Na dúvida de como se locomover em Split? Veja quais modalidades estão disponíveis e quais são as nossas indicações!
A pé
Caminhar vai te permitir explorar Split da melhor forma, especialmente na região do centro histórico, onde fica a maior parte dos pontos turísticos. As ruas estreitas de pedra do Palácio de Diocleciano e seus arredores são cheios de monumentos históricos, detalhes que você verá melhor se estiver a pé, além de cafés e restaurantes. Inclusive, há ruas dessa região em que nem é permitido circular de carro.
Bicicleta
Outra maneira ótima de explorar algumas regiões da cidade é andando de bicicleta. Existem várias empresas que oferecem aluguel de bike, com opções para usar durante metade do dia, dia inteiro ou até mais tempo. Embora o centro histórico não seja ideal para circular pedalando por causa das ruas estreitas e de paralelepípedos, há ciclovias ao longo da costa e no Parque Marjan que são perfeitas para isso.
Transporte público
O sistema de transporte público em Split é composto principalmente por ônibus, operados por uma empresa local chamada Promet Split. É mais indicado para se locomover em trajetos maiores, quando você quiser ir a áreas mais distantes ou bairros residenciais.
A estação principal de ônibus fica perto da estação de trem e do porto. De lá, parte a maioria das linhas. Os bilhetes podem ser comprados diretamente com o motorista (em dinheiro) ou em quiosques pela cidade. Não esqueça de sempre validar o bilhete ao embarcar no ônibus.
A vantagem é a economia, mas a desvantagem é a grade de horários. Durante o dia, os ônibus até que são um pouco mais frequentes, mas a partir do entardecer você pode ter que esperar bastante até que o ônibus passe.
Táxi e aplicativos de transporte
Tem bastante táxi disponível em Split, especialmente nas áreas turísticas como a do centro histórico, a da Riva e perto dos grandes hotéis. É uma boa opção para viagens curtas, já que o preço é elevado, ou para transportar bagagem pesada. No entanto, é importante dizer que não podem circular carros dentro do miolo do centro histórico, então, de qualquer forma, você precisará caminhar uma pequena distância.
Aplicativos como Uber também operam em Split e podem servir como uma alternativa um pouco mais econômica aos táxis tradicionais.
Carro
Alugar um carro em Split pode ser útil se você planeja explorar áreas fora da cidade, como as vilas costeiras, as ilhas próximas, os parques nacionais ou outras cidades do país. No entanto, como a gente disse acima, dentro da cidade, especialmente no centro histórico, o uso do carro é limitado.
De forma geral, a gente recomenda bastante alugar um carro durante a sua viagem para a Croácia se sua ideia for fazer um roteiro mais completo. Até porque o transporte público entre as cidades não é tão bom quanto em outras cidades da Europa.
Inclusive, uma dica que a gente sempre dá é: use um comparador de preços de carros para achar o melhor preço e os melhores veículos. É muito simples de usar, basta entrar no site, colocar a data da viagem e o destino. Depois disso, a ferramenta faz todo o trabalho por você, filtrando tudo que existe nas maiores e mais confiáveis empresas do setor. Nós temos duas plataformas preferidas:
- Essa aqui é brasileira. Por isso, o pagamento é feito em reais, sem IOF, e pode ser parcelado em até 12 vezes sem juros
- Já essa aqui é internacional e, por isso, conta com mais opções. Por ser global, não divide o valor
Barco e ferries
Se o seu objetivo é explorar as ilhas próximas, como Hvar, Brač, ou Vis, os barcos e ferries são o meio de transporte ideal. O porto de Split é um dos mais movimentados da Croácia, com várias conexões diárias para as ilhas.
A nossa recomendação para evitar valores altos e filas, além de conseguir se planejar em relação aos horários, é comprar o bilhete por internet com antecedência. Nós utilizamos e indicamos esse comparador de preços de ferry boat para reservar os nossos trajetos, porque ele filtra as datas, horários e os valores disponíveis de todas as empresas confiáveis de ferry.
Economize ao máximo na sua viagem para Croácia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Antes de mais nada, leia a nossa matéria de como viajar barato para a Croácia, porque nela você vai encontrar todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Croácia da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar dentro do país e também para visitar países próximos. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Croácia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Croácia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem e todas as vezes em que for necessário, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Split para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro. Por isso, é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos sempre que necessário. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!