
Entenda como é o clima e temperatura no Chile. Essas informações são essenciais para que você consiga programar a viagem da melhor forma.
Sobre o clima e a temperatura no Chile
O clima e a temperatura no Chile são caracterizados por uma enorme diversidade devido à extensão longitudinal e às variações de altitude do país. Ou seja, por lá, você pode encontrar desde desertos e praias até montanhas cobertas por neve e florestas úmidas.
Essa diversidade climática faz com que o Chile seja um destino que pode ser visitado durante todo o ano, já que conta com atrações diversas para os mais diferentes tipos de gostos. Mas, mesmo assim, é importante saber o clima específico de cada região na hora de planejar a viagem.
Por isso, abaixo, resolvemos detalhar como funciona o clima e a temperatura nas três grandes regiões naturais em que se divide o Chile. Confira:
1. Região norte do Chile: clima desértico
No norte do Chile, onde fica o Deserto do Atacama e as regiões de Arica e Parinacota, Tarapacá e Antofagasta, prevalece o clima desértico. Essa é uma das áreas mais secas do mundo, com a média anual de precipitação extremamente baixa.
Durante o verão no norte chileno, as temperaturas variam entre 22 °C e 27 °C na parte do dia, enquanto à noite caem bastante, podendo chegar a 10 °C ou até menos. Já no inverno, as máximas giram em torno de 16 °C a 20 °C, com temperaturas noturnas entre 0 °C e 8 °C. Esse contraste diário pode assustar alguns turistas, mas é muito típico das áreas desérticas.
2. Região central do Chile: clima mediterrâneo e temperado
A zona central do Chile, onde estão localizadas as cidades de Santiago, Valparaíso e a região de O’Higgins, tem um clima mediterrâneo. Sendo assim, por lá, os verões costumam ser quentes e secos; já os invernos, úmidos e frios.
E sobre as temperaturas, no verão (de dezembro a fevereiro), elas ficam entre 25 °C e 35 °C. Em contrapartida, no inverno (de junho a agosto), elas são mais amenas, variando entre 10 °C e 15 °C durante o dia e de 3 °C a 7 °C à noite.
Além disso, para os turistas que estão viajando para a região central na intenção de esquiar no Chile, saiba que julho é o auge da temporada de esqui por lá. Assim, temos certeza que você vai se divertir muito nas estações próximas a Santiago, como o Valle Nevado e Farellones, onde o clima frio e a ocorrência de neve é constante nessa época.
3. Região sul do Chile: clima temperado oceânico
Seguindo com estas informações sobre o clima e temperatura no Chile, descendo para o sul, temos o clima temperado oceânico, com os termômetros mais moderados e a umidade alta. Além disso, o alto índice de chuva contribui para as paisagens verdes e as florestas densas, que tornam essa região super popular entre os turistas fãs do ecoturismo e das atividades ao ar livre.
Para você ter uma breve noção, as regiões de Maule até a Região de Los Lagos, incluindo cidades como Valdivia e Puerto Montt, apresentam verões entre 16 °C e 24 °C. Já os invernos são mais chuvosos e úmidos, com temperaturas entre 5 °C e 10 °C.
Extremo sul do Chile: clima subpolar
E ao falarmos sobre as regiões do Chile, achamos importante trazer, também, as características do extremo sul do Chile, que cobre áreas como Punta Arenas, a Ilha de Chiloé e a Patagônia. Pois bem, por lá, o clima é caracterizado como subpolar (devido à grande altitude), sendo marcado por temperaturas baixas e ventos intensos.
O verão, de novembro a março, é a estação mais amena, com temperaturas que variam de 8 °C a 18 °C. Porém, durante o inverno, o frio se intensifica, sendo que os termômetros tendem a variar de 0 °C a 8 °C, e algumas áreas da Patagônia marcam graus ainda mais baixos.
IMPORTANTE: para uma viagem ao Chile, o seguro viagem e o chip de celular são dois itens indispensáveis. Existem duas empresas que vendem eles muito mais baratos e são ótimas. Nós sempre compramos por lá e, além de economizar, nunca tivemos problemas. Vamos deixar os sites para quem quiser conferir: chip e seguro viagem.
E os Arquipélagos e as Ilhas do Chile?
Além do continente, o Chile também inclui ilhas de climas variados. A Ilha de Páscoa, por exemplo, localizada no Oceano Pacífico, possui um clima tipicamente subtropical, com temperaturas que oscilam de 18 °C a 28 °C, sem variações extremas entre as estações.
Já o Arquipélago Juan Fernández tem o clima temperado oceânico, com verões agradáveis e invernos moderados, o que proporciona uma visita confortável em quase qualquer época do ano.
Agora, conheça três excelentes meses para ir ao Chile
1. Setembro (Primavera)
Prós: setembro é o mês que marca o início da primavera no país e, por isso, as temperaturas começam a ficar mais amenas e a natureza começa a florescer em várias regiões. Além disso, esse mês coincide com o feriado das Fiestas Patrias, onde os chilenos comemoram o início do processo de independência da Coroa Espanhola.
Contras: apesar do clima ser muito agradável em setembro, é importante que você se planeje muito bem, devido ao aumento da procura por hospedagens em torno das celebrações das Fiestas Patrias.
Principais atrativos:
- Visitar as estações de esqui: embora a temporada de esqui esteja chegando ao fim em setembro, você ainda pode aproveitar a neve em locais como o Valle Nevado e Farellones, por exemplo.
- Explorar Santiago: o clima ameno de setembro é perfeito para explorar a capital chilena. Você pode fazer um tour pelo Centro Histórico, passando por pontos turísticos como a Plaza de Armas, o Palácio de La Moneda e o Cerro San Cristóbal.
- Degustar vinhos: o mês de setembro é uma excelente oportunidade para visitar as vinícolas chilenas, como a Vinícola Emiliana, a Vinícola Miguel Torres e a Vinícola San Pedro.
- Celebrar as Fiestas Patrias: no dia 18 de setembro, o Chile comemora sua independência com as Fiestas Patrias, um feriado repleto de festas, churrascos e apresentações de dança típica. Ou seja, é uma ótima oportunidade para vivenciar a cultura local e experimentar comidas tradicionais.
- Apreciar a natureza: as cidades costeiras de Valparaíso e Viña del Mar, por exemplo, são ótimas para passeios em setembro. Além disso, você também pode visitar Cajón del Maipo, onde a beleza natural é única.
2. Janeiro (Verão)
Prós: ideal para explorar a Patagônia e o sul do Chile, onde o verão proporciona dias longos, temperaturas agradáveis e acessibilidade às trilhas. Este é, também, o melhor período para visitar as praias e o Deserto do Atacama, com clima seco e céu claro.
Contras: em janeiro, a alta temporada tende a aumentar os preços de todos os itens de viagem e, também, a lotar algumas das atrações turísticas populares. Além disso, o calor pode ser muito intenso em algumas cidades, chegando aos 30 °C.
Principais atrativos:
- Conhecer as praias: janeiro é um ótimo momento para você conhecer as praias do Chile. Em Viña del Mar e Valparaíso, por exemplo, dá para relaxar ao sol e à beira-mar, nadar ou até se aventurar nos esportes aquáticos, como o stand-up paddle e o surf.
- Explorar as cidades chilenas: as principais cidades turísticas do Chile são repletas de parques e áreas ao ar livre. Ou seja, no verão, elas se tornam o local perfeito para caminhadas e passeios de bicicleta.
- Curtir os eventos e festivais: janeiro também é um mês movimentado em termos culturais. O
Festival Internacional Santiago a Mil é um ótimo exemplo, já que ele acontece em janeiro e leva teatro, dança e música à cidade de Santiago. - Aventuras na Natureza: a Cordilheira dos Andes é um excelente local para você conhecer em janeiro, pois, sem a neve, as trilhas ficam acessíveis para explorar a beleza natural da região. Então, estando lá, faça caminhadas, piqueniques e cavalgadas em meio a paisagens deslumbrantes.
IMPORTANTE: caso você ainda não saiba onde vai se hospedar, temos certeza que esse Pesquisador de Hotéis vai ajudar você a achar ótimas hospedagens, com preços incríveis e na região que você quiser.
Nós sempre usamos ele, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo. E por ele ter todas as hospedagens do Chile e do mundo nas suas pesquisas, os preços são imbatíveis, pela forte negociação que faz com os hotéis.
3. Julho (Inverno)
Prós: sem dúvidas, a neve. Os turistas amam viajar até as cidades em que neva no Chile neste período, para curtir tudo que elas têm a oferecer. Além disso, julho é um excelente mês para quem quer curtir as estações de esqui. Então, dá para aproveitar bastante.
Contras: no inverno, o frio e as possíveis nevascas tornam algumas áreas remotas menos acessíveis, especialmente no sul do país.
Principais atrativos:
- Esquiar e curtir a neve: as estações de esqui do Chile oferecem excelentes condições para a prática dos esportes na neve. Há pistas para todos os níveis, além de atividades como tirolesas e áreas para as crianças.
- Conhecer Nevados de Chillán: este é o local que combina esqui com relaxamento nas águas termais aquecidas naturalmente. A estação possui 35 pistas, incluindo a famosa Três Marias, ideal para esportes de inverno e descanso em meio à natureza.
IMPORTANTE: agora que você já leu todas as informações sobre o clima e temperatura no Chile, saiba que, para entrar em muitos pontos turísticos, é necessário adquirir um ingresso. E, para isso, nós indicamos comprar antecipadamente e pela Internet. Nós comprando tudo neste site e gostamos muito.
Economize ao máximo na sua viagem ao Chile:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o Chile, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Chile da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Chile, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Chile. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Chile, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar no Chile para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!