
Quer conhecer a Berlim alternativa? Confira os bairros mais descolados para visitar!
1. Kreuzberg
Kreuzberg é o bairro que melhor representa as múltiplas culturas de Berlim. É lá que estão artistas, estudantes e imigrantes, bem como grafites coloridos, cafés veganos e bares underground.
O bairro é famoso por ser mais alternativo, onde clubes como o SO36, referência no punk e eletrônico, assim como o Watergate, com vista para o rio Spree, atraem amantes da música até o amanhecer.
Pelo dia, você pode passear pela Oranienstraße, repleta de lojinhas vintage e restaurantes incríveis, como os tradicionais kebabs turcos que fazem parte da identidade do bairro.
Se quiser um momento de descanso, vá ao Görlitzer Park, ponto de encontro de músicos de rua e jovens curtindo o sol nos dias quentes. Outra parada obrigatória é a East Side Gallery, um trecho do Muro de Berlim transformado em galeria de arte a céu aberto.

2. Neukölln
Outro bairro super descolado em Berlim é o Neukölln, que nos últimos anos virou um dos lugares mais badalados da cidade em razão do multiculturalismo de lá.
Uma vez nesse bairro, conheça os bares, cafés e os restaurantes de comida árabe, alemã e coreana.
Para um fim de tarde diferente, vá até o Tempelhofer Feld, um antigo aeroporto que foi transformado em parque público. Lá, você pode andar de bicicleta pelas pistas de pouso ou simplesmente relaxar no gramado.
Ao anoitecer, o bairro ganha vida nos rooftops como o Klunkerkranich, que tem uma das vistas mais incríveis da cidade, além de ótimos drinks e DJs que tocam até tarde.

IMPORTANTE: Uma dica essencial, para aproveitar melhor todos os pontos turísticos e atrações de Berlim, é ficar hospedado em uma boa localização. Isso faz TODA a diferença por lá. Depois veja nossa matéria de onde ficar, que nós explicamos qual é essa melhor região e como economizar muito com o hotel. E os hotéis bons e bem baratos que já ficamos.
3. Friedrichshain
Se Berlim é famosa pela vida noturna, Friedrichshain é um dos grandes responsáveis por essa reputação. Lá você encontra clubes como o Berghain, conhecido por causa da música eletrônica, e o RAW-Gelände, um complexo cultural alternativo cheio de festas, exposições e bares em galpões industriais.
Caso visite durante o dia, Friedrichshain também oferece ótimos passeios, como caminhar pela Karl-Marx-Allee, uma avenida com arquitetura soviética ou ainda descansar no Volkspark Friedrichshain, um dos parques mais bonitos da cidade.
Para quem aprecia arte de rua e cultura alternativa, a Boxhagener Platz é um ótimo ponto de partida. Nos finais de semana, a praça abriga mercados e feirinhas, perfeitos para descobrir vinis raros, roupas vintage e comidas de diferentes partes do mundo.

4. Prenzlauer Berg
Prenzlauer Berg tem um ar mais tranquilo e sofisticado, mas ainda mantém uma essência alternativa. Esse bairro foi destaque nos anos 90 e, apesar da mudança ao longo do tempo, continua cheio de cafés, brechós e livrarias independentes.
Além do mais, a Kastanienallee é uma das ruas mais legais para passear, com boutiques de designers locais e bares. Aos domingos, a nossa dica é visitar o Mauerpark, que além do famoso mercado, tem um karaokê ao ar livre onde qualquer um pode soltar a voz!
Por lá, também há diversos restaurantes que vão desde pratos veganos até cervejarias artesanais que servem rótulos exclusivos.
Para uma experiência local, experimente um brunch demorado em um dos charmosos cafés do bairro e depois passeie pelo Kollwitzplatz, uma praça cercada por arquitetura histórica e repleta de boas opções de comidas locais.

IMPORTANTE: Compre os ingressos dos passeios SEMPRE com antecedência. Na hora é sempre mais caro e muitos se esgotam. Nós sempre utilizamos este site para comprar tudo, inclusive o transfer pro hotel. Ele tem sempre o menor preço e é o único com o pagamento já em reais, evitando o IOF de 6% de pagamentos internacionais. Sem falar nos tours gratuitos, que são ótimos.
5. Wedding
Esse bairro é conhecido pelas galerias independentes e espaços culturais como o Silent Green, um antigo crematório transformado em centro de arte.
Por ser menos turístico, Wedding tem preços mais acessíveis, o que atrai estudantes e criativos que buscam um lugar diferente da Berlim mais comercial.
Se quiser ver um lado inovador da cidade, vá até o Plötzensee, um lago urbano perfeito para nadar no verão, ou caminhe pelo Volkspark Rehberge, um parque gigante e pouco movimentado.
Wedding também tem ótimos bares escondidos, como o F-Bar, conhecido pelos drinks diversos e ambiente aconchegante. Para fechar a noite, passe pelo Eschenbräu, uma cervejaria local que serve cervejas artesanais.

6. Schöneberg
Já o Schöneberg é um bairro charmoso e cheio de história, conhecido por ser um espaço de representatividade LGBTQIAPN+. Nos anos 1920, foi um dos locais de destaque da cultura queer europeia e até hoje abriga bares como o Hafen e o famoso café das drag queens, o Barbie Deinhoff’s.
A área em torno da Nollendorfplatz é repleta de bares, livrarias e espaços culturais que celebram a diversidade. Além disso, é onde ficava o apartamento de David Bowie, que viveu em Berlim nos anos 70 e gravou álbuns incríveis!
Mas Schöneberg não é só vida noturna. Pela manhã, você pode conhecer o Winterfeldtplatz, que abriga um dos melhores mercados de comida de Berlim aos sábados, cheio de produtos locais e iguarias internacionais.

7. Moabit
Localizado entre canais e rios, Moabit mistura arquitetura industrial com espaços culturais alternativos. Um dos grandes destaques é a Arminiusmarkthalle, um mercado coberto que oferece uma ótima seleção de comidas artesanais, vinhos e cervejas locais.
Outro ponto interessante é a ZK/U, um espaço cultural que promove exposições, performances e eventos de arte urbana.
Lá, você pode caminhar ao longo do Spreebogenpark e curtir a vista para o rio. À noite, Moabit surpreende com bares escondidos e festas em galpões industriais.
E não deixe de conferir o nosso guia completo de Berlim. É um guia atualizado, com tudo o que você precisa saber e um passo a passo completo para montar toda a sua viagem. E economizando ao máximo em TUDO.

8. Charlottenburg-Wilmersdorf
Charlottenburg é conhecido como um bairro mais sofisticado, mas há um lado alternativo e artístico que vale ser explorado. A Kantstraße, por exemplo, é um dos melhores lugares para encontrar restaurantes asiáticos em que oferece noodles chineses a sushi japonês.
Já a Savignyplatz é uma área cheia de livrarias independentes, cafés culturais e galerias de arte contemporânea.
Um dos segredos do bairro é o Café Cinema, um espaço vintage que combina café e cinema, perfeito para quem curte filmes alternativos. Se você quiser um pouco de natureza, vá até o Schlosspark Charlottenburg, onde fica o iPalácio Charlottenburg, cercado por jardins muito bonitos!

Economize ao máximo na sua viagem a Berlim:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Berlim, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Berlim da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Alemanha e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Berlim. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Berlim, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Berlim para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!