Conheça a culinária caribenha a partir das comidas típicas de Barbados e não deixe de saboreá-las em sua viagem!
1) Cou-Cou
O Cou-cou é um prato emblemático quando se pensa nas comidas típicas de Barbados. Ele consiste em uma mistura de farinha de milho e quiabo, cozidos até alcançar uma consistência cremosa. Também leva temperos como pimenta e alho, sendo frequentemente servido junto com peixe frito crocante.
O sabor único combina com uma variedade de acompanhamentos, mas é frequentemente servido ao lado de peixe fresco, proporcionando uma experiência incrível. Inclusive, encontrar Cou-cou em Barbados é bem fácil, pois é um prato presente em vários restaurantes locais, desde estabelecimentos sofisticados até barracas de comida nas ruas.
2) Bajan Black Cake
Uma sobremesa bastante conhecida na ilha é a Bajan Black Cake. Ela é comumente encontrada no Natal e leva frutas cristalizadas, uvas-passas, rum envelhecido, açúcar mascavo e uma variedade de especiarias, sendo um bolo muito saboroso e com um aroma profundo.
Além do período natalino, esse bolo também pode ser encontrado em muitos restaurantes, padarias e confeitarias ao redor da ilha que oferecem suas próprias versões dessa sobremesa. Sendo assim, é uma das comidas típicas mais imperdíveis de Barbados, sobretudo para os amantes dos doces!
3) Pepperpot
O Pepperpot é um guisado tradicional da ilha, apesar de ser típico da Guiana. Ele é feito com uma variedade de carnes (como porco, boi ou cordeiro) cozidas lentamente com legumes, especiarias (como pimenta da Jamaica) e cassareep (um molho feito de mandioca). Esse prato possui sabor acentuado e picante, sendo uma mistura harmoniosa de ingredientes.
Essa é uma das comidas típicas de Barbados que está associada, muitas vezes, às celebrações de Natal e às refeições familiares. Você poderá degustar o Pepperpot durante todo o ano, mas é especialmente prevalente durante a temporada festiva. É servido em restaurantes locais, durante eventos e em festividades especiais.
4) Macaroni Pie
O Macaroni Pie tem uma aparência muito atrativa e é uma herança da influência britânica na gastronomia de Barbados. Esse prato consiste em macarrão cozido, queijo cheddar, leite, ovos e uma variedade de temperos, tudo combinado até criar uma camada dourada e um interior cremoso.
Essa comida típica barbadense é uma explosão de sabor, sendo uma experiência gastronômica familiar e única. O Macaroni Pie pode ser encontrado em barracas na rua, restaurantes e até mesmo eventos. A simplicidade dos ingredientes torna esse prato perfeito para acompanhar com outras refeições.
5) Pudding and Souse
O Pudding and Souse é uma das comidas típicas de Barbados, consistindo em uma combinação de fatias de salsicha de porco em conserva, conhecida como “souse”, e um pudim feito com farinha de milho ou mandioca, gordura de porco, ervas, limão e pimenta. Esta refeição é uma mistura de sabores salgados, azedos e picantes, que se complementam de maneira incrível.
A salsicha de porco marinada é um elemento essencial nesse prato, pois absorve sabores do tempero, enquanto o pudim é equilibrado pelo toque do limão, criando uma grande experiência culinária. Você pode encontrar o Pudding and Souse em barracas de comida, restaurantes locais e até mesmo em algumas casas, pois ele é feito frequentemente pelos moradores locais.
Esse prato faz parte da cultura culinária da ilha, frequentemente apreciada como uma refeição única e deliciosa, valorizada por seu sabor único e pela tradição na história de Barbados.
6) Conkies
Semelhante à pamonha, quitute típico do nordeste brasileiro, os Conkies de Barbados são bolinhos tradicionais de Barbados feitos de uma mistura de milho, abóbora, coco, frutas cristalizadas e especiarias como noz-moscada e canela, tudo cozido em folhas de bananeira.
Esses bolinhos são preparados especialmente durante o Dia da Independência da ilha, em 30 de novembro. A combinação de ingredientes oferta uma incrível experiência que retrata bem a cultura e conexão que existe em Barbados.
Apesar dos Conkies serem comumente encontrados em datas festivas, eles também podem ser achados ocasionalmente em padarias ou lojas especializadas em culinária tradicional de Barbados durante outras épocas do ano.
7) Jug Jug
Outro prato que não pode faltar na lista das comidas típicas de Barbados é o Jug Jug. Ele combina feijão com arroz, cozidos com bacon, carne, geralmente frango ou porco, e diversas especiarias.
Os ingredientes são misturados e cozidos lentamente para criar uma textura bem interessante. Esse prato é uma expressão da culinária da ilha, oferecendo uma mistura única de sabores.
O Jug Jug pode ser encontrado em diversos locais, que vão desde pequenos restaurantes locais até celebrações festivas, assim como o Conkies. Esse prato é aclamado pelos moradores e visitantes, pois é uma representação autêntica da rica tradição culinária de Barbados.
Economize ao máximo na sua viagem a Barbados
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Barbados, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Barbados da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Barbados, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Barbados. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Dólar de Barbados: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Barbados, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Barbados para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!