Saiba como usar o trem em Bruxelas. Confira as nossas dicas para pegar os trens de Bruxelas para outras cidades. Aqui damos dicas de horários, trajetos e passagens! O trem é o meio de transporte ideal para quem quer viajar por toda a Europa, é super prático e acessível.
Tipos de trens em Bruxelas e na Bélgica
A cidade de Bruxelas tem uma variedade de trens que oferece diferentes serviços e destinos para que você possa viajar para algumas cidades e países.
O Thalys em Bruxelas
O Thalys em Bruxelas é um serviço de trem de alta velocidade. Ele faz conexões desde Bruxelas a cidade europeias importantes, como Paris, Amsterdã e Colônia. Os trens Thalys têm vagões de primeira e segunda classe, e um vagão com cafeteria/bar. A duração das viagens variam dependendo dos destinos:
- Bruxelas-Paris (Gare du Nord) é de 1h20 minutos.
- Bruxelas – Amsterdã ( Amsterdã Centraal) é de 1h50 minutos
- Bruxelas- Colônia (Köln Hauptbahnhof) é de aproximadamente 1h50 minutos a 2 horas.
Trem Eurostar em Bruxelas
O trem de alta velocidade Eurostar, é o único trem que faz conexão entre Bruxelas e Londres. O Eurostar parte sempre da estação Brexelles Midi e atravessa o Eurotúnel, mais conhecido como o Canal da Mancha. Deve ter em conta que os preço alteram consoante a disponibilidade, por isso é aconselhável comprar o quanto antes. A viagem Bruxelas-Londres tem uma duração estimada de 2 horas.
Trens TGV – Train à Grande Vintesse em Bruxelas
Uma ótima opção para usar trem em Bruxelas é o TGV. O TGV é um trem de alta velocidade, eles oferecem serviços para várias cidades francesas partindo de Bruxelas, como Lille, Marselha, Lyon e Estrasburgo. A duração da viagem partindo de Bruxelas varia dependendo da cidade de destino e das conexões:
- Bruxelas-Lille: é de 35 minutos a 1 hora.
- Bruxelas-Marselha: é de 5h30 minutos a 6 horas.
- Bruxelas – Lyon: é de 3h20 minutos a 4h.
- Bruxelas – Estrasburgo: é de 3h00 a 3h30 .
Trens Intercidades e Regionais em Bruxelas
Se você pretende conhecer melhor as cidades, os Intercidades e Regionais são ótimas opções de trens em Bruxelas. Eles são trens de alta velocidade que conectam várias cidades ao redor de Bruxelas e Bélgica. Os Intercidades fazem conexões mais rápidas e com poucas paragens, já os Regionais, fazem conexões mais demoradas, devido às paragens que vão fazendo em cada cidade ao longo do percurso.
Nomes das principais estações de trem em Bruxelas
Em Bruxelas existem várias estações de trem onde oferecem diferentes serviços e conexões.
Gare du Midi – Zuidstation: Essa é uma das estações de trem mais movimentadas de Bruxelas. Aqui você pode pegar os trens com conexões nacionais e internacionais, como o Thalys e o Eurostar. E ainda tem conexões com o metrô, ônibus e elétricos.
Bruxelas Central: A estação fica localizada bem no centro da cidade, e é uma das principais estações de Bruxelas. Também oferece conexões nacionais e internacionais, de curta e longa duração.
Bruxelas- Norte: A estação tem como principal objetivo fazer conexões nacionais e algumas internacionais. Fica localizada no norte de Bruxelas.
Onde posso comprar passagens de trem na Europa ?
Uma ótima opção para quem quer viajar por Bruxelas e Bélgica é utilizar os trens. Os trens na Europa são ótimos, rápidos e muito confortáveis. É uma forma de economizar, pois às vezes as passagens aéreas são muito mais caras e você perde muito tempo com voos, embarque e check-in no aeroporto. Uma dica para conseguir achar as melhores passagens e pelos menores preços é utilizar esse Pesquisador de trens da Europa.
Economize ao máximo na sua viagem para Bruxelas
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Bruxelas, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Bruxelas da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Bruxelas e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Bruxelas. São dicas fundamentais e pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Bruxelas, como prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
- Hospedagem: veja a nossa matéria de onde ficar hospedado em Bruxelas para saber qual é melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer passeio. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!