Saiba como é Santiago do Chile em janeiro e planeje a sua viagem com todas as informações necessárias para um tour inesquecível!
Clima em Santiago no mês de janeiro
O mês mais quente em Santiago é janeiro, justamente no verão, que inicia ainda em dezembro. Diante disso, a temperatura máxima fica em torno dos 30ºC (ou mais). Mas atenção às noites e manhãs, que podem chegar a 15ºC!
Apesar de ser um mês bastante quente e seco, além de não chover na cidade, recomendamos que leve ao menos um casaco. Inclusive, para saber mais sobre o clima de Santiago é só checar a matéria que fizemos sobre isso.
Feriados, festas e eventos anuais em Santiago no mês de janeiro
O Ano Novo é o único feriado de janeiro em Santiago, e por isso quase nada funciona na capital. Inclusive, recomendamos que você faça seu planejamento de viagem com antecedência.
Apesar disso, a capital chilena possui o Festival de Teatro Santiago a Mil, que acontece nas primeiras 3 semanas do mês. O evento recebe vários espetáculos teatrais de muitas partes do mundo e do país.
Ademais, diversas apresentações acontecem em espaços públicos e são gratuitas. Uma ótima oportunidade de fazer passeios culturais e conhecer melhor o Festival.
Além desse, existe o Santiago OFF, que geralmente acontece no final de Janeiro. Ele dura 10 dias e oferta mais de 100 atividades entre dança, música, teatro e circo.
Compras em Santiago no mês de janeiro
Várias promoções são facilmente encontradas no mês de janeiro em Santiago. Dessa forma, reserve algum espaço na mala para voltar com novos produtos.
Indicamos que você passeie pelo Paseo Ahumada, uma rua com várias lojas, e frequente os shoppings e outlets da cidade.
Visitar Cajón del Maipo em Santiago no mês de janeiro
Outro bom passeio para fazer em janeiro é para o Cajón del Maipo. Ele fica a cerca de uma hora do centro de Santiago e o tour acontece geralmente na primavera e no verão.
Inclusive, não recomendamos o passeio durante o período de neve porque pode ser muito perigoso em alguns trechos da montanha.
Cajón del Maipo é um local que fica em meio à Cordilheira dos Andes e os passeios são mais voltados para o eco turismo. Por lá é possível encontrar paisagens incríveis com trilhas para trekking e piscinas naturais termais.
Visitar vinícolas em Santiago no mês de janeiro
As vinícolas são ótimos lugares para visitar em janeiro, sobretudo, porque ganham um charme especial no verão, quando as plantas que dão as uvas estão cheias de folhas e frutos.
O mais legal, além de poder degustar os vinhos e saber como eles são fabricados, é que você também poderá amassar as uvas com os pés. A nossa dica é que você reserve esse tipo de passeio com antecedência, pois eles possuem agendamentos.
Existem muitas vinícolas nos arredores de Santiago, porém a mais famosa é a Concha y Toro.
Inclusive, no final da matéria trouxemos uma ótima dica para você fazer esse e vários outros passeios com bons descontos.
Visitar Valparaíso e Viña del Mar no mês de janeiro
Com as altas temperaturas do verão, nada melhor que pegar uma praia. Próximo a Santiago existem duas cidades litorâneas: Valparaíso e Viña del Mar, e super recomendamos que você conheça as praias de lá e as atrações turísticas.
Em Viña del Mar, as mais conhecidas são a Los Enamorados e a Reñaca. Já em Valparaíso, são as Las Torpederas e a San Mateo. Ambas são ótimas opções para curtir os feriados, já que muitos lugares não abrem nesses dias.
Passear no Parque Florestal em Santiago no mês de janeiro
Para quem adora passeios ao ar livre, o Parque Florestal é uma parada obrigatória no verão de Santiago.
Ele fica no Centro histórico da cidade, entre os bairros de Bellavista e Lastarria. Inclusive, a entrada dele é gratuita.
Por lá muitas pessoas praticam esportes, fazem piquenique ou mesmo se encontram para conversar.
Aos domingos, por exemplo, muitos se reúnem para passear com o cachorro, ver amigos, andar de bicicleta ou fazer um lanche.
Outra atração do local é a Fuente Alemana, que foi doada pela comunidade alemã como um presente pelos 100 anos da independência do Chile.
Inclusive se você for ao parque, visite o Museu de Arte Contemporânea e o Museu de Belas Artes.
Conhecer o Palácio de La Moneda em Santiago no mês de janeiro
Um dos pontos mais tradicionais para a visitação em Santiago é o Palácio de La Moneda, que é a sede do governo chileno em um lindo prédio do século 19.
O lugar é muito importante para a história do Chile. Foi lá, inclusive, que Pinochet deu o golpe de 1973 e iniciou a ditadura no país.
Ao visitar, indicamos que você veja a troca de guardas, que acontece todas as manhãs às 10h, sendo um momento bem marcante.
Essa é uma ótima opção do que fazer de graça em Santiago, pois você ainda consegue ver o interior do Palácio, após agendar a visita pelo site, que ocorre 4 vezes por dia.
Dica bônus
Para poupar tempo e gastos maiores, comprar ingressos de viagem pela internet é sempre a melhor opção, na nossa opinião.
Nós já viajamos bastante e, depois de muito pesquisar, testar e conhecer, descobrimos a empresa que faz os melhores passeios pelo Chile, com preços muito bons.
Inclusive conseguimos um ótimo desconto para os nossos leitores que pretendem viajar para Santiago e fazer os principais passeios – aqueles que não podem ficar de fora do roteiro de qualquer turista.
Garantir esse desconto é bem simples. Basta clicar nos Ingressos para os passeios no Chile e preencher o formulário, que eles logo entrarão em contato. Garantimos que você vai encontrar diversas opções de passeios, como os que citamos aqui, com bons preços!
Veja mais dicas em nosso canal!
Economize ao máximo na sua viagem ao Chile:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o Chile, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Chile da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Chile, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Chile. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Chile, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar no Chile para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!