Confira 10 coisas para fazer de graça e aproveitar muito em Natal. A capital do Rio Grande do Norte é repleta de atrações, inclusive gratuitas, que são ótimas para você economizar em sua viagem.
1. Conhecer as praias em Natal
Natal é famosa por suas belas praias, e muitas delas são de acesso livre. Entre as que você não pode deixar de visitar, está a Praia de Ponta Negra, a mais famosa da cidade.
Ela é ideal para caminhadas, mergulhos e aproveitar o sol. E você ainda pode passear pela região turística onde essa praia está localizada.
Localizada próximo ao centro da cidade, está a Praia do Meio, perfeita para quem busca tranquilidade e uma bela vista.
Se você prefere um ambiente mais animado, visite a Praia dos Artistas, com mar agitado a grandes ondas. Já a Praia do Forte fica próxima ao Forte dos Reis Magos e oferece uma combinação de história e natureza.
IMPORTANTE: Já para os passeios pagos, compre os ingressos dos passeios SEMPRE com antecedência. Na hora é sempre mais caro e muitos se esgotam. Nós compramos nossos passeios com uma empresa oficial, que é segura e tem preços muito em conta. É só entrar aqui e deixar seu nome e telefone. Eles entrarão em contato por WhatsApp e darão a você um ótimo atendimento.
Outra opção é esse site, que utilizamos para comprar tudo, inclusive o transfer para o hotel. Ele tem ótimos preços e também possui pagamento em reais. Sem falar nos tours gratuitos, que são ótimos.
2. Ir à região do Morro do Careca em Natal
O Morro do Careca é um dos cartões-postais de Natal. Essa grande duna de areia possui mais de 100 metros de altura, sendo uma área de preservação ambiental.
Embora a subida ao morro seja proibida, você pode admirar sua beleza da Praia de Ponta Negra. Caminhe pela orla, tire fotos incríveis e aproveite o clima agradável.
3. Caminhar pelo Parque da Cidade em Natal
O Parque Dom Nivaldo Monte, também conhecido como Parque da Cidade, é uma das 10 coisas para fazer de graça em Natal. Oferece um ótimo lugar para quem gosta de natureza e tranquilidade.
Também conta com trilhas para caminhada, áreas de piquenique e uma torre de observação com uma vista panorâmica de Natal. É o lugar perfeito para relaxar e apreciar a paisagem.
IMPORTANTE: Uma dica essencial, para aproveitar melhor todos os pontos turísticos e atrações de Natal, é ficar hospedado em uma boa localização. Isso faz TODA a diferença por lá. Depois veja nossa matéria de onde ficar, que nós explicamos qual é essa melhor região e como economizar muito com o hotel. E os hotéis bons e bem baratos que já ficamos.
4. Passear pelo Parque das Dunas em Natal
O Parque Estadual das Dunas é a segunda maior reserva de mata atlântica urbana do Brasil. Também é conhecido como Bosque dos Namorados e atrai diversos visitantes diariamente.
Lá, você pode fazer trilhas ecológicas, observar a flora e fauna locais, desfrutar de áreas para piqueniques e se estiver com crianças, ir ao parque infantil. As trilhas são bem sinalizadas e há opções para todos os níveis de condicionamento físico.
- Para entrar nesse parque, é cobrado um valor simbólico de 1 real. Crianças de até 5 anos e adultos acima de 60 anos não pagam. Apesar de não ser totalmente gratuito, vale a pena.
5. Visitar as igrejas em Natal
A capital potiguar possui igrejas históricas que valem a visita, como a Catedral Metropolitana de Natal, um edifício moderno com uma arquitetura impressionante, bem como vitrais belíssimos.
A Igreja de Santo Antônio é uma das mais antigas da cidade. Ela é conhecida como Igreja do Galo e por seu interior ricamente decorado, atrai diversos visitantes.
IMPORTANTE: Para uma viagem a Natal, o seguro viagem é um item indispensável. Existe um comparador de preços que vende ele muito mais barato e é ótimo. Nós sempre compramos por lá e além de economizar, nunca tivemos problemas. Vamos deixar o site para quem quiser conferir: seguro viagem.
6. Explorar o Centro de Turismo de Natal
Outra entre as 10 coisas para fazer de graça em Natal é visitar o Centro de Turismo. Ele é um antigo presídio que foi transformado em um centro cultural.
Lá, você pode explorar as celas que foram convertidas em lojas de artesanato, assistir a apresentações culturais e aprender mais sobre a história local.
7. Ir aos museus gratuitos em Natal
Há muitos museus interessantes em Natal, e alguns oferecem entrada gratuita. Entre eles, estão o Museu Câmara Cascudo, dedicado à antropologia e à cultura nordestina, e o Museu de Arte Sacra, com artefatos religiosos.
Outros museus imperdíveis são Museu da Cultura Popular Djalma Maranhão em Natal, com itens culturais locais, e o Museu do Brinquedo Popular, com brinquedos tradicionais e artesanais.
Já o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte também é gratuito e ideal para conhecer melhor a história do estado.
E a Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte, no Palácio Potengi – também chamado de Palácio da Cultura -, oferece exposições de arte e eventos culturais muito interessantes.
8. Conhecer as feiras em Natal
As feiras de Natal são ótimos lugares para conhecer a cultura local e experimentar delícias regionais. Visite a Feirinha de Artesanato de Ponta Negra, ideal para comprar lembranças e peças feitas à mão.
Também vale a pena ir à Feira da Praia do Meio. Ela oferece uma grande variedade de produtos, desde artesanato até comidas típicas.
9. Apreciar a Ponte Newton Navarro em Natal
A Ponte Newton Navarro é um dos marcos arquitetônicos de Natal. À noite, ela fica iluminada, proporcionando um espetáculo visual incrível. Aproveite para tirar fotos e apreciar a vista panorâmica da cidade e do rio Potengi.
10. Passear na Lagoa de Pitangui próximo a Natal
Localizada a cerca de 26 km do centro de Natal, a Lagoa de Pitangui é um ótimo lugar para um passeio tranquilo. Você pode nadar nas águas calmas, relaxar nas margens arenosas e apreciar a paisagem natural.
É um ótimo local para um dia de descanso fora da agitação da cidade.
Economize ao máximo na sua viagem a Natal:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Natal, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Natal da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no continente e nas ilhas. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Natal. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Natal para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!