Cusco

Cusco em Novembro: Como é o clima e o que fazer!

Confira como é Cusco em novembro, desde o clima até o que fazer!

Cusco em Novembro: Como é o clima e o que fazer!

Confira como é Cusco em novembro, desde o clima até o que fazer por lá. Abaixo dispomos de algumas das melhores atrações!

Como é o clima de Cusco em novembro?

Novembro é o mês que realmente inicia a estação chuvosa em Cusco. As temperaturas diurnas podem variar entre 20°C e 23°C, enquanto as noites permanecem frias, com mínimas entre 7°C e 10°C.

As chuvas são mais frequentes e intensas, especialmente nas tardes e noites, mas não costumam durar o dia inteiro. Em novembro, a movimentação em Cusco começa a diminuir, marcando, justamente, o início da estação chuvosa.

Embora ainda haja turistas, especialmente no início do mês, a cidade é menos lotada comparada aos meses de alta temporada. Por causa disso, você pode ter uma experiência mais tranquila, com maior disponibilidade de hospedagem e serviços turísticos a preços mais acessíveis.

Abaixo dispomos de um gráfico anual em que você poderá conferir a temperatura ao longo dos meses. Aqui também é possível ver as melhores coisas para fazer em Cusco e planejar sua viagem!

Temperatura anual de Cusco no Peru

Movimentação de turistas no mês de Novembro

Em novembro, a movimentação de turistas em Cusco é maior em razão do clima agradável e pela proximidade das festividades de fim de ano. Visitantes de todas as partes do mundo chegam para explorar as ruínas de Machu Picchu.

Além disso, esse mês oferece uma série de eventos culturais e festivais que atraem ainda mais turistas, contribuindo para um ambiente vibrante e movimentado nas ruas históricas de lá.

1. Festa de Todos os Santos

A Festa de Todos os Santos, em Cusco, é uma celebração tradicional que ocorre nos primeiros dias de novembro, combinando elementos da cultura indígena com o catolicismo introduzido pelos colonizadores espanhóis.

Durante essa festividade, as famílias prestam homenagem aos seus entes queridos falecidos através de oferendas e altares repletos de alimentos, bebidas e objetos simbólicos.

É comum ver pães em forma de bonecos, chamados de “T’antawawas”, que representam os defuntos e são oferecidos como um gesto de carinho e respeito.

Ademais, os cemitérios são adornados com flores e velas. A Festa de Todos os Santos reflete a profunda conexão dos habitantes com seus antepassados e por isso vale super a pena conhecer!

Festa de Todos os Santos em Cusco

2. Machu Picchu

Uma excursão para Machu Picchu geralmente começa na cidade de Cusco, de onde você partirá em um trem até Águas Calientes, a cidade mais próxima do sítio arqueológico.

A viagem de trem proporciona vistas incríveis das montanhas e do rio Urubamba. Em Águas Calientes, é possível pegar um ônibus que sobe até Machu Picchu.

Já em Machu Picchu, um guia explica a história e a importância das ruínas incas, incluindo templos, terraços agrícolas e a Praça Sagrada.

Machu Picchu

3. Montanha Arco-Íris

A trilha para a Montanha Arco-Íris, também conhecida como Vinicunca, começa na aldeia de Cusipata, localizada a algumas horas de Cusco. Os caminhantes seguem por um caminho que passa por vilarejos locais, campos de cultivo e paisagens montanhosas. A trilha é de cerca de 5 quilômetros, com uma elevação gradual que se torna mais íngreme na parte final. Ao chegar ao topo, os visitantes têm uma vista panorâmica das formações geológicas coloridas da montanha.

Montanha Arco-Íris

4. Tour pela cidade

Um tour por Cusco geralmente começa na Plaza de Armas, o coração da cidade, onde os visitantes podem ver a Catedral de Cusco e a Igreja da Companhia de Jesus. O passeio continua até o Templo de Qorikancha, que era um importante centro religioso inca.

Os turistas também visitam o Mercado de San Pedro para explorar produtos locais e artesanatos. O tour inclui paradas em Sacsayhuamán, uma antiga fortaleza inca, e outras ruínas próximas, como Qenqo, Pukapukara e Tambomachay.

Praça principal em Cusco

5. Vale Sagrado dos Incas

Durante uma visita ao Vale Sagrado dos Incas, o tour começa em Pisac, com seu mercado de artesanatos e as ruínas incas.

A sequência do passeio é para Ollantaytambo, onde há a fortaleza inca e os terraços de cultivo. Além disso, é possível ver o Moray, conhecido por seus terraços circulares, e às salinas de Maras, onde se observa a extração de sal das piscinas naturais.

Vale Sagrado dos Incas

Economize ao máximo na sua viagem ao Peru:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o Peru, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Peru da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Peru, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Peru. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Nuevo Sol: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Peru, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Lima no Peru para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!
[publisher_disqus_chat]