Como é o inverno em Foz do Iguaçu

Apesar da baixa temperatura, é possível conhecer parques, museus, além de deliciar-se em um excelente restaurante e tomar um bom vinho

Como é o inverno em Foz do Iguaçu

Independente de onde estiver no Brasil, do dia 20 de junho até 23 de setembro, a estação mais fria do ano é protagonista. Apesar do inverno, Foz do Iguaçu é um destino muito procurado pelos turistas.

Apesar da baixa temperatura, é possível conhecer parques, museus, além de deliciar-se em um excelente restaurante e tomar um bom vinho.

Como fica o tempo?

Junho, julho e agosto são meses onde muitos turistas vão a Foz do Iguaçu devido às férias escolares. Durante o período, as temperaturas mínimas são de 15ºC e as máximas inferiores a 25ºC.

Caso esteja nos planos conhecer o destino nessa época, vale a pena levar uma troca de roupa para o passeio, para não ficar o dia inteiro molhado.

Como o temporal dá uma trégua, a vazão da água é menor, deixando as Cataratas bem branquinhas e melhor delineadas.

Cataratas do Iguaçu

Passeios em Foz do Iguaçu no inverno

Nem mesmo os ventos gelados espantam as visitas da cidade. Como o inverno é bastante rigoroso no território nacional, é importante colocar na mala roupas térmicas, lenços, cachecol, botas e capa de chuva para curtir a viagem.

1. Cataratas do Iguaçu

Este passeio, sem dúvidas, não pode ficar fora da listinha. Considerado um dos cartões-postais da cidade, o conjunto de 275 quedas de água no Rio Iguaçu está localizado entre o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, e o Parque Nacional Iguazú, na Argentina.

O espaço total das aéreas verdes corresponde a 250 mil hectares de floresta subtropical, sendo considerado Patrimônio Natural da Humanidade. Atualmente, é o segundo local mais procurado por estrangeiros no território brasileiro.

Esse passeio não pode ficar fora da listinha dos destinos para conhecer e, para otimizar o “rolê”, existe uma empresa que te leva para um trajeto guiado, com os transportes já todos inclusos, para visitar o lado brasileiro e/ou o argentino dessa belíssima paisagem.

Cataratas do Iguaçu

2. Marco das Três Fronteiras

Inaugurado em 1903, o Marco das Três Fronteiras é composto por três estruturas, uma em Foz do Iguaçu, no Paraná, uma em Ciudad del Este, no Paraguai, e a outra em Puerto Iguazú, na Argentina. Cada país é caracterizado pela cor da bandeira.

O local oferece uma vista deslumbrante dos rios Iguaçu e Paraná, proporcionando uma experiência única! É o melhor mirante da região.

Por lá, há restaurantes, um parque para a criançada, além de uma infraestrutura totalmente acessível, segura e encantadora.

Para conhecer o espaço, é preciso comprar ingresso; consulte o site.

Marco das Três Fronteiras

3. Templo Budista Chen Tien

Com uma vista de deixar qualquer um com o queixo caído, o Templo Budista Chen Tien fica localizado em uma privilegiada região alta da cidade, onde pode se ter uma visão de parte do centro da cidade de Foz do Iguaçu e de Ciudad del Este.

Construído em 1996, abriga mais de 120 estátuas, com destaque para o monumento do Buda, de 7 metros. A beleza do Templo Budista Chen Tien certamente encantará, além de deixá-lo reenergizado e relaxado.

O passeio dura, em média, 1 hora. Para fazê-lo, recomendamos usar roupas confortáveis. A entrada é gratuita, assim como o estacionamento.

Endereço: R. Dr. Josivalter Vila Nova, 99 — Foz do Iguaçu
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 9h30 às 16h30

Templo Budista Chen Tien

4. Roda-gigante de Foz do Iguaçu

Apesar de ser um passeio novo na cidade, a roda-gigante já é considerada uma das principais atrações de Foz do Iguaçu.

O giro encanta muita gente, principalmente, devido à vista privilegiada do Brasil, Argentina e Paraguai a 88 metros de altura.

Ao todo, a Yup Star tem 36 cabines climatizadas e cada uma comporta até 8 pessoas. O tour dura, em média, 20 minutos. O “rolê” é pago; consulte o site.

Roda Gigante de Foz do Iguaçu

5. Parque das Aves

Este parque é o único no mundo com foco na conservação das aves da Mata Atlântica. Durante o passeio, é possível entrar em viveiros com tucanos e papagaios, dentre outras espécies. Também há a experiência de sentir os voos rasantes de cerca de 100 araras.

O destino é um dos mais visitados da cidade, recebendo mais de 900 mil pessoas por ano. Por lá, há ainda um espaço de pântanos onde vivem répteis, como crocodilos e até mesmo uma impressionante jiboia!

Se você tiver interesse, pode conferir mais informações, valores e até avaliações de quem já o fez neste site.

Parque das Aves

6. Itaipu Ecomuseu

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é um dos principais e imperdíveis lugares para visitar em Foz do Iguaçu.

Mas, para conhecer mais a fundo a história do local, há um museu bastante interativo, com painéis, peças históricas, maquetes e retratos.

No Ecomuseu, há mais de 40 mil itens preservados, como itens geológicos, arquelógicos e etnográficos de Foz. Há muita história por lá!

Para conhecê-lo, é preciso obter ingresso; consulte o site.

Endereço: Av. Tancredo Neves, 6001 — Jardim Itaipu
Horário de funcionamento: às segundas, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 8h30 às 16h

Itaipu Ecomuseu

7. Usina de Itaipu

Impossível ir a Foz sem passar por este cenário. A enorme barragem hidroelétrica no Rio Paraná fica entre o Brasil e o Paraguai. 

Além de vê-la por fora, é possível entrar na empresa e conhecê-la internamente, para entender sobre o processo de criação, curiosidades, etc.

Por lá, há, ainda, um refúgio biológico, com espécies de animais nativos da Mata Atlântica. O preço dos ingressos muda conforme a atração visitada; consulte o site.

Usina de Itaipu

8. Ruínas San Ignacio e Minas Wanda

Para os apaixonados por história, este passeio não pode ficar fora da listinha do que fazer durante a viagem por Foz do Iguaçu.

Tombada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1984, as Ruínas San Ignacio fazem parte de um sítio arqueológico e foram redescobertas em 1897.

O local fica localizado a 250 km da fronteira entre Brasil e Argentina, na cidade de Misiones. Inclusive, para fazê-lo, recomendamos uma empresa que te leva para um trajeto guiado, com os transportes já todos inclusos; saiba mais aqui.

Ruínas San Ignacio

9. Jantar no La Mafia Trattoria

Clássica cantina italiana, o La Mafia Trattoria é considerado um dos melhores restaurantes de Foz do Iguaçu, por dispor aos clientes um cardápio repleto de massas de dar água na boca.

Os destaques vão para o polpettone alla Don, recheado de mussarela e tomate, e o nhoque de agrião com ragu de carne. Há, ainda, opções veganas, como risoto de pesto com manjericão.

Para acompanhar os pratos, a casa conta com uma adega com centenas de rótulos. Os preços variam de R$ 40 a R$ 100.

Endereço: R. Watslaf Nieradka, 195 — Centro
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 18h45 às 23h

La Mafia Trattoria

Dicas importantes para a hospedagem em Foz do Iguaçu

Nós sempre indicamos ficar bem instalado na cidade. Estar bem localizado deixará a viagem muito mais fácil, além de evitar perrengues. Para te ajudar, montamos este mapa interativo de Foz do Iguaçu — já filtrado para mostrar hotéis com nota maior de 8, ou seja, com boas avaliações de hóspedes anteriores!

Ficando na região delimitada, não tem erro. E o catálogo abrirá no site que nós sempre utilizamos para reservar hospedagens, pois além de ser o maior do mundo, possui todos os destinos com ótimos preços, além de cobrirem ofertas.

Outra estratégia que utilizamos para economizar muito é a opção de cancelamento gratuito. É possível reservar a maioria das acomodações com antecedência, garantindo o melhor preço e sem precisar pagar na hora.

Depois, caso encontre um hotel melhor ou mais barato, ou se simplesmente mudar de ideia, pode cancelar a aquisição sem pagar absolutamente nada. Mas você já garante um bom preço, pois os valores sobem todos os dias, conforme chega perto da viagem.

Hotéis que já ficamos em Foz do Iguaçu e recomendamos demais:

Hotel excelente na melhor localização com piscina, café da manhã, Wi-Fi, entre outros benefícios; veja abaixo:

Ótimo hotel que já ficamos em Foz do Iguaçu

Hotel bom, barato e bem localizado: opção com ótimo custo-benefício e no melhor CEP de todos; veja abaixo:

Onde comprar os ingressos e passeios de Foz do Iguaçu?

Comprar os tickets e passeios com antecedência é sempre a melhor forma para conseguir melhores preços e evitar filas. Nós sempre fazemos isso em nossas viagens e economizamos tempo e dinheiro. Para adquirir os bilhetes, usamos este site aqui.

Gostamos muito dos valores e é uma plataforma de confiança, por ser um das mais famosas do mundo para comprar ingressos. E, na nossa opinião, vale a pena reservar os seguintes passeios em Foz do Iguaçu:

  • Tour pelo lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu
  • Tour de compras por Ciudad del Este
  • Excursão ao Marco das Três Fronteiras
  • Passeio de catamarã com jantar
Passeio de catamarã

Leia mais matérias sobre Foz do Iguaçu: