Saiba quais são as comidas típicas do Chile e já as coloque no seu roteiro gastronômico pelo país! Mostramos desde os pratos mais elaborados até os quitutes de rua.
Empanadas chilenas
As empanadas são tão famosas na Argentina quanto no Chile. Elas são super gostosas e populares, e podemos comparar até com a nossa famosa coxinha.
Esse salgado pode ser feito frito e assado com diversos recheios. Os sabores são: carne, queijo, frango, frutos do mar, cebola e vegetariana.
Além disso, a mais tradicional é a empanada de pinho, que leva carne moída, azeitona, ovo, cebola e às vezes uva passa.
As empanadas podem ser encontradas facilmente em vários lugares do Chile. Caso esteja em Santiago você pode encontrar em restaurantes espalhados pela cidade e no Mercado Central.
Pastel de Choclo do Chile
Outra comida super típica do Chile que você não pode deixar de experimentar é o pastel de choclo, que veio da região da Cordilheira dos Andes.
Uma observação é não se enganar com o nome, pois esse pastel não possui semelhança com o que conhecemos no Brasil. Ele se parece bem mais com um escondidinho frito.
O prato é feito com uma massa de milho meio adocicada, que tem como recheio carne moída ou frango temperados com azeitonas, ovos, passas, e entre outros ingredientes.
Além disso, ele é assado e geralmente vem servido em um prato de barro fundo. Vale a pena experimentar!
Congrio Rosa
Uma comida muito encontrada nos restaurantes chilenos, sobretudo os da costa do país e da capital, é o congrio rosa, que é um peixe típico do Pacífico.
É um prato versátil que pode ser preparado com várias formas distintas, como grelhado, assado e dentro de um caldo.
Geralmente ele vem com azeite chileno, batatas, legumes e outros frutos do mar. Além do mais, o congrio pode ser vermelho e negro, embora o mais tradicional seja o rosa.
Lomo a lo Pobre no Chile
Essa é uma das comidas típicas do Chile que mais se assemelha a um prato brasileiro. O Lomo a lo Pobre, conhecido também como bistec, é uma receita bem prática e simples.
Ela leva uma carne de boi ou frango frito acompanhada por batatas fritas, ovo frito com gema mole e cebola frita.
É um prato bastante calórico, no entanto é muito querido e agrada vários turistas.
Ceviche chileno
Apesar do ceviche ser um prato típico do Peru, ele é bastante popular no Chile.
A receita consiste em um peixe cru, branco ou salmão, marinado em suco de limão, mariscos, cebola, pimentão, coentro e pimenta.
Para experimentar essa iguaria, recomendamos que você vá para o Mercado Central de Santiago, pois é ótimo provar esse prato com ingredientes frescos.
Mas caso esteja em outras cidades do Chile, não será difícil encontra-la em restaurantes locais.
Completo chileno
Se você gosta do famoso cachorro-quente e variações dele, deve experimentar o completo.
Ele leva pão, salsicha em conserva frita e recheios como: legumes em conserva, repolho e picles, maionese, tomates picados e palta, que é um purê de abacate salgado.
Além disso, pela fama desse prato, existem diversas variações do completo no Chile. E essa é uma comida ideal para quem quer experimentar algo tradicional, de forma rápida e barata.
Pisco sour
No Brasil a caipirinha é bem conhecida e aclamada. No Chile, eles têm o pisco sour.
A bebida, assim como o ceviche, é típica do Peru, mas foi adotada pelos chilenos. A mistura consiste em aguardente de uva com limão, açúcar, clara de ovo batida, angostura e gelo.
Portanto, quando estiver no Chile, experimente os vinhos locais e o pisco para uma boa imersão chilena.
Veja mais dicas e economize em sua viagem!
Economize ao máximo na sua viagem ao Chile:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o Chile, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Chile da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Chile, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Chile. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Chile, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar no Chile para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!