ponta Negra em Natal

Localizada próximo ao centro da cidade, está a Praia do Meio, perfeita para quem busca tranquilidade e uma bela vista.

Se você prefere um ambiente mais animado, visite a Praia dos Artistas, com mar agitado a grandes ondas. Já a Praia do Forte fica próxima ao Forte dos Reis Magos e oferece uma combinação de história e natureza.

Praia do Forte e Forte dos Reis Magos em Natal

2. Ir à região do Morro do Careca em Natal

O Morro do Careca é um dos cartões-postais de Natal. Essa grande duna de areia possui mais de 100 metros de altura, sendo uma área de preservação ambiental.

Embora a subida ao morro seja proibida, você pode admirar sua beleza da Praia de Ponta Negra. Caminhe pela orla, tire fotos incríveis e aproveite o clima agradável.

Vista do Morro do Careca na Praia de Ponta Negra em Natal

3. Caminhar pelo Parque da Cidade em Natal

O Parque Dom Nivaldo Monte, também conhecido como Parque da Cidade, é uma das 10 coisas para fazer de graça em Natal. Oferece um ótimo lugar para quem gosta de natureza e tranquilidade.

Também conta com trilhas para caminhada, áreas de piquenique e uma torre de observação com uma vista panorâmica de Natal. É o lugar perfeito para relaxar e apreciar a paisagem.

Parque da Cidade em Natal

4. Passear pelo Parque das Dunas em Natal

O Parque Estadual das Dunas é a segunda maior reserva de mata atlântica urbana do Brasil. Também é conhecido como Bosque dos Namorados e atrai diversos visitantes diariamente.

Lá, você pode fazer trilhas ecológicas, observar a flora e fauna locais, desfrutar de áreas para piqueniques e se estiver com crianças, ir ao parque infantil. As trilhas são bem sinalizadas e há opções para todos os níveis de condicionamento físico.

  • Para entrar nesse parque, é cobrado um valor simbólico de 1 real. Crianças de até 5 anos e adultos acima de 60 anos não pagam. Apesar de não ser totalmente gratuito, vale a pena.
Parque Estadual das Dunas - Bosque dos Namorados em Natal

5. Visitar as igrejas em Natal

A capital potiguar possui igrejas históricas que valem a visita, como a Catedral Metropolitana de Natal, um edifício moderno com uma arquitetura impressionante, bem como vitrais belíssimos.

A Igreja de Santo Antônio é uma das mais antigas da cidade. Ela é conhecida como Igreja do Galo e por seu interior ricamente decorado, atrai diversos visitantes.

Igreja do Galo em Natal

6. Explorar o Centro de Turismo de Natal

Outra entre as 10 coisas para fazer de graça em Natal é visitar o Centro de Turismo. Ele é um antigo presídio que foi transformado em um centro cultural.

Lá, você pode explorar as celas que foram convertidas em lojas de artesanato, assistir a apresentações culturais e aprender mais sobre a história local.

Centro de Turismo de Natal

7. Ir aos museus gratuitos em Natal

Há muitos museus interessantes em Natal, e alguns oferecem entrada gratuita. Entre eles, estão o Museu Câmara Cascudo, dedicado à antropologia e à cultura nordestina, e o Museu de Arte Sacra, com artefatos religiosos.

Outros museus imperdíveis são Museu da Cultura Popular Djalma Maranhão em Natal, com itens culturais locais, e o Museu do Brinquedo Popular, com brinquedos tradicionais e artesanais.

Museu Câmara Cascudo em Natal

Já o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte também é gratuito e ideal para conhecer melhor a história do estado.

E a Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte, no Palácio Potengi – também chamado de Palácio da Cultura -, oferece exposições de arte e eventos culturais muito interessantes.

Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte em Natal

8. Conhecer as feiras em Natal

As feiras de Natal são ótimos lugares para conhecer a cultura local e experimentar delícias regionais. Visite a Feirinha de Artesanato de Ponta Negra, ideal para comprar lembranças e peças feitas à mão.

Também vale a pena ir à Feira da Praia do Meio. Ela oferece uma grande variedade de produtos, desde artesanato até comidas típicas.

Feirinha de Artesanato Ponta Negra em Natal

9. Apreciar a Ponte Newton Navarro em Natal

A Ponte Newton Navarro é um dos marcos arquitetônicos de Natal. À noite, ela fica iluminada, proporcionando um espetáculo visual incrível. Aproveite para tirar fotos e apreciar a vista panorâmica da cidade e do rio Potengi.

Ponte Newton Navarro à noite em Natal

10. Passear na Lagoa de Pitangui próximo a Natal

Localizada a cerca de 30 km do centro de Natal, a Lagoa de Pitangui é um ótimo lugar para um passeio tranquilo. Você pode nadar nas águas calmas, relaxar nas margens arenosas e apreciar a paisagem natural.

É um ótimo local para um dia de descanso fora da agitação da cidade.

Vista da Lagoa de Pitangui

Economize ao máximo na sua viagem a Natal:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Natal, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Natal da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no continente e nas ilhas. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Natal. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Natal para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!