Quer saber como levar dinheiro para a Croácia gastando menos com taxas e com a própria conversão? Veja quais são as modalidades disponíveis e os truques que usamos para economizar em nossas viagens!
Dinheiro em espécie
Essa é a forma mais clássica de levar dinheiro em viagens: carregar notas físicas para gastar no destino. A vantagem dessa opção é que com dinheiro em espécie não vem embutido o IOF de 5,38%, que é cobrando quando usamos cartões de crédito e pré-pagos. A única coisa que você terá que pagar, e que varia diariamente, é a taxa de câmbio do momento da compra.
Tem duas desvantagens em escolher essa modalidade para transportar seu dinheiro: a primeira é a falta de segurança, porque se você perder o dinheiro ou for assaltado, fica sem ter como gastar no resto da viagem; a segunda é a falta de praticidade, porque convenhamos que não é muito cômodo ficar levando bolos de nota para lá e para cá.
Mesmo que essa não seja a escolha principal, vale sempre levar uma quantia em espécie para emergências, pequenos gastos e para fazer pagamentos em estabelecimentos que não aceitam cartão.
Cartão pré-pago internacional
O cartão pré-pago internacional ajuda a driblar as limitações do dinheiro vivo que falamos acima. Você vai usá-lo como um cartão de débito e, como a bandeira é VISA ou Mastercard, é aceito na grande maioria dos estabelecimentos pelo mundo.
Se você escolher essa modalidade, apenas vai precisar transferir o valor em reais para a empresa de câmbio e eles depositam o valor já convertido em euros no cartão pré-pago. O lado bom desse método é que a taxa cambial de referência é a do dia da compra, ou seja, ela não varia mais depois. Também dá para sacar dinheiro em caixas eletrônicos na moeda local. É fácil carregar o cartão a qualquer hora ou acompanhar os gastos em tempo real, basta usar o aplicativo.
Se quiser testar para ver quanto fica a cotação de um cartão pré-pago, ou se quiser apenas conferir o câmbio que usamos para comprar notas em espécie, esta é a casa de câmbio que nós usamos. Além das taxas mais baixas, eles tem um serviço que entrega o dinheiro direto na sua casa, o que te resguarda de riscos de segurança durante o percurso.
Existem duas desvantagens em usar o cartão pré-pago: o uso do dólar turismo e a cobrança de IOF. No entanto, até muito pouco tempo, essa era a modalidade mais indicada para levar dinheiro em viagens, até que surgiu uma forma que vamos falar a seguir.
Conta global
Abrir uma conta global é, sem dúvidas, a melhor e mais moderna maneira que existe para transportar dinheiro em viagens. Sua criação e popularização de seu uso são relativamente recentes, mas é a forma que tem sido cada vez mais escolhida, porque é a que oferece mais benefícios, inclusive dentre todas as que testamos. Por isso, ela é a nossa principal recomendação de como levar dinheiro para a Croácia.
Funciona da seguinte maneira: você abre uma conta digital global que opera em dólar e usa o cartão vinculado à conta para fazer todos os pagamentos necessários. Também é possível fazer saques em dinheiro em qualquer moeda. Isso quer dizer que, apesar de o dólar ser a moeda de referência, é possível sacar euros nos caixas eletrônicos em qualquer cidade da Croácia.
Em geral, comprar dólares na conta que a gente usa em nossas viagens sai bem mais barato, porque eles têm um diferencial: usam a cotação comercial como base, que é a cotação com o menor valor. Normalmente, as casas de câmbio e os bancos usam como referência a cotação turismo, que é muito mais cara.
Outra super vantagem é em relação ao IOF. Em vez de pagar aqueles usuais 5,38% para usar o cartão em outros países, você vai pagar só 1,1%, além de ter também menos taxas extras.
Quando calculamos o total de gastos, percebemos que os custos diminuem muito. Há também uma economia de tempo, porque tudo é feito online e sem burocracia.
Como abrir essa conta
A conta que sempre indicamos para nossos amigos e familiares é brasileira. Ela é bem famosa e bastante consolidada no mercado. Em cinco minutos, você consegue criar uma conta nos EUA com eles.
Só é exigido um documento, pode ser RG ou CNH. Depois que você abrir a conta, vai poder usá-la em todas as viagens que fizer, porque ela funciona em qualquer país do mundo.
Para baixar o app e criar a sua conta global, basta clicar aqui na conta digital. Como vários conhecidos e leitores aqui do blog estão optando por ela, a gente conseguiu um cupom de desconto. Ao abrir sua conta com o código de convidado GRUPODICAS20 você vai receber até 20 dólares para fazer sua primeira remessa de câmbio. Só fique atento porque você tem até 15 dias para usar o saldo.
Outras vantagens:
- Você pode ir juntando os dólares aos poucos, de acordo com a cotação. Como a plataforma permite deixar o dinheiro em alguns fundos de investimento até o dia da viagem, você ganha com os rendimentos
- Você conseguirá utilizar o cartão em todos os países do mundo, ou seja, em futuras viagens você pode usar a mesma conta
- O suporte é todo feito em português
- Não tem taxa para abrir ou manter a conta
- Você pode fazer saques em caixas eletrônicos de qualquer país, diminuindo a quantia que você precisa transportar em espécie. Além disso, nos dois primeiros saques não tem nenhuma taxa
- Ao abrir a sua conta, você automaticamente receberá um cartão virtual de débito no seu celular, mas também pode solicitar um cartão físico
- Te dá acesso a sala VIP no aeroporto de Guarulhos
- Como a gente disse acima, com o cupom GRUPODICAS20 você ganha 20 dólares
Cartão de crédito
A última forma disponível para levar dinheiro para a Croácia é usando o seu próprio cartão de crédito, do Brasil. A vantagem dele é a praticidade, já que tudo que você precisa é avisar o banco da viagem e, muitas vezes, dá para fazer isso pelo aplicativo de forma rápida.
Por outro lado, essa é, definitivamente, a modalidade mais cara de todas que citamos. Além do IOF cobrado em qualquer compra internacional, de 6%, a taxa de câmbio que eles consideram é a da data do fechamento da fatura. Isso quer dizer que o preço de algo que você comprou na viagem pode aumentar bastante na hora do pagamento, o que prejudica o planejamento de gastos.
Economize ao máximo na sua viagem para Croácia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Croácia, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Croácia da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar dentro do país e também para visitar países próximos. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Croácia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Croácia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Zagreb para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!