Chegada ao aeroporto da Tailândia: Guia completo

Saiba o que fazer à chegada ao aeroporto da Tailândia, Suvarnabhumi (Bangkok). Ele é a principal porta de entrada ao país e neste guia completo resolvemos todas as suas dúvidas.

Chegada ao aeroporto da Tailândia: Guia completo

Saiba o que fazer à chegada ao aeroporto da Tailândia, Suvarnabhumi (Bangkok). Ele é a principal porta de entrada ao país e neste guia completo resolvemos todas as suas dúvidas.

1. Imigração: Documentos e procedimentos

Assim que desembarcar no aeroporto da Tailândia, siga as placas em inglês para a imigração (Immigration). E tenha em mãos:

  • Passaporte válido (mínimo de 6 meses de validade).
  • Comprovante de voo de saída (é sempre bom ter, caso seja solicitado).
  • Thai Health Pass
  • Formulário de imigração preenchido (fornecido no voo ou disponível no aeroporto por QRCODE). Prepare-se para filas, especialmente em horários de pico. Responda com clareza às perguntas do oficial, caso ele as faça. Muitas vezes eles vêm o formulário já preenchido e isso basta. Se eles pedirem, terá também de apresentar o comprovante de hospedagem ou itinerário.

2. Recolhendo a bagagem

Em segundo lugar, passar a imigração, o próximo passo a fazer ao chegar ao aeroporto da Tailândia e caso tenha bagagem de porão, é ir até à esteira correspondente ao seu voo para recolher as bagagens. As placas e monitores indicam o número da esteira correspondente a cada voo.

3. Alfândega

Depois de ter suas bagagens, o próximo passo é passar pela alfândega. Verá dois canais que terá de escolher caso tenha algo a declarar ou não.

  • Canal verde: passe por ele caso não tenha itens a declarar.
  • Canal vermelho: se estiver trazendo bens acima do permitido, terá de passar por esse. Evite carregar itens proibidos, como quantias elevadas de álcool ou cigarros, para evitar problemas.

4. Serviços no aeroporto

Uma vez passado a alfândega, estará oficialmente na Tailândia! Passará pelas portas que separam a área das chegadas do restante do aeroporto. É nessa parte que ficam alguns serviços como câmbio, aluguel de carro e chip de celular.

Câmbio e dinheiro

Como explicamos a fundo na matéria de como levar dinheiro para a Tailândia, evite trocar grandes quantias no aeroporto, pois as taxas podem ser menos vantajosas. Troque apenas o suficiente para ter no momento da chegada e troque o restante na cidade.

Chip de celular

  • O aeroporto tem wi-fi gratuito, por isso, se não tiver o seu chip ativado ou ainda não o tiver adquirido, pode usar o wifi para o que precisar fazer no celular (seja avisar a família de que chegou bem, pedir um Uber/Grab ou contactar com o transfer). Basta registrar seu e-mail para acesso temporário e estará conectado.
  • Depois, pode comprar SIM card nas lojas de operadoras como AIS, TrueMove ou Dtac, localizadas no piso de desembarque.

Mas a dica que sempre damos é que garanta o seu chip internacional com antecedência e ainda no Brasil, com esta empresa que recomendamos.  Ele garante internet de alta velocidade e estável, que funciona até em cidades e locais mais remotos.

Um diferencial deles é o atendimento da empresa, que é excelente. Eles são super prestativos, tanto que a empresa tem uma excelente nota no “Reclame Aqui”, com pouquíssimas reclamações. E outro diferencial é que você pode comprar ainda no Brasil, recebendo o seu chip em casa, e pagar em reais (com opção de pagar por PIX).

6. Transporte para o centro de Bangkok

O aeroporto Suvarnabhumi oferece diversas opções de transporte para o centro da cidade:

  • Airport Rail Link (ARL): Uma forma rápida e econômica de chegar à cidade. O trem conecta o aeroporto a estações centrais como Phaya Thai.
  • Táxis: Disponíveis no piso 1. O preço inclui uma taxa fixa e pedágios adicionais.
  • Ônibus: Alternativa econômica, mas menos prática, dependendo do horário e destino.
  • Grab / Uber: Aplicativos como Grab oferecem conveniência e transparência nos preços. A vantagem é que pode colocar lá o seu cartão e não precisará pagar em dinheiro. Além de ter a segurança de ser tudo feito pelo aplicativo. Outra dica é sempre usar o Grab como referência para ter uma noção dos preços das corridas e depois negociar pessoalmente com os condutores à saída do aeroporto.
Mapa do Aeroporto de Suvarnabhumi (BKK) até ao centro de Bangkok
  • Carro: Se a sua ideia é fazer um roteiro pela Tailândia, pode ser uma boa experiência alugar um carro para conhecer o país no seu próprio ritmo, sem depender de horários, e parando onde quiser.
  • Transfer: contratar um transfer é simples e pode ser feito antes de embarcar, desde o conforto de sua casa ou pelo seu celular em qualquer lugar que esteja. Portanto, indicamos um site para contratar o transfer, que é o mesmo que usamos para comprar os passeios: este site incrível.

Passo a passo para contratar o Transfer:

  1. Acesse o site de Transfer: Entre no site que citamos acima.
  2. Escolha a cidade: Uma vez no site poderá escolher em qual cidade quer contratar o serviço. Se for Bangkok, por exemplo, clique aqui para ir direto à página dos transfers em Bangkok.
  3. Informe os dados do seu voo: Preencha os campos com as seguintes informações: onde você chega (centro da cidade, aeroportos ou porto de Bangkok), para onde você vai (centro da cidade, aeroportos ou porto de Bangkok), data de chegada, horário de chegada, número de pessoas e se quer o serviço de ida e volta.
  4. Escolha o tipo de veículo: Depois de preencher os seus dados, o site irá fazer uma pesquisa dos veículos disponíveis. Pode ser carro de 3 lugares, Van e até Miniônibus.
  5. Finalize a reserva: Depois de escolher o tipo de veículo e confirmar as informações, finalize sua reserva. Você verá o valor total, que já inclui todos os impostos e taxas, evitando surpresas ao fim. Insira seus dados pessoais e faça o pagamento de forma segura.
  6. Receba a confirmação: Após concluir o pagamento, você receberá um e-mail de confirmação com todos os detalhes da sua reserva, incluindo o nome do motorista ou empresa, o número de contato e o ponto de encontro no aeroporto.
Passo a passo para contratar o Transfer

Economize ao máximo na sua viagem à Tailândia:

Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!

Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Tailândia, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!

Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Tailândia da forma mais barata e segura.

Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no país. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Tailândia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.

Passagem aérea: descubra as melhores dicas para achar uma passagem aérea barata para a Tailândia.

Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Então, já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!

Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar na Tailândia para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.

Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, por isso é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.