Sabia que algumas das principais cidades marroquinas estão conectadas por trilhos ferroviários? Veja detalhes de como é andar de trem no Marrocos e quais são os trajetos disponíveis:
Usar trem no Marrocos é uma boa opção?
A resposta resumida é: sim. Mas vamos entender com mais detalhes. A empresa estatal ONCF, que existe há mais de 50 anos, é a responsável por administrar o transporte ferroviário de pessoas no Marrocos. A malha ferroviária tem 3.600 km de extensão, com mais de 130 estações. Eles fazem cerca de duzentas viagens por dia! Os principais trechos são:
- Casablanca/Tanger: 2 horas e 10 minutos
- Marrakech/Casablanca: 3 horas e meia
- Casablanca/Fez: 4 horas
- Marrakech/Tanger: varia entre 5 a 9 horas, a depender de quantas paradas tiverem
- Marrakech/Fez: 6 horas e meia
O serviço é, de maneira geral, ótimo. Pontual, confortável e barato. Existem duas classes disponíveis. A primeira classe é mais confortável, com poltronas mais espaçosas e possibilidade de escolher assento, o que não tem na classe econômica.
Na classe mais premium também dá para levar a bagagem junto com você (não é preciso colocar no compartimento para malas). A diferença de preço não é muito significativa, então a gente recomenda muito que você compre a primeira classe.
Há banheiro para uso comum entre as duas classes e não é oferecido nenhum tipo de lanche. Existe a opção de fazer viagens noturnas, com cama para você dormir enquanto viaja, mas é difícil conseguir lugar, então se planeje e compre com antecedência! Já, já, mais abaixo, vamos te explicar como adquirir a sua passagem.
Fique atento a duas coisas importantes: às vezes, existe mais de uma estação por cidade e nem sempre as viagens são diretas! Por isso, fique de olho no seu destino. Em Casablanca, por exemplo, tem três estações diferentes (a Casa Voyageurs, a Casa Oasis e a Casa Port).
Além disso, muitas vezes as viagens tem baldeação, ou seja, você precisa desembarcar em uma estação e subir em outro trem para chegar ao destino final. É o que ocorre no trecho Marrakech/Tânger. Vem tudo explicadinho no bilhete.
E seja rápido! Os trens ficam poucos minutos estacionados. Vá acompanhando a sinalização e, quando estiver perto do momento do desembarque, já vá se posicionando no corredor.
Como comprar?
A ONCF tem um site no qual é possível adquirir a passagem com antecedência. Nele, você consegue ver detalhes, como horários de partida e chegada e trajetos disponíveis. Nem todas as estações se conectam. Isso quer dizer que muitas vezes você vai ter que ir para uma estação específica dentre todas as disponíveis na cidade.
Vale dizer que o site é um pouco instável de se acessar a partir do Brasil. Caso não esteja funcionando quando você for comprar, deixe para adquirir seu ticket pessoalmente. Se possível, faça a compra assim que chegar ao país, mesmo que o embarque no trem só vá acontecer em alguns dias, assim você evita qualquer problema.
Existem dois tipos de tarifa: flexível e não flexível. O primeiro tipo permite remarcar e cancelar e acaba saindo mais caro. Falando em preços, eles variam de acordo com o trajeto e classe, mas de maneira geral se paga bastante barato para viajar de trem pelo Marrocos.
Para achar a estação correspondente ao seu embarque, use aplicativos de mapa em tempo real. Para isso, você vai precisar de internet. A gente recomenda muito adquirir um chip com acesso ilimitado, como a gente faz em todas as nossas viagens. Assim você consegue se locomover sem perrengue e também falar com qualquer pessoa a qualquer momento. O que a gente mais gosta é esse aqui, que oferece conexão estável e rápida em qualquer lugar do mundo.
Economize ao máximo na sua viagem a Marrakech
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Marrakech, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Marrakech da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Marrocos, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Marrakech. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Dirham Marroquí: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Marrakech, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Marrakech para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar um pelo melhor preço!