Na dúvida sobre quais cidades perto de Zagreb que vale a pena conhecer? Preparamos uma lista com cinco destinos para te ajudar!
Karlovac, Croácia – 55 km (45 minutos)
Karlovac foi fundada para, no século XVI, servir como uma fortaleza para proteger a região dos otomanos. Ela é apelidada de Cidade dos Quatro Rios porque quatro diferentes leitos a atravessam. Geralmente, inclusive, é possível nadar nas águas desses rios. Por isso, é um ótimo destino para quem gosta de atividades ao ar livre.
Além disso, Karlovac tem uma história muito rica. No Museu de Karlovac, que fica em um belo castelo, você vai poder conhecer mais dessa história, além de ter uma vista deslumbrante de toda a cidade. Além disso, lá fica um aquário de água doce chamado Aquatika que vale muito a pena conhecer. Karlovac fica no caminho para os lagos Plitvice, então muitas pessoas aproveitam para conhecer os dois locais no mesmo dia.
Varaždin, Croácia – 90 km (1 hora)
Varaždin é uma cidade muito charmosa que é apelidada de “Pequena Viena”. Conhecida pela predominante arquitetura barroca, com suas ruas de paralelepípedos e uma rica herança cultural, é um destino perto de Zagreb que vale a pena conhecer.
O Castelo de Varaždin, que fica localizado no centro da cidade, é um dos pontos turísticos de destaque, junto com a prefeitura e várias igrejas barrocas. Varaždin também é famosa por seu festival anual de música barroca e pelo Špancirfest, um evento de rua que combina música, teatro e artesanato.
Liubliana, Eslovênia – 140 km (1 hora e 40 minutos)
Liubliana é a capital da Eslovênia e fica super pertinho de Zagreb. É uma cidade que fica situada às margens do rio Ljubljanica e é muito conhecida pela mistura de arquitetura de estilo art nouveau e barroco, natureza e espaços artísticos.
O Castelo de Liubliana, que fica localizado no topo de uma colina, oferece uma vista panorâmica impressionante de toda a cidade e é um dos pontos turísticos mais emblemáticos que você vai visitar. As ruas de paralelepípedos do centro histórico, fechadas ao trânsito de veículos, são repletas de cafés, galerias de arte, museus e lojas.
Além disso, Liubliana também é reconhecida por seu ambiente verde e sustentável, sendo muitas vezes classificada como uma das capitais mais ecológicas da Europa. O enorme Parque Tivoli, que é o maior da cidade, é parada obrigatória.
Se você gostar de andar de bike, faça um tour pedalando pela cidade. É uma forma super divertida de conhecer desde a parte medieval da cidade até a abundante natureza do parque Tivoli. Dá para reservar aqui.
Se você tiver mais tempo e puder fazer passeios para além de um bate e volta, vale a pena dar uma olhada na nossa sugestão de roteiro de 15 dias pela Croácia. Montamos um planejamento bastante completo que inclui Zagreb.
Lagos Plitvice, Croácia – 130 km (2 horas)
O aglomerado de Lagos Plitvice fica em um Parque Nacional na Croácia e é classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO. Considerado um dos destinos naturais mais lindos da Europa, o local é famoso por suas águas cristalinas em tons de verde e azul, pelas cascatas deslumbrantes e pela biodiversidade. Com uma rede de trilhas bastante conservadas e passarelas de madeira que se espalham por entre os lagos e florestas, Plitvice é um verdadeiro paraíso.
Dentro da reserva protegida, você verá dezesseis lagos diferentes, além de muito verde e cachoeiras. Nós preparamos um guia completo sobre os Lagos Plitvice com tudo que você precisa saber antes de ir para lá.
Dica: reserve um carro
Se você pretende explorar diferentes cidades dentro da Croácia e até em outros países próximos, vale muito a penar alugar um carro. Além da comodidade, você conseguirá personalizar melhor o roteiro, já que fica possível ir parando durante os trajetos. Outro bônus é a paisagem, que costuma ser deslumbrante nos percursos pela Croácia.
Para achar o melhor preço, a gente usa nas nossas viagens comparadores de preço. É uma ferramenta que ajuda demais, porque já faz o trabalho de procurar todas as opções disponíveis por nós. Os nossos preferidos são:
- O deste link é brasileiro. Por isso, o pagamento é feito reais e sem a cobrança de IOF. Além disso, dá para parcelar em até 12 vezes.
- Já este daqui é internacional e, por isso, conta com mais opções de empresas. Como é um sistema global, não dá para dividir o valor.
Economize ao máximo na sua viagem para Croácia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Antes de mais nada, leia a nossa matéria de como viajar barato para a Croácia, porque nela você vai encontrar todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Croácia da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar dentro do país e também para visitar países próximos. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Croácia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Croácia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem e todas as vezes em que for necessário, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Zagreb para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro. Por isso, é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos sempre que necessário. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!