
Saiba como se locomover em Bruxelas. Os transportes públicos na capital belga funcionam super bem, e a pé também é super legal! Aqui vamos dar dicas das várias opções de transportes para aproveitar a sua viagem.
Quais os melhores transportes públicos em Bruxelas
1. Ônibus em Bruxelas
Existem várias linhas de ônibus que circulam por toda a cidade de Bruxelas. O ônibus é uma ótima opção para quem pretende conhecer melhor o interior da Bélgica. Alguns dos principais serviços de ônibus em Bruxelas são operados pela empresa STIB/MIVB, e essas são as principais linhas de ônibus:
- Linha 12,21,29: Essas linhas ligam o centro da cidade de Bruxelas a outras regiões mais afastadas do centro.
- Linha 38: Liga a Gare du Midi a pontos importantes da cidade de Bruxelas.
- Linhas 46 e 47: Essas linhas circulam no centro e em regiões ao redor da cidade de Bruxelas.
2. Ônibus Noturnos (os Noctis)
Este ônibus opera durante a noite, quando não existem outros meios de transporte público noturnos. Eles são essenciais para caso você pretenda curtir a vida noturna de Bruxelas.
O Noctis funciona durante os finais de semana até às 3h00, e depois dessa hora a cidade deixa de disponibilizar transportes públicos por pelo menos duas horas nos fins de semana, e durante a semana durante 5 horas.
3. Trams em Bruxelas
Os trams são uma ótima opção para se locomover em Bruxelas, eles são uma espécie de bondes, que andam sobre trilhos que atravessam a cidade. Os trams não podem sair da cidade e no interior do veículo existem máquinas onde você pode comprar o bilhete. São duas linhas de tram que atuam em Bruxelas:
- Linha 92: Ela parte da estação Schaerbeek e atravessa toda a região da Cidade Alta, onde estão os principais pontos turísticos da cidade de Bruxelas.
- Linha 94: Parte da estação Stade, próximo da estação de metrô Heysel, e circula através do Parque Botânico, até à Universidade Libre de Bruxelas.
3. Trens em Bruxelas
Os trens em Bruxelas fazem conexões entre o centro da cidade e outras regiões ao redor, como também fazem conexões com destinos internacionais. As principais estações onde você pode pegar os trens, são: Gare du Midi, Gare du Nord e Fare Centrale.
4. De metrô em Bruxelas
O metrô de Bruxelas é super rápido, eficiente e circula por toda a cidade e existem 4 linhas. Essa é a forma mais prática e mais segura para se locomover em Bruxelas. As linhas de metrô são caracterizadas por cores:
- Linha 1(magenta): Parte da Gare de l’Ouest até Weststation, essa linha faz o percurso do leste ao oeste da cidade, circulando próximo do Parque de Bruxelas e o Palácio do Cinquentenário.
- Linha 5 (amarela): Como a linha 1, o metrô percorre o leste o oeste da cidade, parte da Erasmus até Hermann-Debroux
- Linha 2 (vermelha): A linha vermelha circula entre Simonis-Leopold II e a Simonis-Elisabeth.
- Linha 6 (azul): A linha azul vai até às principais atrações da cidade como o Atomium, e a Mini-Europa. Ele circula entre a Simonis-Elesabeth e Roi Baudouin.
5. Andar pela cidade de Bruxelas
Outra maneira de se locomover em Bruxelas é a pé, uma das melhores formas para você ficar conhecendo mais a fundo a cidade. Bruxelas dispõe de inúmeras atrações legais para explorar.
5. Andar de bicicleta em Bruxelas
Bruxelas é uma cidade bastante acessível para os ciclistas, oferece ciclovias e rotas específicas para que você possa andar de bicicleta de forma rápida e segura. Existem muitos pontos onde pode alugar bicicletas, as mais comuns são as Villo, são super fáceis de utilizar e são elétricas!
6. Alugar um carro em Bruxelas
Alugar um carro em Bruxelas, permite que você tenha muita liberdade, comodidade e que conheça outras cidades próximas, como Antuérpia, Bruges ou Gant, e países, como Alemanha, Holanda ou França.
Uma dica preciosa para você alugar o carro e para que tudo corra bem é fazer a sua reserva com antecedência, pois o custo é muito mais barato. No geral, a Europa tem preços muito bons de aluguel, e até mesmo os melhores carros conseguem ter preços super acessíveis.
Se você fizer o pedido de aluguel em cima da hora, corre o risco de não haver mais carros e dos preço serem mais caros. Então para que essa situação não aconteça, nós aconselhamos sempre a fazer a sua reserva o quanto antes, para que a sua viagem fique o mais económica possível.
Economize ao máximo na sua viagem para Bruxelas
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Bruxelas, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Bruxelas da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Bruxelas e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Bruxelas. São dicas fundamentais e pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Bruxelas, como prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
- Hospedagem: veja a nossa matéria de onde ficar hospedado em Bruxelas para saber qual é melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer passeio. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!