Lisboa

Como usar o Tax Free em Lisboa

Descubra aqui como usar o Tax Free em Lisboa! Em Portugal os turistas tem o direito de recuperar o imposto em suas compras.

Notas e moedas em euro

Descubra aqui como usar o Tax Free em Lisboa! Em Portugal os turistas tem o direito de recuperar o imposto em suas compras e, nessa matéria, damos algumas dicas para que você consiga o Tax Free na sua ida a Lisboa. Confira:

Como o Tax Free funciona em Portugal?

A “Taxa Livre” é um recurso muito comum em alguns países e Portugal está entre eles. O recurso funciona para turistas que, ao comprar fora do país de residência, recebem o desconto dos impostos adicionados aos preços.

Interior de uma loja de roupas

Para ter acesso ao Tax Free, primeiramente, você precisa morar fora da União Europeia (isso não significa que, se você tiver uma nacionalidade de algum país europeu, você não possa ter acesso a ele). Esse imposto que é descontado chama-se IVA, e seu valor muda em diferentes países do continente europeu – sendo 23% em Portugal continental, 22% na Ilha da Madeira e 18% nos Açores.

Em Portugal, esse desconto vale para compras acima de 61,50 euros. Entretanto, nem todas as lojas vão oferecer Tax Free. Portanto, nossa dica é que você sempre pergunte nos estabelecimentos ou veja se existe neles uma plaquinha que mostre se a loja oferece o desconto.

Mas, é preciso ter em mente que o Tax Free não é recuperado em serviços como os de hotel, por exemplo, nem da compra de eletrodomésticos e móveis.

Um homem e uma mulher compram discos na rua

Como adquirir o Tax Free?

Para conseguir o Tax Free, você precisa, primeiramente, gastar mais de 61,35 euros e ter a garantia de que a loja oferece a possibilidade de reembolso.

A partir disso, basta pedir o Tax Free no caixa; os atendentes vão te oferecer um formulário para ser preenchido no local. Saiba que será preciso informar nesse formulário seu nome, número de passaporte, e país de residência.

Dois funcionários em uma loja de eletrônicos

Nós recomendamos que você esteja com esses documentos na hora, pois é possível que peçam para você mostrar o seu passaporte, por exemplo.

Mas atenção: a loja não fica responsável pela devolução do dinheiro! Você pode escolher na loja, durante o preenchimento do formulário, se deseja recuperar a quantia no aeroporto – ao fim da viagem – ou por meio de um depósito no seu cartão de crédito.

No final da viagem, você só precisa entregar todos esses comprovantes e formulários na alfândega ou polícia federal do aeroporto.

Como receber o Tax Free no aeroporto?

Para conseguir o Tax Free, primeiro, é necessário que você chegue com antecedência ao aeroporto em que deseja embarcar de volta para o Brasil.

Isso vai te poupar um grande tempo de espera em filas para fazer o processo. Nossa dica é optar por, no mínimo, duas horas antes do horário do seu voo.

Mulher sentada ao lado de sua mala no aeroporto.

A partir daí, basta se dirigir à alfândega ou até a parte do aeroporto com as indicações de “devolução de impostos”. Feito isso, você precisa apresentar todos os formulários e comprovantes da compra.

Dependendo do agente, podem te pedir para mostrar os produtos que comprou. Por isso, se você puder, separe numa mala apenas os objetos que você quer recuperar o imposto.

Após essa revisão, os agentes vão carimbar os documentos e informar sobre como será o procedimento de recuperação do valor do imposto.

Como conseguir Tax Free passando por países diferentes?

É comum que muitas pessoas acabem dando um pulinho em países vizinhos quando viajam para a Europa. Se você planeja fazer isso, saiba que dá pra juntar todos os seus comprovantes e entregar somente na alfândega do último país que você visitar antes de voltar para o Brasil.

Pessoas andando em aeroporto.

Economize ao máximo na sua viagem a Lisboa:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Lisboa, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Lisboa da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Portugal e até Espanha. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Lisboa. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Lisboa, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Lisboa para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viajem. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!