Veja todos os detalhes que precisam de atenção na hora de planejar uma viagem à Croácia! Se você seguir o passo a passo do nosso guia completo, vai evitar muitas dores de cabeça e já vai embarcar com boa parte do necessário resolvida.
Qual é a melhor época para conhecer a Croácia?
Como a gente escreveu em um outro texto que conta mais detalhes sobre o clima na Croácia, existem três tipos diferentes de clima no país: mediterrâneo, continental e de montanha. O resultado disso é que uma mesma época do ano tem diferentes características, que variam de acordo com a região que você pretende visitar.
Entretanto, como acontece na maior parte da Europa, a alta temporada é nos meses de verão, entre junho e agosto. É uma época em que o país costuma ter mais movimento e, consequentemente, preços mais elevados. No verão croata, os dias duram mais, além de serem bem quentes, com o termômetro frequentemente ultrapassando 30ºC. Como é um país costeiro, é um bom período para visitá-lo, mas tem essa questão da lotação e dos preços altos.
O inverno croata (dezembro a fevereiro) é muito diverso. Nas cidades perto do mar, as temperaturas são mais amenas do que no resto da Europa, com temperaturas que ficam entre 5°C e 10°C. No interior e nas montanhas, o inverno é mais rigoroso, com neve inclusive. É uma época boa para curtir atividades como esqui e passear pelos mercados de Natal, mas ruim para conhecer mais das praias. É um período mais barato e mais vazio.
Por causa de todos esses motivos, na nossa opinião, as duas épocas mais indicadas para conhecer a Croácia são a primavera (março a maio) e o outono (setembro a novembro). São duas estações intermediárias, em que você vai conseguir conhecer boa parte dos pontos turísticos sem gastar muito. Se o plano for curtir as praias, fique atento, porque a temporada para banho é de maio a setembro.
Qual é a quantidade de dias ideal para conhecer a Croácia?
A gente recomenda que você separe entre 10 e 15 dias para conseguir explorar bem o país e conhecer tanto a parte costeira quanto o interior do país. Mas claro que dá para fazer um bom roteiro com menos tempo caso você não possa disponibilizar esse período.
Algumas cidades que a gente considera imperdíveis são: Zagreb, Dubrovnik, Split, além de passeios para a Ilha de Hvar, Ilha de Vis e para os Lagos Plitvice.
Para te ajudar a escolher o melhor roteiro para o tempo que você tiver, a gente tem uma série de reportagens com planejamentos detalhados:
- Roteiro de 4 dias
- Roteiro de 5 dias
- Roteiro de 6 dias
- Roteiro de 7 dias
- Roteiro de 10 dias
- Roteiro de 15 dias
Qual é a documentação necessária para viajar à Croácia?
Para viajar à Croácia, não é necessário visto. No entanto, não se esqueça de levar com você:
- Passaporte válido: certifique-se de que seu passaporte esteja dentro da validade e seja legível por meio de escaneamento.
- Documento de isenção do visto ETIAS: Os brasileiros não precisam de visto para entrar na Croácia, mas, a partir de 2025, será necessário obter uma isenção do visto ETIAS. Essa autorização eletrônica permite viagens de curta duração (até 90 dias) para fins de turismo, negócios ou trânsito em países do Espaço Schengen, incluindo a Croácia.
Além disso, ao chegar à Croácia, você também pode ser solicitado a apresentar outros documentos pelo agente imigratório, como:
- Comprovante de acomodação
- Comprovação de recursos financeiros suficientes para custear sua estadia
- Passagem de regresso ou continuação da viagem
- Caso vá dirigir, apenas a CNH é suficiente. Inclusive, não deixe de ler nossa reportagem com dicas e regras de trânsito da Croácia
E o seguro viagem, é obrigatório?
Sim, é obrigatório contratar um seguro viagem para entrar na Croácia. Isso porque ela faz parte do Tratado de Schengen, que é um acordo de alguns países europeus sobre livre circulação de pessoas e abertura de fronteiras. Mas, claro, para além da obrigatoriedade, a gente recomenda que você contrate um seguro viagem para qualquer viagem que fizer.
Nos contratos com boa cobertura já vem incluso assistência médica, seguro de vida, cancelamentos de voos, assistência viagem, auxílio jurídico e até reembolso em caso de extravio de bagagens ou roubo.
Inclusive, a dica de ouro para achar o melhor preço é: em vez de cotar seu seguro diretamente com uma seguradora ou agência de viagem, use esse comparador de preços de seguro viagem. A gente usa ele em todas as nossas viagens, porque sempre encontramos o melhor preço nos planos com boa cobertura.
Como achar a melhor passagem aérea
A hora de comprar a passagem é aquela em que a gente costuma gastar um montante maior de uma só vez. Na alta temporada na Croácia, por exemplo, o valor de ida e volta no trecho São Paulo/Zagreb ultrapassa tranquilamente os R$ 5 mil. Para tentar evitar preços muito altos, a gente usa sempre um comparador de passagens aéreas. Ele filtra tudo que está disponível nas principais companhias aéreas, achando a melhor opção disponível.
Mais dicas para economizar nas passagens aéreas e viajar barato para a Croácia
- Evite a alta temporada e escolha bem o dia e horário de seu voo. Há datas alternativas que oferecem passagens aéreas muito mais baratas, como segunda, terça e quarta-feira.
- Opte por voos com escala, que costumam ser muito mais baratos do que voos direto. Em contrapartida, é necessário considerar o tempo de escala e onde ela é feita, para não atrapalhar seu roteiro de viagem.
- Não se esqueça de considerar o horário de check-in do hotel onde você irá se hospedar. Isto porque, se você acabar chegando na noite anterior de seu check-in, porque economizou na passagem, terá de pagar uma diária a mais para conseguir dormir. Se planeje levando em consideração fuso horário Croácia x Brasil
Como ter acesso à internet ilimitada no celular
Em nossas viagens, a gente sempre contrata um serviço de internet ilimitada, por vários motivos: ter acesso aos mapas em tempo real para conseguir usar o GPS, ficar em contato constante com a família e os amigos, tirar dúvidas sobre pontos turísticos, acessar sites e redes sociais.
Para ter acesso à uma conexão rápida, estável e com bom preço a gente contrata este chip aqui. É legal porque ele funciona bem até em cidades pequenas. O valor é fixo, ou seja, você sabe desde o princípio quanto vai gastar.
Como levar dinheiro para a Croácia
Abrir uma conta global é a maneira mais moderna e prática de levar dinheiro em viagens ao exterior. Com ela, você consegue movimentar euros, ou qualquer outra moeda do mundo, de um jeito mais barato e mais seguro.
Hoje em dia existem várias empresas que disponibilizam o serviço de abrir uma conta internacional. O processo para abrir a conta leva menos de 5 minutos, além de ser tudo feito online e sem taxa alguma. Você só precisa ter em mãos RG, Passaporte ou CNH.
Mas é sempre bom adquirir também uma quantia de dinheiro vivo em uma casa de câmbio. Isso porque você pode precisar pagar gorjetas ou ter alguma emergência. Além disso, tem alguns estabelecimentos que não aceitam cartão. Na nossa reportagem sobre como levar dinheiro para a Croácia, você encontra detalhes de cada modalidade.
Como encontrar a melhor hospedagem?
Encontrar uma hospedagem que atenda a tudo que procuramos pode ser um desafio. Nossa dica é que você use um comparador de reservas. É uma plataforma que permite incluir diferentes filtros com preferências, como de localização, serviço de café da manhã, piscina, entre outras comodidades. Hoje em dia, a maior parte dos hotéis estão cadastrados nesse site, o que facilita muito.
Além disso, você consegue ver comentários e avaliações de outros hóspedes, o que ajuda a ter mais referências. Outro bônus é: as políticas de cancelamento são bastante flexíveis, o que ajuda muito a se resguardar para possíveis imprevistos.
Como fazer com os passeios?
Nossa dica é para que você sempre, em qualquer viagem, adquira a maior parte de passeios possível com antecedência. Esse hábito vai te ajudar a economizar tempo e dinheiro. Isso porque evita filas, preços exorbitantes e até que se esgotem os lugares para participar de determinadas atrações.
Dá para comprar os ingressos para passeios da Croácia antes mesmo de sair do Brasil. Você conseguirá checar itinerários, preços, detalhes de cada atração e comentários de quem já fez o passeio para saber como foi a experiência de outros viajantes. E se estiver na dúvida de o que comprar, a gente tem uma lista com algumas recomendações.
Outras reportagens que podem te ajudar no seu planejamento
- Quando e quanto dar de gorjeta na Croácia
- Voltagem e tipo de tomada usada na Croácia
- Qual língua falam na Croácia e algumas expressões úteis
Economize ao máximo na sua viagem para Croácia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Croácia, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Croácia da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar dentro do país e também para visitar países próximos. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Croácia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Croácia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Zagreb para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!