Saiba como é o clima e a temperatura em Bogotá! Planeje sua viagem com as principais dicas:
Como é o clima anual de Bogotá?
Bogotá, a capital colombiana, é conhecida por ter o clima de altitude equilibrado e previsível ao longo do ano. Localizada a cerca de 2.640 metros acima do nível do mar, a cidade conta com temperaturas amenas, oscilando entre 8°C e 18°C, como você poderá notar no gráfico que dispomos abaixo.
Vale constar que as estações dão um toque especial à experiência climática da cidade: de dezembro a março e julho a agosto, Bogotá atravessa a temporada mais seca, oferecendo dias de sol e menos chuvas.
Nos meses seguintes, ocorre a estação chuvosa, com chuvas mais frequentes, mas raramente intensas. O clima e a temperatura tornam Bogotá um destino agradável para visitar durante todo o ano, convidando você a explorar a rica cultura e história da cidade em diversas épocas!
Verão em Bogotá
Para conhecer melhor como é o clima e a temperatura em Bogotá, é importante saber das estações por lá. No verão, que acontece entre os meses de dezembro e março e coincide com a alta temporada, a capital colombiana conta com um clima mais seco e ensolarado, com temperaturas agradáveis durante o dia, oscilando entre 14°C e 20°C.
Sendo assim, o calorzinho do verão colombiano é ideal para explorar os parques da cidade, como o Parque Metropolitano Simón Bolívar, e participar de eventos imperdíveis, como o Festival Ibero-americano de Teatro, que transforma a cidade em um palco de expressão artística e cultural, e o Festival de Verão de Bogotá, repleto de música, dança e sabores locais.
Ademais, essa estação também irá viabilizar sua ida aos pontos turísticos icônicos, como o Cerro Monserrate, que oferece uma vista deslumbrante da cidade. Para desfrutar plenamente do verão em Bogotá, leve roupas leves, protetor solar, óculos de sol e um agasalho leve para as noites mais frescas. Uma mochila confortável e uma garrafa de água.
Primavera e outono
Já as estações de primavera e outono em Bogotá acontecem nos meses de abril a junho e setembro a novembro, respectivamente, oferecendo uma mistura encantadora de clima agradável e uma série de eventos culturais e festivais locais.
Com temperaturas variando entre 13°C e 19°C, essas estações proporcionam um clima ameno e agradável, ideal para explorar os parques da cidade, como o Parque de Usaquén, e participar de eventos como o Festival de Jazz de Bogotá, que traz melodias muito típicas da cidade.
Esses períodos são ideais para descobrir a riqueza histórica de Bogotá através de visitas aos museus e pontos turísticos emblemáticos, como a Praça Bolívar e o Museu Nacional da Colômbia. Além disso, a calmaria e baixa movimentação dessas estações permite explorar os mercados locais, como o Mercado de las Pulgas de San Alejo, onde é possível encontrar itens únicos e desfrutar da culinária tradicional.
A nossa dica para você desfrutar plenamente da primavera e do outono em Bogotá é levar roupas leves e agasalhos com tecidos menos encorpados para as noites mais frescas, juntamente com um guarda-chuva, já que chuvas ocasionais podem acontecer durante esses meses.
Inverno em Bogotá
O inverno, em contrapartida das estações que falamos acima, ocorre entre os meses de junho a agosto, caracterizado por temperaturas mais frescas durante o dia, variando entre 13°C e 19°C, e noites mais frias. Apesar do clima mais ameno, você pode fazer diversas coisas na cidade, como explorar a arquitetura e a cultura local, passeando pela Candelaria e descobrindo os museus da cidade, a exemplo do Museu do Ouro e o Museu Botero.
Além do mais, também há festivais locais de música e arte que oferecem uma visão mais clara da arte colombiana. Você também poderá visitar o mercado de Paloquemao e se deliciar com a diversidade de frutas frescas e produtos locais.
Nessa estação, recomendamos que leve roupas mais quentes, como casacos, cachecóis e gorros, além de sapatos confortáveis para caminhar pela cidade. Uma mochila leve, contendo um guarda-chuva e um agasalho extra, pode ser bem útil para enfrentar as chuvas repentinas e as noites mais frias.
Alta temporada em Bogotá
Quando ir para Bogotá? A alta temporada dá ainda mais cores e vida para a cidade e pode ser uma boa escolha caso você queira uma viagem mais animada.
Entre os meses de dezembro a julho ocorre o período em que há o maior fluxo de turistas ansiosos para explorar a cultura local e tudo o que esse destino oferece. Durante esses meses, você terá a oportunidade de participar de eventos como o Festival Ibero-americano de Teatro, que transforma a cidade em um palco de espetáculos teatrais de renome internacional.
Além disso, o Festival de Verão de Bogotá, em agosto, oferece uma mistura empolgante de música, dança e gastronomia típica. Por lá, as opções são vastas, ou seja, será possível explorar os museus renomados, como o Museu do Ouro e o Museu Botero, até caminhar pelo bairro da Candelaria, com suas ruas de paralelepípedos e arquitetura colonial.
A principal dica desse período é levar roupas leves e algum agasalho para usar à noite; tendo em vista que as temperaturas são mais amenas durante o dia e variam entre 14°C e 20°C, podendo cair durante as noites.
Ademais, também vale a pena levar uma mochila leve com protetor solar, óculos de sol e um guarda-chuva compacto, pois esses acessórios podem ser grandes aliados para aproveitar ao máximo essa temporada encantadora em Bogotá!
Inclusive, por se tratar da alta temporada, é natural que os valores dos itens essenciais de viagem subam, a exemplo das passagens, hospedagens e passeios. No entanto, aqui te damos dicas valiosas para viajar para Bogotá economizando muito em qualquer época do ano, basta clicar e conferir.
Baixa temporada em Bogotá
Já se você almeja uma viagem mais econômica, viajar entre os meses da baixa temporada pode ser uma boa escolha. Em Bogotá, esse período acontece nos meses de maio a novembro, ofertando uma experiência mais tranquila e passeios sem tanta agitação.
O lado positivo é que com menos multidões é possível explorar a capital colombiana com mais leveza. Você poderá participar de eventos culturais menores, como festivais locais e exposições de arte. Além do mais, é o momento ideal para mergulhar na arte e na história nos museus da cidade, como o Museu Nacional da Colômbia, e apreciar as cores e formas únicas no Mercado de Pulgas de San Alejo.
As temperaturas durante a baixa temporada variam entre 13°C e 19°C, então é aconselhável levar roupas leves, mas também peças mais quentes para usar à noite. Vale dizer que, por se tratar da baixa temporada, é comum que os valores das passagens, hospedagens e demais itens essenciais de viagem fiquem mais baixos.
Economize ao máximo na sua viagem ao Colômbia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Colômbia, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Colômbia da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Colômbia, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Colômbia. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Colômbia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Cartagena na Colômbia, por exemplo, para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel de qualquer cidade!
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!