
Veja como é o verão em El Calafate. Confira todas as informações sobre esta estação neste destino e o que fazer no período.
Um pouco sobre o verão em El Calafate
- Clima e temperatura
Durante essa estação (que vai de novembro a março), os dias são mais longos, ou seja, El Calafate amanhece às 05h30 e anoitece apenas às 23h00. Na época, as temperaturas são bem mais agradáveis, com mínima de 10 ºC e máxima chegando aos 19 ºC.
Para os brasileiros que não gostarem tanto de frio, esta é a época perfeita para ir até lá, já que o inverno nesta cidade costuma se apresentar com temperaturas abaixo de 0 ºC.
- Planejamento de mala
No quesito planejamento de roupas e acessórios, as dicas são: casacos quentes para as temperaturas mais baixas, luvas, peças térmicas, botas, meias e gorros. Agora, para os dias em que as temperaturas ficarem próximas aos 20 ºC, é legal ter uma roupa mais fresca e leve, assim como tênis, calças e até mesmo peças em estilo “cebola” – que são aquelas onde você pode ir tirando/colocando de acordo com o dia e mudança de temperatura.
- Planejamento financeiro
Apesar de ser uma época de alta temporada, em que os preços acabam subindo e os pontos turísticos ficam cheios, esse período é perfeito para realizar esportes radicais como trekking, escalada, mountain bike, rafting, canoagem e cavalgadas na região.
Uma dica, para conseguir melhores preços em todos os itens da viagem é tentar se antecipar ao máximo com tudo. Procure comprar as passagens aéreas, por exemplo, com no mínimo 6 meses de antecedência, e reservar o hotel bem antes também.
Além disso, adquira os ingressos dos passeios; o chip de celular e o seguro viagem antes, pela Internet ou WhatsApp das empresas. Assim, você vai poder ir pagando e, quando chegar a data da viagem, precisará se preocupar apenas com o transporte e a alimentação. Estas práticas ajudam bastante a economizar, ainda mais se você for no verão, onde o fluxo de visitantes é maior e, consequentemente, a demanda também.
Passeios para se fazer no verão em El Calafate
Agora que você já conseguir compreender um pouquinho de como é o verão em El Calafate, vamos dar dicas de passeios para fazer por lá nesta época. Confira:
Andar pelo centro de El Calafate
Para iniciar, que tal aproveitar este destino para andar pelo seu centrinho, tendo a oportunidade de conhecer um pouco da história desta cidade incrível da Argentina?
Passeando pela Avenida Libertador; você encontrará diversos restaurantes, lojas, bancos e agências de turismo. Por isso, nós recomendamos que você reserve o seu primeiro dia de viagem para esta atividade.
Lá é também um lugar ótimo para você comprar algumas peças de roupa mais quentes, caso elas tenham faltado em sua mala. Além disso, dá para provar os alimentos feitos da fruta calafate, que dá o nome para a cidade.
E não deixe de conferir o nosso guia completo de El Calafate. É um guia atualizado, com tudo o que você precisa saber e um passo a passo completo para montar toda a sua viagem. E economizando ao máximo em TUDO.
Passear pela Reserva Laguna Nimez
A Reserva Laguna Nimez fica às margens do Lago Argentino. Algo super interessante é que você pode conhecê-lá numa simples caminhada a pé, pois ela está a 1 quilômetro do centro da cidade.
A Laguna é uma reserva natural, onde você poderá avistar diversas espécies de aves; como flamingos, cisnes-de-pescoço-preto e o ganso cauquén.
Uma dica bem legal é levar binóculos e, claro, a câmera fotográfica, para tirar muitas fotos de recordação do passeio. Este é um tour muito agradável para se fazer no período do verão em El Calafate, pois o visual fica ainda mais cinematográfico, e o clima super gostoso também.
Explorar o magnífico Glaciar Perito Moreno
O Glaciar Perito Moreno é uma geleira gigantesca, que possui 6 quilômetros de largura, com 60 metros de altura e mais de 250 quilômetros quadrados de área.
Ele fica localizado no Parque Nacional Los Glaciares, dentro do maior lago doce do país, o Lago Argentino, que está há aproximadamente 1 hora e meia de El Calafate. O parque fica aberto o ano todo.
Excursão ao Glaciar Perito Moreno
Por ele ser super extenso e cheio de atratividades, é possível fazer inúmeros passeios, sendo que o mais conhecido é o trajeto pelas passarelas de 7 quilômetros em volta da geleira. Neste percurso você vai ver paisagens extraordinárias da Patagônia!
Você pode fazer o passeio por conta própria, mas com um guia você descobrirá diversas curiosidades sobre a formação das geleiras além da história da cidade. Portanto, veja, agora, todas as dicas de como fazer a excursão ao Glaciar Perito Moreno em El Calafate.
O percurso deste tour acontece mais ou menos assim:
- Retirada em seu hotel às 9h, com destino ao Parque Nacional de Los Glaciares (que está a 80 quilômetros da cidade).
- Ao chegar no parque, você seguirá até o Glaciar, passando por lindas passarelas – onde será possível contemplar a vista e, claro, tirar muitas fotos incríveis.
- Um ponto legal a saber é que ao longo das passarelas existem barracas de comidas e restaurante. Ou seja, você pode comer alguma coisa por lá mesmo e seguir o passeio.
- Depois de um dia delicioso, você retornará a El Calafate, com chegada prevista para às 17 horas.
Uma observação extra que queremos dar é o fato de que você pode complementar a sua experiência incluindo um passeio de barco. Durante 1 hora, é possível admirar esta preciosidade que é o Glaciar Perito Moreno. E, se der sorte, pode até ver de perto algum desprendimento de gelo. Já imaginou que máximo?
Adquirindo o seu ingresso para esta atividade, você terá incluso:
- Transfer de ida e volta ao hotel.
- Transporte de ônibus ou micro–ônibus.
- Guia em espanhol e inglês.
- Passeio de barco (conforme modalidade).
- Audioguia em espanhol e inglês (apenas na modalidade com passeio de barco).
No quesito valores, saiba que o da excursão sem o barco fica em torno de: 300 reais para adultos, 270 reais para crianças de 3 a 12 anos e grátis para menores de 3 anos. Já o tour que inclui a opção do barco custa por conta de: 840 reais para adultos, 700 reais para crianças de 3 a 12 anos e grátis para menores de 3 anos.
Se quiser garantir o seu ingresso com antecedência e pelo meno preço possível, é só clicar neste link.
IMPORTANTE: Uma dica essencial, para aproveitar melhor todos os pontos turísticos e atrações de El Calafate, é ficar hospedado em uma boa localização. Isso faz TODA a diferença por lá. Depois veja nossa matéria de onde ficar, que nós explicamos qual é essa melhor região e como economizar muito com o hotel. E os hotéis bons e bem baratos que já ficamos.
Trekking pelo Glaciar Perito Moreno
O trekking no Perito Moreno é outra atividade que pode ser realizada neste local, ainda mais se a sua viagem for de verão em El Calafate. Para entender melhor como isso funciona, confira as informações sobre a rota:
- Reunião no ponto de encontro Porto Bajo Las Sombras, para subir a bordo de uma embarcação e atravessar o Lago Rico.
- Após alguns minutos de tour, chegará ao lado sul do glaciar Perito Moreno.
- Ao desembarcar, você fará uma breve caminhada pela costa do lago, e aprenderá um pouco sobre glaciologia em feral.
- Ao chegar na base do glaciar, será o momento de colocar os grampos para neve nas botas, para, assim, iniciar a caminhada.
- Depois de curtir o trekking, você voltará ao refúgio por uma passarela que atravessa um bosque andino patagônico.
- Antes de finalizar o passeio, irá retornar para o barco, veículo que conduzirá você de volta ao porto.
Adquirindo o seu ingresso para esta atividade, você terá incluso:
- Transfer de ida e volta ao hotel (conforme a modalidade).
- Transporte de ônibus (conforme a modalidade).
- Guia de montanha que fala espanhol e inglês.
- Passeio de barco.
- Acesso às passarelas para ver o Perito Moreno.
No quesito valores, saiba que o do trekking sem transfer fica em torno de: 2.549 reais para adultos, 2.039 reais para crianças de 8 a 15 anos, sendo que menores de 8 anos não são permitidos. Já o tour que inclui a opção do transfer custa cerca de: 3.005 reais para adultos e 2.495 reais para crianças de 8 a 15 anos.
Se quiser garantir o seu ingresso com antecedência e pelo meno preço possível, é só clicar neste link.
Tour de caiaque pelo Glaciar Perito Moreno
Esta é mais uma possibilidade incrível de o que fazer no Glaciar Perito Moreno, para quando estiver organizando sua programação de roteiro de verão. O tour de caiaque possibilita descobrir da água as paisagens deste entorno natural incrível.
No quesito itinerário, entenda que ele funciona da seguinte forma:
- Reunião no ponto de encontro junto ao Parque Nacional de los Glaciares.
- Próximo às margens do Glaciar, você irá vestir o equipamento necessário e aprender um pouco das normas básicas de segurança em uma breve aula teórica.
- Já a bordo do caiaque, você irá desfrutar do Perito Moreno, em uma experiência de, mais ou menos, 1 hora e 30 minutos.
Vale saber também que, se desejar, é possível complementar o passeio inserindo a retirada no hotel e o transfer de volta e, ainda, um almoço delicioso (por um valor extra, claro).
Adquirindo o seu ingresso para esta atividade, você terá incluso:
- Transfer de ida e volta ao hotel (conforme a modalidade).
- Transporte de ônibus ou micro-ônibus (conforme a modalidade).
- Guia que fala espanhol.
- Aluguel de caiaque e de todo o material necessário.
- Indumentária técnica.
- Almoço (conforme a modalidade).
No quesito valores, saiba que o do caiaque sem o transfer fica em torno de: 2.307 reais por pessoa, sendo que menores de 14 anos não são permitidos. Já o tour que inclui a opção do transfer custa cerca de: 2.792 reais por pessoa.
Se quiser garantir o seu ingresso com antecedência e pelo meno preço possível, é só clicar neste link.
Curtir as atividades no Parque Nacional Los Glaciares
O Parque Nacional Los Glaciares é nada mais nada menos do que um espaço de cerca de 726.927 hectares que reserva uma extensa área de gelo continental e glacial. Além disso, lá você encontra diversas espécies de fauna e flora que formam um visual surpreendente.
No Parque Nacional Los Glaciares existem muitos atrativos incríveis, como, por exemplo: Glaciar Perito Moreno (geleira que, em alguns momentos, é possível contemplar o despreendimento do gelo), passarelas (que fazem com que você ande por percursos belíssimos e tire muitas fotos de recordação) etc.
Quanto ao que fazer no local, saiba que são muitas atividades: praticar exercícios; como trilha ou caminhada, tirar fotos, participar de excursões de barco, trekking ou até mesmo de caiaque, acampar, entre várias outras.
Algumas sugestões para os turistas que forem até o Parque Nacional Los Glaciares são:
- Procure usar roupas confortáveis, já que passará muitas horas no local e, provavelmente, irá andar bastante.
- Se possível, leve com você água, boné, óculos de sol e protetor solar.
- Se for com um carro alugado e por conta própria, não se esqueça de solicitar as correntes, para não correr o risco de derrapar com o gelo que pode ser formado nas estradas.
- Preserve o meio ambiente e respeite as sinalizações dentro do parque.
Excursão VIP ao Parque Nacional Los Glaciares de barco
O percurso deste tour acontece mais ou menos assim:
- Retirada em seu hotel, com destino ao porto (através da Rota Provincial 11), onde subirá a bordo de um barco para percorrer o Parque Nacional Los Glaciares.
- Vale saber que você viajará em um veículo privado, e, após 45 minutos, chegará ao cais Puerto Punta Bandera (onde subirá na parte superior da embarcação, onde está situada a área VIP).
- No Parque Nacional Los Glaciares, iniciará o percurso entrando no Braço Norte do lago, atravessando a Boca do Diabo.
- Depois, chegará a grande barreira de gelo, onde terá a oportunidade de ver o desprendimento do Glaciar Upsala.
- Continuará a travessia por outro canal do lago, junto aos glaciares Heim, Peineta, Seco e Spegazzini.
- Em seguida, irá desembarcar para uma rota a pé, que levará você até o refúgio Spegazzini, onde desfrutará de um magnífico almoço gourmet.
- Após o almoço, terá tempo livre para percorrer os caminhos da região ou ir até algum dos mirantes naturais do parque.
- Depois de um dia delicioso, você retornará a El Calafate, com chegada prevista para às 20h.
Uma observação extra que queremos dar é o fato de que este passeio VIP conta com um almoço gourmet completo; com direito a uma entrada, um prato principal e uma sobremesa.
Adquirindo o seu ingresso para esta atividade, você terá incluso:
- Transfer de ida e volta ao hotel.
- Transporte de micro–ônibus privado.
- Guia em espanhol e inglês.
- Passeio na zona VIP do barco pelo Parque Nacional Los Glaciares.
- Almoço gourmet e bebidas.
No quesito valores, saiba que ele fica em torno de 2.100 reais para adultos, 1.924 reais para crianças de 2 a 12 anos e grátis para menores de 2 anos.
Se quiser garantir o seu ingresso para a excursão VIP ao Parque Nacional Los Glaciares de barco com antecedência e pelo meno preço possível, é só clicar neste link.
Passeio de monomotor pelo Parque Nacional Los Glaciares
Para os apaixonados por aventuras nas alturas, que tal um passeio de monomotor para contemplar as belezas do Parque Nacional Los Glaciares? O itinirário do passeio é assim:
- Reunião no ponto de encontro, que é o Aeroporto Internacional Armando Tola.
- Já no monomotor, você verá este parque, que está às margens do Lago Argentino.
- Lá do alto, terá a chance de contemplar o Cerro Wilche, o Cerro Calafate e a Baía Redonda.
- Você sobrevoará, também, a Rua Provincial 15; admirando locais como a Estância Anita, Chorrillo Malo, Los Lagos ou Lago Roca.
- E, bem em cima do Parque Nacional Los Glaciares, verá os lagos Roca e Rico, o vale do rio Mitre, o Puerto Punto Bandera, o Cerro Castillo e o Glaciar Perito.
Adquirindo o seu ingresso para esta atividade, você terá incluso:
- Passeio de monomotor de 1 hora.
- Piloto que fala espanhol e inglês.
No quesito valores, saiba que ele fica em torno de 2.398 reais por pessoa, sendo que menores de 10 anos não são permitidos. Se quiser garantir o seu ingresso o quanto antes, é só clicar neste link.
Barco e trilha pelo Parque Nacional Los Glaciares COM almoço
Por fim, é legal que você saiba que também é possível curtir o passeio que inclui o barco e trilha pelo Parque Nacional Los Glariares. E, o melhor, com o “plus” de ter o almoço incluso. Neste passeio, o itinerário que será realizado será assim:
- Saída a partir do porto La Soledad, para iniciar o cruzeiro pelos glaciares do Lago Argentino.
- Já no catamarã, haverá parada no Glaciar Seco.
- Depois, terá a chance de contemplar o Glaciar Heim e o Glaciar Spegazzini.
- Seguindo o tour, você irá descer para curtir uma trilha por aproximadamente 40 minutos.
- Ao finalizar a caminhada, conhecerá o Glaciar Upsala, que é o terceiro glaciar mais extenso do Hemisfério Sul.
- Quase ao fim do passeio, haverá um almoço a bordo do cruzeiro.
- Por fim, navegará pelo Canal de los Témpanos até chegar à parede norte do Glaciar Perito Moreno.
Adquirindo o seu ingresso para esta atividade, você terá incluso:
- Retirada e transfer de volta ao hotel (conforme modalidade).
- Transporte de ônibus (conforme modalidade).
- Guia de língua espanhola e inglesa.
- Transporte de barco pelos glaciares do Lago Argentino.
- Almoço a bordo do cruzeiro.
No quesito valores, saiba que a excursão sem transfer fica em torno de 1.408 reais para adultos, 716 reais para crianças de 5 a 15 anos e grátis para menores de 5 anos. Já a que inclui o transfer está 1.651 reais para adultos, 928 reais para crianças de 5 a 15 anos e grátis para menores de 5 anos. Se quiser garantir o seu ingresso o quanto antes, é só clicar neste link.
Visitar as Estancias em El Calafate
O governo argentino ofereceu, no passado, grandes terrenos para as famílias da região para evitar que ela fosse tomada por outros países. Esses lugares são chamados de estâncias e têm uma grande história, além de lindas paisagens com plantações, montanhas, lagos e criações de animais.
A estância mais famosa é a Estancia Cristina, que pertence a um casal de ingleses. Ela fica aberta do dia 15 de outubro a 15 de abril e tem muitos tipos de pacotes para diversos públicos. Se quiser fazer um passeio nela, sugerimos o Estancia Cristina + Barco pelo Glaciar Upsala.
Outra é a Estancia 25 de Mayo, que é uma reserva natural linda e cheia de atratividades. Nela, você poderá:
Esta, com certeza, é uma dica que achamos indispensável para você que está conferindo este guia sobre como é o verão em El Calafate.
Visitar os Balcones de El Calafate
Os Balcones são os mirantes mais altos da cidade, que garantem uma bela vista panorâmica de El Calafate. O acesso a eles é feito por uma estrada íngreme, por isso é legal ir com carros 4×4 (através de empresas de passeios, como a que falaremos logo abaixo).
Os mirantes também são naturais e ótimos para fotografar lindas paisagens do Lago Argentino e da Cordilheira dos Andes, além de outros morros como o Monte Fitz Roy e o Cerro Torres.
Excursão de 4×4 aos Balcones de El Calafate
O percurso deste tour acontece mais ou menos assim:
- Retirada em seu hotel, com destino ao Cordón de Huyliche, em um veículo 4×4.
- Ao chegar no Cerro Huyliche, você terá um tempinho para fazer várias fotos de recordação.
- Em seguida, irá descer a pé até a margem dos Balcones de El Calafate; onde terá informações sobre o Cerro Fitz Roy, o Lago Argentino, o Glaciar Perito Moreno e outros.
- Continuando o passeio, você visitará a estância Huyliche, que é um histórico estabelecimento ganadeiro de 1920. Lá, inclusive, fará um delicioso almoço ou lanche da tarde, para relaxar um pouquinho.
- Depois de um dia delicioso, você retornará a El Calafate 4h depois da retirada.
Sobre o almoço, saiba que ele costuma incluir: empanada de carne, prato de carne, brownie de chocolate, água mineral, suco e uma taça de vinho Malbec Santa Julia. Já a respeito do café da tarde, entenda que ele conta com: café, chá, sucos, bolo caseiro, scones e massas.
Saiba que, comprando o seu ingresso para esta atividade, você terá incluso incluso:
- Transfer de ida e volta ao hotel.
- Transporte de 4×4.
- Guia em espanhol e inglês.
- Almoço ou lanche da tarde.
No quesito valores, entenda que ele fica em torno de 488 reais para adultos e 390 reais para crianças de 6 a 11 anos. E, menores de 6 anos não são permitidos.
Se quiser garantir o seu ingresso para a excursão de 4×4 aos Balcones de El Calafate com antecedência e pelo meno preço possível, é só clicar neste link.
IMPORTANTE: Para uma viagem a El Calafate, o seguro viagem e o chip de celular, são dois itens indispensáveis. Existem duas empresas, que vendem eles muito mais baratos e são ótimas. Nós sempre compramos por lá e além de economizar, nunca tivemos problemas. Vamos deixar os sites para quem quiser conferir: chip e seguro viagem.
Nossa dica para adquirir ingressos para passeios e excursões na Argentina
Antes da viagem, comprar seus ingressos pela Internet é sempre a melhor opção! Isso faz com que você economize nos preços e evite grandes filas nas bilheterias, rendendo um tempo precioso para dedicar ao passeio.
Nós sempre gostamos de comprar todos os tickets para os nossos passeios nesse site aqui de Ingressos para a Argentina. Gostamos muito dele, pois além de muito seguro é o maior e mais completo site de ingressos e excursões do mundo!
Nesse link, você já será direcionado para a página com todos os passeios e ingressos da Argentina, ordenados de acordo com os mais vendidos. E você pode escolher a cidade argentina que quiser e conferir as melhores atrações de cada lugar.
Já compramos através deste site o passeio turístico de ônibus por Buenos Aires, um incrível show de tango com delicioso jantar incluso, o passeio de barco pelo rio Delta do Tigre além de uma excursão para visitar o estádio do Boca Juniors e do River Plate.
Todos estes passeios são ótimos, as vans e ônibus inclusos excelentes e a maioria deles busca você no próprio hotel.
Economize ao máximo na sua viagem à Argentina:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Argentina, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Argentina da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Argentina, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em El Calafate. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para sua viagem, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em El Calafate para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, então é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!