Saiba como é o inverno em Ushuaia antes de fazer a sua viagem. Confira nossa matéria com tudo o que você precisa se informar sobre essa estação na cidade!
Sobre o inverno em Ushuaia
O inverno em Ushuaia é bastante intenso. A temperatura média é de 2 ºC e os ventos tornam-se frequentes e gelados, o que faz a sensação térmica ser ainda menor. Para ter noção, as temperaturas nos meses que vão de junho a setembro ficam, em sua maioria das vezes, próximo de 0 °C.
Mesmo assim, a cidade fica especialmente bela, com os lagos congelados e a neve que cobre as montanhas. Nessa época, Ushuaia tem como atividade principal a prática do esqui. Para você ter uma ideia, vários esportistas olímpicos treinam na cidade nesta época devido à qualidade da neve.
Por conta da alta procura pelas atratividades de neve, os preços voltam a subir, assim como o fluxo de turistas, que aumenta bastante. Então, é um período em que você terá que se organizar bem quanto ao orçamento para lá.
Por fim, levando em consideração as baixas temperaturas, nossa dica para a mala é que leve roupas bem quentinhas e que vão proteger bem você do frio – que, neste período, é muito extremo.
Uma dica bônus é que na Avenida San Martín em Ushuaia existem várias lojas para comprar roupas térmicas, acessórios para curtir a neve e muito mais. Vale a pena ir até lá logo no começo da sua viagem para conferir e, dependendo do valor, já garantir suas compras.
IMPORTANTE: Uma dica essencial, para aproveitar melhor todos os pontos turísticos e atrações de Ushuaia, é ficar hospedado em uma boa localização. Isso faz TODA a diferença por lá. Depois veja nossa matéria de onde ficar, que nós explicamos qual é essa melhor região e como economizar muito com o hotel. E os hotéis bons e bem baratos que já ficamos.
Dicas de passeios para fazer no inverno em Ushuaia
Agora que você já viu como é o inverno em Ushuaia; no quesito clima, temperatura e fluxo de visitantes, uma dica que achamos importante dar é a dos passeios e atrativos que são mais propícios para curtir nesta época do ano.
Para nós, alguns deles, por exemplo, são:
1) Esquiar no Cerro Castor
Se você está se organizando para fazer uma viagem de inverno em Ushuaia, certamente um dos passeios mais imperdíveis para o seu roteiro é o de esquiar no Cerro Castor.
Nos centros de esqui da cidade, a neve costuma ocorrer, predominante, de junho ao fim de setembro. Então, já vá sabendo que somente neste período você conseguirá curtir esta atividade por lá.
O Cerro Castor é o melhor lugar para praticar esportes de neve na região, e, mesmo que você seja iniciante na prática, existem escolas para auxiliar o aprendizado, tanto para os adultos quanto para as crianças.
Lá você pode praticar esqui e snowboard com um diferencial dos demais centros de neve, pois, por estar apenas a 1.000 metros acima do nível do mar, a altitude do cerro não provoca nenhum tipo de desconforto aos seus visitantes.
O Cerro Castor funciona todos os dias, das 9h45 às 17h. Se você estiver com o seu veículo alugado, saiba que o percurso todo costuma durar apenas 30 minutos. Agora, caso esteja sem o carro, indicamos que adquira o ingresso de transporte ao Cerro Castor, que busca você no seu hotel e leva até a atração.
O valor dele fica em torno de 152 reais para adultos e 115 reais para crianças de 3 a 11 anos. Vale saber que este ingresso não é o da entrada ao Cerro, e, sim, o do transporte. Para entrar no local é preciso adquirir o bilhete, que varia de acordo com a data escolhida (a compra acontece direto no site oficial).
E não deixe de conferir o nosso guia completo de Ushuaia. É um guia atualizado, com tudo o que você precisa saber e um passo a passo completo para montar toda a sua viagem. E economizando ao máximo em TUDO.
2) Subir o Glaciar Martial
A próxima indicação de o que fazer no inverno em Ushuaia é subir o Glaciar Martial. O Glaciar Martial é uma geleira que fica a 7 km de distância da cidade. Para subir no Glaciar, você pode fazer uma trilha. Nossa dica é que você vá com um guia e se prepare antes, pois a subida leva 2 horas.
Vale muito a pena ir até o Glaciar Martial, pois a vista que você terá da cidade e do Canal de Beagle é espetacular. Além do mais, o lugar fica coberto pela neve durante o ano inteiro e é rodeado de picos da Cordilheira, com rios de águas congeladas que formam paisagem maravilhosas.
Entretanto, não é recomendável subir no Glaciar Martial durante o inverno, pois pode ser um pouco perigoso.
Se quiser ir ao Glaciar Martial, escolha entre as opções de passeios:
3) Curtir o tour de 4×4 em Ushuaia
Continuando com as sugestões de o que fazer no inverno em Ushuaia, uma delas que achamos bem bacana é a do tour de 4×4 pela cidade. Neste destino, você pode andar por belíssimas paisagens rodeadas pela Cordilheira dos Andes através dos automóveis 4×4.
O passeio mais comum faz uma parada no Complexo Tierra Mayor, que é um trajeto incrível. Se trata de um verdadeiro tapete verde bem na beira das montanhas! Por lá, você também pode conhecer muitos mirantes e visitar belíssimos lagos, como o Fagnano e o Escondido.
Existe um passeio, que é o tour de 4×4 pelos lagos Escondido e Fagnano + Estância La Carmen, que é um dos mais requisitados entre os turistas. Ele funciona mais ou menos assim:
- Início da rota no mirante do Valle Carbajal (para observar as paisagens da Terra do Fogo);
- Parada em Paseo Garibaldi (de onde se pode ter uma vista deslumbrante dos lagos Escondido e Fagnano);
- Travessia de um bosque de lendas, ao mesmo tempo em que contorna a ribeira do lago Escondido;
- Travessia pelas margens do lago Fagnano até chegar na Estância La Carmen;
- Na Estância, visitará o museu e degustará de um almoço tradicional argentino delicioso.
4) Conhecer o Museu Marítimo e Presídio de Ushuaia
Localizado no lugar onde funcionou a antiga prisão de Ushuaia, o Museu Marítimo é uma ótima opção de lazer e de aprendizado sobre a história da cidade. Nele, você vai entender mais sobre as antigas expedições pela Terra do Fogo e conhecer essa antiga prisão.
Além disso, eles abrigam o Museu Antártico (que abriga alguns modelos de navios que já navegaram a Antártica) e o Museu de Arte Marinha de Ushuaia (com um acervo de arte marinha magnífico.
Para ir até este museu, você precisa adquirir o ingresso, que custa cerca de 40 mil pesos argentinos para adultos. O local funciona diariamente, das 10h às 20h (com entrada até às 19h30). E, pelo fato desta atração ser bem grande, com muitas coisas a serem exploradas, eles permitem que o ingresso seja válido para o dia seguinte – caso você queira retornar para finalizar o passeio.
5) Fazer um passeio pelo Trem do Fim do Mundo
Como o Museu Marítimo funciona numa antiga prisão da cidade, foi preservada uma velha estrada de ferro que levava os presos até o atual Parque Nacional Tierra del Fuego para cortarem lenha. Hoje, ela é conhecida como Trem do Fim do Mundo e faz passeios turísticos com os visitantes do museu.
O trajeto percorre lugares lindos e faz algumas paradas ao longo do caminho. Para ter uma ideia, você pode ver paisagens muito bonitas e tirar ótimas fotos. A duração do passeio é de no máximo 2 horas.
Como o Trem do Fim do Mundo é uma espécie de cartão-postal de Ushuaia, será quase impossível estar em uma viagem por lá e não conhecê-lo. Então, para já garantir a sua reserva a este tour com o máximo de antecedência, e pelo menor preço, acesse estes links:
- Excursão ao Parque Nacional Tierra del Fuego + Trem do Fim do Mundo
- Terra do Fogo + Trem do Fim do Mundo + Canal Beagle
6) Visitar o Parque Nacional Tierra del Fuego
Seguindo com este guia de o que fazer no inverno em Ushuaia, não podemos deixar de incluir a visita ao Parque Nacional Tierra del Fuego, que está a 12 km de distância apenas da cidade.
Por este parque abrigar uma área imensa; com lagos, cachoeiras e bosques nos pés da Cordilheira dos Andes, você pode fazer várias trilhas, podendo contemplar de uma paisagem espetacular.
Como é um lugar muito extenso, nossa sugestão é para você dedique um dia inteiro para conhecê-lo, pois vale muito a pena. Nossa dica é que você coloque este destino entre as suas prioridades quando for visitar Ushuaia.
IMPORTANTE: Compre os ingressos dos passeios SEMPRE com antecedência. Na hora é sempre mais caro e muitos se esgotam. Nós sempre utilizamos esse site para comprar tudo, inclusive o transfer pro hotel. Ele tem sempre o menor preço e é o único com o pagamento já em reais, evitando o IOF de 6% de pagamentos internacionais. Sem falar nos tours gratuitos, que são ótimos.
Economize ao máximo na sua viagem a Ushuaia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Argentina, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Argentina da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem em Ushuaia. Se você estiver pensando em alugar um veículo, não deixe de ler como alugar um carro em Ushuaia. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Ushuaia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Ushuaia para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!