Como é o inverno no Japão

Estação oferece uma combinação de esportes de neve, festivais encantadores, e experiências culturais exclusivas

Como é o inverno no Japão

O inverno no Japão oferece um cenário encantador com temperaturas frias e, em muitas regiões, até neve. Durante os meses de dezembro a fevereiro, as regiões ao norte e montanhosas ficam “branquinhas”, enquanto os destinos mais ao sul sofrem “menos” com os termômetros.

Clima e temperatura

O inverno no Japão é marcado por temperaturas baixas, que variam de 0°C a 10°C nas cidades principais, mas podem ser bem mais frias em áreas montanhosas e ao norte. A estação, no entanto, é ótima para praticar esportes radicais, como esqui e snowboard.

Como é o inverno no Japão

O que fazer no inverno japonês

Esportes de inverno

O Japão é um dos destinos mais populares para esqui e snowboard na Ásia, com excelentes estações que atraem esportistas do mundo inteiro.

A cidade de Nagano, por exemplo, abriga diversas estações de esqui, como Hakuba e Nozawa Onsen.

Hakuba no inverno

Cidades iluminadas

Entre novembro a fevereiro, muitas cidades japonesas se enchem de iluminações temáticas de inverno. Em Kobe, por exemplo, a Luminarie é uma homenagem aos eventos do terremoto de 1995, transformando a cidade em um show de luzes impressionante.

Kobe

IMPORTANTE: Uma dica essencial para aproveitar melhor todos os pontos turísticos e atrações de Tóquio é ficar hospedado em uma boa localização. Isso faz total diferença durante a viagem. Por isso, fizemos uma matéria explicando a melhor região para onde ficar e como economizar com a hospedagem

Imersão cultural

O Ano Novo japonês (Oshogatsu) é celebrado com tradições que incluem visitas a templos e santuários, onde a população faz orações para um ano próspero. O Santuário Meiji, em Tóquio, e o Templo Kiyomizudera, em Kyoto, recebem milhares de visitantes nessa época.

Dicas para curtir o inverno japonês

Em regiões com neve, é fundamental preparar a mala com roupas quentinhas, incluindo casacos térmicos, gorros, luvas e cachecóis. No inverno japonês, as cafeterias e lojas se preparam com bebidas quentes e doces sazonais.

Outra grande dica é olhar o calendário de festivais com antecedência, pois alguns eventos têm datas limitadas. Por isso, é fundamental obter os ingressos o mais rápido possível para não perder nada.

IMPORTANTE: Compre os ingressos dos passeios sempre com antecedência. Na hora é sempre mais caro e muitos se esgotam. Nós sempre utilizamos este site para adquirir os bilhetes, inclusive o transfer para o hotel. A plataforma tem sempre o menor preço e é a única com o pagamento já em reais, evitando o IOF de 6% de pagamentos internacionais. Outra grande vantagem são os tours gratuitos, ótimos para economizar durante a viagem.

Economize ao máximo na viagem pelo Japão:

  • Dicas para otimizar o orçamento: para aproveitar as melhores promoções, leia esta matéria, de como viajar barato para o Japão, com dicas para encontrar hotéis bons e baratos, melhores épocas, etc
  • Ingressos: compre tickets para passeios, museus, entre outras atividades com até 55% de desconto
  • Carro: para saber todas as regras e dicas para fretar um automóvel no Japão, leia esta matéria
  • Dólares: a moeda oficial do Japão é o iene, mas é possível, sim, ir às compras no país asiático com dólar; saiba como abrir uma conta global
  • Celular: impossível viajar e ficar longe das redes sociais; confira como comprar o melhor chip internacional
  • Hotel: a acomodação é parte significativa do orçamento, mas é possível encontrar hospedagens baratas
  • Seguro viagem: apesar de não ser obrigatório, o seguro viagem é recomendado na hora de embarcar para o Japão, pois, para ter acesso aos hospitais e clínicas no país, é necessário apresentar o documento
  • Transfer: uma recomendação valiosa para quem não cogita alugar um carro no Japão é contratar um motorista particular do aeroporto para o hotel, ou vice-versa

Leia mais matérias sobre o Japão: