Descubra como conhecer os Lagos Plitvice, um dos lugares mais lindos não só da Croácia, mas de toda a Europa. Preparamos um guia completo com tudo que você precisa saber!
Como é o passeio
O conjunto de Lagos Plitvice, localizado em um Parque Nacional na Croácia, é um dos destinos naturais mais espetaculares da Europa. Considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, o local é famoso por suas águas cristalinas em tons de verde e azul, pelas cascatas deslumbrantes e pela biodiversidade. Com uma rede de trilhas bem mantidas e passarelas de madeira que se espalham por entre os lagos e florestas, Plitvice é um verdadeiro paraíso.
Dentro da reserva protegida, você poderá conhecer dezesseis lagos diferentes, além de florestas, cachoeiras e colinas. Depois de caminhar pelas trilhas e passarelas, você fará um passeio de barco para ver a paisagem a partir de outros ângulos, enquanto um guia vai te contar mais sobre a fauna e a flora local.
Como chegar
A melhor forma para conhecer os Lagos Plitvice é contratando um passeio com antecedência, assim você evita preços abusivos e, nas épocas mais cheias, ficar sem vaga com as melhores empresas. Além disso, na companhia de um guia experiente, você vai conhecer o local de forma mais completa e descobrir detalhes que apenas os locais sabem.
Existem passeios a partir de praticamente todas as principais cidades turísticas da Croácia. Saindo de Split ou saindo de Trogir, o passeio leva ao todo 12 horas. Se você for fazer o passeio a partir de Zagreb ou a partir de Zadar, o tempo é mais curto e você vai precisar de aproximadamente 9 horas para completar o tour.
Melhor época para visitar os Lagos Plitvice
Os Lagos Plitvice podem ser visitados durante todo o ano, mas cada estação oferece uma experiência diferente:
- Primavera (abril a junho): as cascatas estão em seu pico por causa do derretimento da neve, e a vegetação fica mais colorida e exuberante.
- Verão (julho e agosto): é o período de alta temporada, com clima quente e dias longos. Pode ser bastante movimentado, então é ainda mais recomendado reservar o passeio com antecedência.
- Outono (setembro e outubro): por causa das cores de outono, a paleta de cores vai para tons de vermelho, laranja e dourado, com temperaturas mais amenas e menos turistas.
- Inverno (novembro a março): os lagos e cachoeiras podem congelar, criando paisagens de inverno mágicas. No entanto, algumas áreas podem estar fechadas.
Economize ao máximo na sua viagem para Croácia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Antes de mais nada, leia a nossa matéria de como viajar barato para a Croácia, porque nela você vai encontrar todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Croácia da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar dentro do país e também para visitar países próximos. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Croácia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Croácia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem e todas as vezes em que for necessário, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Zagreb para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro. Por isso, é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos sempre que necessário. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!