Veja como é o clima de San Pedro Atacama! Saber de antemão como ocorrem as estações na região é algo fundamental para para a sua viagem. Confira:
Como é o verão em San Pedro Atacama?
Esse período vai de dezembro até fevereiro e é a época mais quente na cidade, quando as temperaturas atingem os 29ºC e mínimas de 9ºC durante a noite.
É importante ressaltar que, no deserto, as temperaturas caem muito mais depressa. Isso vale para toda a região do Atacama, especialmente para os passeios até lugares mais afastados – e como eles costumam começar cedo, é importante levar casacos ainda que a previsão seja de sol para o dia.
É no verão que as chuvas são mais incidentes – janeiro costuma ser o mês em que mais chove, mas mesmo assim a precipitação é baixa e a chuva não dura muito tempo.
Nessa época do ano, alguns passeios super legais para fazer são o Sítio Arqueológico Pukará de Quitor, o centro histórico e a Laguna Cejar. Mas vale ressaltar que os preços sobem bastante e os pontos turísticos costumam encher mais, o que requer um pouco de paciência.
Por fim, não deixe de beber bastante água e usar protetor solar com frequência para se proteger contra o sol. Também vale colocar na mala roupas leves e casacos para sair durante a noite.
Como é o outono em San Pedro de Atacama?
Este período, que vai de março até maio, é a época em que a precipitação é quase nula. Com o passar dos meses nele, as temperaturas caem de acordo com a chegada do inverno, ficando na casa dos 23°C, com as mínimas caindo chegando a 3ºC no final do outono.
O outono é também uma estação de baixa temporada, por isso os preços caem bruscamente e as ruas estão com menos turistas. Você pode visitar durante esta época o Valle de La Luna e o Gêiseres del Tatio.
Para aproveitar bastante a época em San Pedro Atacama, nossa dica é colocar na mala roupas leves sem deixar de lado um cardigã, blusa quentinha ou casaquinho e uma calça jeans para sair durante a noite.
Como é o inverno em San Pedro Atacama?
O inverno também é de alta temporada e abarca os meses de junho, julho e agosto, sendo a época em que a cidade é mais frequentada. Suas temperaturas são mais baixas e ficam entre 16 e 20 graus Celsius, chegando a marcar zero grau durante a noite.
Essa época é perfeita para quem deseja fazer tours ao ar livre, como o Valle de La Muerte e os vulcões são uma ótima opção. Por conta do clima seco, nossa dica é que você tome bastante água e coloque na mala roupas de meia estação além de peças de frio.
- Quer alugar um carro em San Pedro Atacama? Confira nessa matéria nossas dicas para fazer um ótimo aluguel!
Como é a primavera em San Pedro de Atacama?
Este período também é de baixa temporada e integra os meses de setembro, outubro e novembro. Quando a primavera chega, as temperaturas sobem consideravelmente chegando aos 24ºC, com mínimas entre 7ºC e 8ºC.
Além disso, as chances de chover na região são um pouco maiores, mas nada que vá atrapalhar seus passeios. Alguns lugares incríveis para visitar em San Pedro Atacama são o Tour Astronômico, a Laguna Verde e a Plaza de San Pedro de Atacama.
Também não se esqueça de levar na mala casacos quentinhos, bem como calças e shorts, caso você esteja indo em uma época mais próxima do verão.
Economize ao máximo na sua viagem ao Chile:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o Chile, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Chile da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Chile, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Chile. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Chile, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar no Chile para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!