Saiba como é viajar para a Suíça em dezembro e tenha a melhor experiência de viagem possível nesse país da Europa!
Clima na Suíça em dezembro
O mês de dezembro na Suíça é marcado pelo início do inverno no país. De acordo com o local e altitude dele, a temperatura pode variar nessa época do ano. Normalmente, as temperaturas variam de -5 a 2°, porém, nas montanhas pode chegar a -20°.
É o momento perfeito para quem busca um destino com neve e temperaturas baixas. Durante essa época, os dias são mais curtos, escurecendo por volta das 16h-17h, então é importante se organizar ao fazer os passeios, para aproveitar as horas de claridade.
- O que levar na mala? É muito importante levar roupas agasalhadas, calças, casacos, blusas mais grossas, botas e meias, para não sofrer com o frio nesse período.
Costumeiramente, as cidades suíças estarão ambientadas para o Natal nessa época, havendo muitas luzes nas ruas, decorações referentes a esse evento e corais cantando músicas natalinas.
Movimentação na Suíça em dezembro
O período do inverno na Suíça tem uma grande procura, já que é a época da neve – e muitas pessoas buscam esse atrativo para praticar esportes.
A passagem aérea acaba sendo o maior custo da sua viagem, e por isso mesmo é o que mais focamos em tentar economizar. De antemão, saiba que há dois aeroportos na Suíça: Aeroporto Internacional de Genebra e o Aeroporto de Zurique.
Os melhores preços normalmente são para o desembarque em Zurique, mas é bom sempre olhar ambos. Nós utilizamos este comparador de passagens aéreas, pois nele é possível olhar diversas opções e valores disponíveis.
Outra dica interessante é olhar passagens para Milão, Munique ou Paris, já que as cidades ficam bem próximas à Suíça. Você pode até optar por ir depois em um voo low cost, já que o transporte é bem mais barato dentro da Europa. Ou também, pode optar ir de trem. Nós utilizamos esse pesquisador de trajetos para realizar as viagens de trem e pode compensar bastante.
Passeios durante o mês de dezembro na Suíça
Confira opções de passeios para este mês, que vão além do que fazer em Zurique e o que fazer em Genebra:
Mercados de Natal
Típicos da Europa, os mercados de Natal estão presentes em toda a Suíça. Lá, você pode encontrar diversos presentes, vinho quente e petiscos, como queijo raclette e fondue. A visita a esses locais vale muito a pena também por sua beleza. A maioria abre no final de novembro e fecha logo após o Natal. Confira os mercados da cidade de Zurique:
- Sechseläutenplatz: em frente a Casa da Ópera, este mercado conta com cerca de 100 barracas.
- Altstadt: espalhada por toda a cidade velha, esta vila natalina é um dos mercados mais românticos da cidade. As barracas se alinham na rua Niederdorfstrasse e vão até a Hirchenplatz.
- Christkindlimarkt Zürich HB: dentro da Estação Central de Zurique, esta um dos maiores mercados de Natal cobertos de toda a Europa. Para alimentar a luz da árvore de Natal do local, os visitantes são convidados a pedalar em bicicletas elétricas para gerar energia.
- Münsterhof: embora próximo a prédios históricos, tem um ambiente moderno e elegante. Ele conta com negócios locais e produtos de alta qualidade.
- Werdmühleplatz: na avenida Bahnhofstrasse, você poderá encontrar este mercado. Vale a pena conhecer a Árvore de Natal Cantante, onde você encontrará diversos corais cantando repertórios de canções natalinas.
Zermatt
Zermatt está a 232km de distância de Zurique. A cidade fica no sudoeste da Suíça e se encontra próxima das montanhas mais altas dos Alpes, como Weisshorn, Monte Rosa e Matterhorn. Confira alguns pontos turísticos para visitar na cidade:
- Matterhorn: há muitas montanhas na cidade e essa é o destaque das que podem ser visitadas. Se for durante o inverno, poderá esquiar e praticar snowboard por lá.
- Sunnegga: fica a 2 mil metros de altitude. Você pode pegar o funicular desde a estação de trem, o trajeto dura cerca de 45 minutos. De lá, você tem uma vista belíssima da montanha Matterhorn.
- Museu Matterhorn: para quem quer saber um pouco mais sobre a história da região, poderá passar neste museu, que conta com diversas fotografias, histórias e objetos antigos dos primeiros escaladores da montanha.
- Gorner Schlucht: experiência para toda a família em qualquer época do ano. O local tem rochas com cerca de 220 milhões de anos, chamadas serpentinito esverdeado.
Interlaken
Interlaken é o lugar ideal tanto para quem busca aventura quanto para quem quer apenas relaxar observando paisagens. Conheça pontos turísticos da cidade:
- Harder Kulm: mirante que fica a 1,3km de altitude e tem uma bela vista panorâmica da região. Lá de cima, você poderá ver os dois lagos que cercam Interlaken, à esquerda, Brienz, e à direita, Thun, como também as montanhas Jungfrau, Eiger e Mönch.
- Lago Thun e Lago Brienz: você não pode deixar de visitar os lagos que dão origem ao nome a cidade de Interlaken (entre lagos). É possível realizar passeios de barco e navegar neles.
- Avenida Höheweg: a avenida liga as duas estações de trem de Interlaken, um trecho de 1,5km. Você pode visitar o parque Schlosspark, a Igreja Católica de Interlaken e o jardim japonês de Interlaken.
St. Moritz
St. Moritz é uma cidade conhecida por ter recebido os Jogos Olímpicos de Inverno duas vezes. Seu lago gelado é palco de competições de corridas de cavalo no gelo, críquete e pólo. Tem diversas áreas de esqui e snowboard. Local perfeito para quem quer conhecer a neve e quer se aventurar nos esportes de inverno. Saiba o que fazer na cidade:
- Visite estações de esqui: vale a pena conhecer os locais ou, para os mais aventureiros, esquiar nas montanhas. As estações mais populares são: Corviglia (ideal para iniciantes e famílias com crianças), Corvatsh (3 mil metros de altura e tem uma vista panorâmica da região) e Diavolezza (ideal para esquiadores experientes).
- Lago de St. Moritz: caminhe pelas margens do lago e tenha uma vista belíssima com o contraste da água azul e as montanhas verdes, durante a primavera e o verão. Já durante o inverno, você pode patinar no gelo.
- Leaning Tower: a construção mais antiga da cidade, tem 33 metros e seu apelido é “pequena Torre de Pisa da Suíça”, pois tem 5 graus de inclinação. Tem uma bela vista para as montanhas ao redor da cidade, principalmente durante o pôr do sol.
Monte Titlis
O monte Titlis fica nos Alpes Uraneses, no cantão de Uri e no cantão de Berna. Ele tem mais de 3 mil metros de altitude e foi a primeira montanha a ter um teleférico no mundo. Uma curiosidade relacionada ao teleférico é que ele é panorâmico, te dando uma visão de 360º de toda a paisagem até chegar ao pico do monte.
Chegando lá, você poderá optar por realizar as seguintes atividades:
- Titlis Cliff Walk: ponte suspensa mais alta da Europa, que tem uma vista incrível do glacial, dos Alpes e da Itália.
- Ice Flyer: cadeira suspensa que passa pelos glaciares de Titlis, é ideal para ir em grupo.
- Caverna de gelo: túnel com 150 metros de longitude, descendo 20 metros abaixo da superfície da geleira.
- Parque Glacial: espaço para andar com os brinquedos de neve. O snowtubing é uma das experiências mais procuradas pelos turistas, que deslizam pista abaixo pela neve utilizando uma boia de borracha.
Fim de ano na Suíça
Se sua viagem incluir passar o dia 31 na Suíça, você deve saber como se passa a data durante essa época. Em Zurique, por exemplo, a partir das 14h, os suíços já começam as comemorações da data e há festas públicas em torno do Lago de Zurique. Muitos restaurantes oferecerem jantares festivos, mas é recomendado realizar uma reserva com antecedência.
Para comemorar o ano velho, os sinos da igreja Grossmünster tocam das 23h40 às 23h58. Às 23h59 começa a contagem regressiva. Porém, as luzes da cidade só apagam às 0h19, já que os fogos de artifício começam às 0h20 e vão até 0h35. As festas acabam em torno das 3h, e há transporte público até às 4h.
Onde se hospedar na Suíça?
Como você pode ver, há diversas cidades para se hospedar na Suíça. Como as cidades são pequenas, a maior procura é por locais no centro ou próximos às estações de trem.
- Saiba quais são as principais cidades da Suíça.
Caso você vá um pouco mais longe disso, pode encontrar locais mais econômicos, mas precisando andar um pouco mais. Você pode conferir os melhores preços neste comparador de reservas, que vai lhe oferecer as melhores vagas por todo o mundo.
- No nosso canal do YouTube, você poderá ver mais dicas da Suíça e outros destinos do mundo.
Economize ao máximo na sua viagem para Suíça
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Suíça, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios na Suíça, da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela França e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Suíça. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Suíça, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Zurique, a maior cidade da Suíça, para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um, do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!