Saiba como andar em Budapeste, conheça os meios de transporte disponíveis e desbrave a cidade durante sua estadia!
O que saber sobre os transportes em Budapeste
O transporte público em Budapeste funciona bastante bem e pode ser uma ótima opção para quem quer economizar. Você pode andar de bonde, metrô, ônibus, trem, funicular e trólebus. Esses meios de transporte cobrem a cidade inteira, sendo muito mais fácil andar por Budapeste. Você pode adquirir suas passagens nestas máquinas abaixo:
A passagem única custa 450 HUF, porém há tickets que podem ser vendidos pelo tempo de uso, como o de 30 minutos, que custa 530 HUF, e o de 90 minutos, que custa 750 HUF. Caso você prefira, ainda há a opção de adqurir tickets com duração de 24h e 72h, que custam 2.500 HUF e 5.500 HUF, respectivamente.
Para economizar bastante para andar pela cidade, você pode realizar o Budapest Card, que permite que você tenha passagens ilimitadas para andar de transporte público. Além disso, ele também te dá acesso gratuito aos principais museus e descontos em atrações turísticas. Conheça todos os benefícios clicando aqui.
Conheça os meios de transporte público para andar em Budapeste:
Bonde em Budapeste
Os bondes podem ser uma boa alternativa para quem está visitando Budapeste, pois enquanto você viaja, pode ver a cidade pelas janelas durante o trajeto. Os bondes funcionam das 4h30 às 23h e as linhas mais importantes passam a cada 5 a 10 minutos.
Metrô em Budapeste
O metrô de Budapeste percorre boa parte da cidade e pode te ajudar a fazer trajetos de forma mais rápida, já que evitará o trânsito. Funciona das 4h30 às 23h, com uma frequência que varia entre 2 a 15 minutos. É importante recordar que a passagem deve ser validada antes de entrar no metrô.
Confira abaixo as linhas da cidade:
- Linha 1: vai de Vörösmarty tér até Mexikói út, sendo a linha mais importante para percorrer os pontos turísticos da cidade.
- Linha 2: inicia em Déli Pályaudvar e vai até Örs vezér tere.
- Linha 3: para quem chega no aeroporto e quer ir para o centro de Budapeste de metrô, pode ser uma boa opção, já que há uma estação bem próxima.
- Linha 4: une as principais estações de trem da cidade, Kelenföld e Budapest-Keleti.
Ônibus em Budapeste
Os ônibus de Budapeste conta com mais de 200 linhas que funcionam das 4h30 às 23h, tendo uma frequência de 10 a 20 minutos. Porém, durante a noite há horários reduzidos entre 23h às 5h.
Funicular em Budapeste
O funicular poderá ser utilizado em um trajeto: da Praça Clark Ádam até o Castelo de Buda, que fica em uma colina. Vale a pena utilizá-lo para evitar o íngreme trajeto até o ponto turístico mais icônico da cidade.
Trolébus em Budapeste
Para quem não sabe, o trolébus é uma mistura de ônibus e bonde, sendo bastante populares em Budapeste. É um transporte mais lento que o ônibus, mas ainda assim, vale a pena utilizá-los por sua boa cobertura pela cidade.
Trem em Budapeste
O trem pode ser a melhor forma de se locomover desde o centro de Budapeste para zonas mais afastadas da cidade. As linhas funcionam das 4h30 à meia-noite, tendo uma frequência entre 10 a 30 minutos.
Eurail Pass em Budapeste
Para aqueles que planejam viajar por países vizinhos da Hungria, como parte de uma aventura ferroviária pela Europa, existe o Eurail Pass. Esse passe oferece flexibilidade, permitindo que os viajantes escolham de 3 a 8 dias de viagem.
Com ele, você pode explorar rotas de trem em até 33 países e, em alguns casos, até mesmo utilizar ferries em determinados locais. É uma ótima maneira de se locomover pela região com comodidade e versatilidade.
Transportes privados em Budapeste
Para quem não quer utilizar o transporte público, também pode pensar em alugar um carro durante a estadia ou também pode utilizar táxis ou Uber. Saiba mais abaixo:
Aluguel de carro em Budapeste
A melhor forma de fazer um aluguel de carros economizando MUITO é contratando o serviço com antecedência e pela internet. Para te ajudar nisso, há alguns comparadores de preços de carros. Nós que já viajamos muito e pesquisamos bastante sobre o assunto por anos, recomendamos sempre em nossas matérias este comparador de aluguel de carros.
Nele, você só precisa ir preenchendo os campos e em poucos segundos você terá todas as opções de aluguel de carro nas melhores empresas, a partir disso, é só escolher a mais barata. Eles também parcelam em até 12 vezes sem juros e, pelo pagamento ser feito em reais, você não paga o IOF de 6%.
Outra recomendação nossa é este outro comparador de preços de aluguel de carros, ele é o maior do mundo e é bem semelhante ao anterior. A diferença é que ele busca mais empresas e achando preços mais baratos do que o outro.
Além disso, o sistema dele é internacional, por isso com ele não é possível parcelar o valor, mas muitas empresas te dão a opção de pagar na hora, o que já ajuda. Nós recomendamos que você utilize os dois comparadores e veja qual atenderá melhor as suas necessidades.
Táxi/Uber em Budapeste
Tanto os táxis como a Uber funcionam normalmente em Budapeste. No entanto, os táxis podem ter tarifas consideravelmente mais elevadas quando comparadas com a Uber. A ampla cobertura dos meios de transporte públicos facilita a economia, mas em casos de imprevistos como chuva ou por conforto mesmo, o uso do aplicativo da Uber pode ser uma opção.
- No nosso canal do YouTube, você poderá ver mais dicas de Budapeste e outros destinos do mundo.
Economize ao máximo na sua viagem para Budapeste
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como economizar muito em Budapeste, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios em Budapeste, da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Hungria e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Budapeste. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Dinheiro: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Budapeste, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Budapeste para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um, do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!