El Calafate

Como é o verão em El Calafate?

Veja como é o verão em El Calafate! A época é de alta temporada e a cidade e vale muito a pena conhecê-la nesse período do ano.

Veja como é o verão em El Calafate

Veja como é o verão em El Calafate! A época é de alta temporada e a cidade e vale muito a pena conhecê-la nesse período do ano.

Um pouco sobre o verão em El Calafate

Durante essa estação, os dias são mais longos, ou seja, El Calafate amanhece às 05h30 e anoitece apenas às 23h00. Na época, as temperaturas são bem mais agradáveis, com mínima de 10ºC e máxima chegando aos 18ºC.

Apesar de ser uma época de alta temporada, em que os preços acabam subindo e os pontos turísticos ficam cheios, esse período é perfeito para realizar esportes radicais como trekking, escalada, mountain bike, rafting, canoagem e cavalgadas na região.

  • Quer fazer compras na sua viagem a El Calafate? Veja os melhores lugares para comprar na cidade!
Vista do centro de El Calafate

Passeios para se fazer no verão em El Calafate

1) Perito Moreno

O Glaciar Perito Moreno, além de principal ponto turístico da cidade, é uma geleira gigantesca, que possui 5 km de largura, com 60 metros de altura e mais de 250 quilômetros quadrados de área.

Ele fica localizado no Parque Nacional Los Glaciares, dentro do maior lago doce do país, o Lago Argentino, que fica há aproximadamente 1 hora e meia de El Calafate. O parque fica aberto o ano todo, independente da época em que você visitá-lo.

Por ele você pode fazer inúmeros passeios, sendo o mais conhecido o trajeto pelas passarelas de 7 km em volta da geleira. Neste percurso você vai ver paisagens extraordinárias da Patagônia!

Você pode fazer o passeio por conta própria, mas com um guia você descobrirá diversas curiosidades sobre a formação das geleiras além da história da cidade.

Vista do Perito Moreno

2) Trekking no Perito Moreno

O trekking no Perito Moreno trará a você uma experiência diferente na geleira. Existe um “minitrecking”, que percorre a trilha por uma hora e meia de caminhada em meio às paisagens sensacionais (é permitido para pessoas entre 10 e 65 anos) .

Em seguida, também há o Big Ice, que é um circuito maior, porém mais aventureiro, que inclui cavernas de gelo e leva cerca de três horas e meia para ser concluído. O ponto de dificuldade deste trekking é maior e ele é permitido para pessoas entre 18 e 50 anos.

Para ambos, nós recomendamos que você reserve seus ingressos com antecedência. Vale lembrar também que não é bom fazer esse passeio no inverno, já que muitas atividades ficam suspensas de acordo com o clima.

Turista admirando o Glacial Perito Moreno

3) Andar pelo centro da cidade

Que tal aproveitar seu passeio andando pelo centro da cidade e conhecendo um pouco mais de El Calafate? Passeando pela Avenida Libertador você encontrará diversos restaurantes, lojas, bancos e agências de turismo, por isso nós recomendamos que você reserve o seu primeiro dia de viagem para esta atividade.

Lá é também um lugar ótimo para você comprar alguns acessórios de inverno, caso eles tenham faltado em sua mala, pois faz muito frio na cidade. Além disso, dá para provar os alimentos feitos da fruta calafate, que dá o nome para a cidade.

Aldeia dos Gnomos no centro de El Calafate

4) Conhecer as Estâncias em El Calafate

O governo argentino ofereceu, no passado, grandes terrenos para as famílias da região para evitar que ela fosse tomada por outros países. Esses lugares são chamados de estâncias e têm uma grande história, além de lindas paisagens com plantações, montanhas, lagos e criações de animais.

A estância mais famosa é a Estância Cristina, que pertence a um casal de ingleses. Ela fica aberta do dia 15 de outubro a 15 de abril e tem muitos tipos de pacotes para diversos públicos.

Estâncias em El Calafate

5) Safari Náutico no Parque Nacional Los Glaciares

Este trajeto de barco pelo Parque Nacional Los Glaciares permite que você tenha uma experiência completa ao redor do Perito Moreno. O passeio de barco totaliza 5 horas de navegação e você tem a chance de ver um bloco gigante de neve caindo bem à sua frente.

Sem contar que esse passeio te permite ver mais geleiras do Parque Nacional Los Glaciares (ao todo são 356 geleiras), algumas de tirar o fôlego, como a Upsala, O’nelli e Spegazzinni.

Entretanto, nós recomendamos que você não faça este passeio no inverno, pois pode ser um pouco desconfortável por conta das águas congeladas.

Safari Náutico no Parque Nacional Los Glaciares

6) Visitar o Glaciarium

Este lugar é dividido em dois espaços: um museu. O primeiro é um centro onde os cientistas investigam e divulgam informações glaciares.

O objetivo deste trabalho é despertar a curiosidade e promover o conhecimento sobre esta região da Patagônia, além de incentivar a consciência sobre o meio ambiente. Ainda, no museu você vai aprender sobre o processo de formação das geleiras e da cidade através de maquetes, fotos e vídeos.

Fachada do Museu Glaciarium em El Calafate

Para conhecer o Glaciarium, nós recomendamos que você tome cuidado com equipamentos fotográficos, pois eles podem ficar danificados pelas baixas temperaturas.

O Glaciarium fica a 6 quilômetros do centro da cidade e a prefeitura de El Calafate disponibiliza um ônibus gratuito para lá. Ele sai do Centro de Informações Turísticas, que fica no centro da cidade, portanto não é necessário se preocupar com a locomoção neste passeio.

7) Andar pela Reserva Laguna Nimez

A Reserva Laguna Nimez fica às margens do Lago Argentino. Algo super interessante é que você pode conhecê-lá numa simples caminhada a pé, pois ela está a um quilômetro do centro da cidade.

A Laguna é uma reserva natural, onde você poderá avistar diversas espécies de aves, como flamingos, cisnes-de-pescoço-preto e o ganso cauquén.

Reserva Laguna Nimez

8) Visitar os Balcones em El Calafate

Os Balcones são os mirantes mais altos da cidade, que te garantem uma bela vista panorâmica de El Calafate. O acesso a eles é feito por uma estrada íngreme, por isso é legal ir com carros 4×4 (através de empresas de passeios, como a que falaremos logo abaixo).

Os mirantes também são naturais e ótimos para fotografar lindas paisagens do Lago Argentino e da Cordilheira dos Andes, além de outros morros como o Monte Fitz Roy e o Cerro Torres.

Para este passeio é legal contratar um tour em uma agência de turismo. Isso vai te ajudar a fazer uma viagem mais tranquila sem correr o risco de ficar perdido.

Balcones de El Calafate

Nossa dica para adquirir ingressos para passeios e excursões na Argentina

Uma dica que sempre damos para quem vai viajar para a Argentina é comprar seus ingressos de passeios e atrações sempre antes, pela internet! Isso faz com que você economize nos preços e evite grandes filas nas bilheterias, rendendo um tempo precioso para dedicar ao passeio.

Nós sempre gostamos de comprar todos os tickets para os nossos passeios nesse site aqui de Ingressos para a Argentina. Gostamos muito dele, pois além de muito seguro é o maior e mais completo site de ingressos e excursões do mundo!

Nesse link, você já será direcionado para a página e poderá escolher a cidade argentina que quiser para conferir as melhores atrações de cada lugar.

Já compramos através deste site o passeio turístico de ônibus por Buenos Aires, um incrível show de tango com delicioso jantar incluso, o passeio de barco pelo rio Delta do Tigre, além de uma excursão para visitar o estádio do Boca Juniors e do River Plate.

Vista de montanhas em El Calafate

Todos estes passeios são ótimos e normalmente incluem as vans e ônibus deles que te buscam no seu hotel.

Economize ao máximo na sua viagem à Argentina:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Argentina, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Argentina da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Argentina, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro ns Argentina. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para sua viagem, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Bariloche ou em Buenos Aires para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!