Cusco

Cusco em Março: Como é o clima e o que fazer!

Confira como é Cusco em março, desde o clima até o que fazer por lá!

Cusco em Março: Como é o clima e o que fazer!

Confira como é Cusco em março, desde o clima até o que fazer por lá. Abaixo dispomos de algumas das melhores atrações!

Como é o clima de Cusco em março?

No mês de março, o clima de Cusco possui temperaturas variando entre 18°C e 21°C pelo dia, enquanto que a noite pode variar entre 5°C e 7°C. As chuvas começam a diminuir em comparação aos meses anteriores, mas ainda são frequentes, com precipitação em torno de 100 mm.

Nesse mês é possível visitar atrações como Machu Picchu, o Vale Sagrado e a Plaza de Armas, aproveitando as pausas entre as chuvas. Há também a possibilidade de participar de festivais locais e explorar museus e sítios arqueológicos.

Abaixo dispomos de um gráfico anual em que você poderá conferir a temperatura ao longo dos meses. Aqui também é possível ver as melhores coisas para fazer em Cusco e planejar sua viagem!

Temperatura anual de Cusco no Peru

Afinal, o que fazer em Cusco no mês de março?

São diversas as possibilidades, por isso citamos algumas recomendações de passeios que você pode fazer na cidade:

1. Vale Sagrado dos Incas

Uma excursão ao Vale Sagrado dos Incas é uma viagem pela antiga civilização inca, oferecendo uma experiência imersiva na história e na cultura da região. Começando em Cusco, esse passeio geralmente inclui paradas em locais emblemáticos como Pisac, onde é possível explorar suas ruínas incas posicionadas no topo das montanhas.

Além das ruínas, Pisac é famosa por seu mercado colorido, onde os viajantes podem encontrar artesanatos locais, têxteis e produtos agrícolas.

Em seguida, a excursão segue para Ollantaytambo, uma antiga cidade inca que servia como um complexo militar e religioso. Por lá, você poderá subir as escadarias íngremes até as ruínas de Templo do Sol e apreciar a vista do vale abaixo.

Vale Sagrado dos Incas

2. Ir a Machu Picchu

Visitar Machu Picchu com uma excursão é um passeio incrível através das paisagens impressionantes e da história dos antigos incas. A aventura começa com uma viagem de trem partindo de Cusco ou do Vale Sagrado, atravessando vales e desfiladeiros até chegar à Aguas Calientes.

De lá, você embarcará em uma curta viagem de ônibus pelas estradas montanhosas até alcançar o topo da montanha onde as ruínas se encontram.

Ao explorar Machu Picchu, os turistas são recebidos por vistas deslumbrantes de templos e terraços agrícolas preservados, testemunhando a habilidade dos incas em fazer uma construção com a natureza.

Machu Picchu

3. Sete Lagoas

A Trilha pelas 7 Lagoas do Ausangate é um passeio imperdível para os amantes da natureza e aventureiros que buscam explorar os tesouros escondidos dos Andes peruanos.

Esse caminho segue por um circuito de alta montanha, onde cada lagoa revela sua própria personalidade, desde águas tranquilas refletindo os picos nevados até lagos cercados por paredes rochosas.

A trilha é desafiadora, vale dizer, com passagens através de altitudes elevadas e terrenos variados, mas recompensa com vistas espetaculares e a chance de avistar a vida selvagem nativa, como vicunhas e condores.

Lagoa do Ausangate

4. Montanha Arco-Íris

A trilha na Montanha Arco-Íris é uma viagem de descoberta pelas paisagens dos Andes peruanos. Conhecida localmente como Vinicunca, esta rota começa com uma jornada de Cusco até o ponto de partida, onde você iniciará a subida até atingir altitudes superiores a 5.000 metros.

Ao longo do percurso, os exploradores são agraciados com vistas incríveis das montanhas e do vale abaixo, enquanto se aproximam lentamente da montanha multicolorida que se destaca contra o céu azul.

As camadas de minerais expostas criam um espetáculo visual único, com tonalidades que variam do vermelho ao verde e ao azul, oferecendo oportunidades para fotos e contemplação. É, sem dúvidas, um dos passeios mais belos desse destino!

Montanha Arco-Íris

5. Mercado de San Pedro

O Mercado de San Pedro é um centro repleto de atividade e cultura local. Esse mercado tradicional oferece uma grande variedade de produtos, como frutas, vegetais, carnes e queijos regionais.

Além dos alimentos, também há artesanatos, roupas, joias e outros itens típicos da região, todos feitos por artesãos locais.

Passear pelos corredores do Mercado de San Pedro é uma oportunidade de observar o dia a dia dos moradores de Cusco, experimentar pratos típicos nos estandes e adentrar na cultura.

Mercado de San Pedro

Economize ao máximo na sua viagem ao Peru:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o Peru, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Peru da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Peru, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Peru. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Nuevo Sol: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Peru, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Lima no Peru para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!