Confira todas as dicas da alta e baixa temporada em Maceió. Veja quais são os meses que compreendem cada época, as características de cada um deles e escolha o que atender melhor às suas necessidades. Este texto ajudará bastante no momento em que você estiver planejando a sua viagem para este destino.
Quando é a alta e a baixa temporada em Maceió?
A alta temporada em Maceió compreende épocas como:
- O verão: de dezembro até março
- As férias escolares: em julho
- Em datas comemorativas ou feriados prolongados: como o Carnaval, por exemplo.
Já a baixa temporada são os outros meses, ou seja: abril, maio, junho, agosto, setembro e outubro. (Lembrando que nos feriados nestes meses acontece um fluxo médio de turistas).
Dicas essencias sobre a alta e a baixa temporada em Maceió
Financeiro
Viajar, seja para qual for o destino, requer um bom planejamento financeiro. Então, considerando que na alta temporada tudo fica caro (muitas vezes o dobro do preço), é preciso estabelecer um orçamento ainda maior para este período.
Perfil de turista
Outra dica é com relação ao seu perfil de turista. Se você for o tipo de pessoa que gosta de viajar em épocas mais agitadas, com maior movimentação de turistas, então, opte pela ala temporada. Agora, se o seu intuito for passar momentos mais tranquilos com a família e não ter o trabalho de encontrar tudo mais lotado, então, vá até Maceió na baixa temporada.
Temporada das chuvas
Uma sugestão importante é para que você evite ir a Maceió na temporada de chuvas. Apesar dela representar a baixa temporada, onde você consegue economizar com todos os dias da viagem, accaba não compensando. Como este destino é totalmente voltado aos passeios ao ar livre e as praias, não é legal deixar de curti-los por conta das chuvas frequentes, não é mesmo? Então, na nossa opinião, ir até lá na época de chuva não vale a pena.
A melhor época possível para ir a Maceió
Maceio é uma cidade que pode ser visitada ao longo de todo o ano. No entanto, a melhor época de todas para ir até lá é a que compreende os meses: outubro, novembro, dezembro e janeiro. Alguns dos fatores que fazem esses meses serem os melhores são: quando ocorre o menor índice de chuva – ou seja, propício para os passeios ao ar livre e as praias -, pelas temperaturas ficarem altas – acima dos 25º C, a água do mar estar em um tom de azul cristalino etc.
Em resumo: o clima e a temperatura nos meses que vão de outubro a janeiro são perfeitos. O único ponto a analisar é o que se refere aos gastos. Como este período é o do final da primavera e do verão, o fluxo de visitantes em Maceió aumenta. Além disso, o Natal e o Ano Novo são as datas comemorativas de maior movimentação de turistas por lá, então prepare-se para encontrar todos os itens da viagem mais caros e uma lotação maior também em toda a cidade.
Características de cada mês em Maceió
Janeiro, fevereiro e março: são meses bastante indicados para visitar a capital alagoana, pois é uma época em que quase não chove, as temperaturas estão muito altas e os atrativos ficam belíssimos. No entanto, é o período mais caro de todos, a famosa alta temporada, portanto, organize bem o seu planejamento financeiro se quiser conhecer Maceió neste período.
Abril, maio, junho, julho e agosto: não recomendamos muito visitar Maceió nestes meses. Isto porque, é uma época bastante chuvosa, e como a maioria dos atrativos por lá são ao ar livre, acaba atrapalhando bastante o seu roteiro. Inclusive, aqui vai uma dica extra, junho é o mês que mais chove nesta cidade. Ou seja: se possível, evite ir até lá nesta época.
Setembro: é aquele mês que sinaliza o meio termo, ou nem tão vantajoso e nem tão ruim. Em setembro, é possível que você se depare com alguns dias de chuva, mas em menor quantidade. A parte boa é que não é a alta temporada, então os preços das hospedagens, das passagens e dos atrativos estão mais atrativos, tornando sua viagem com melhor custo x benefício.
Outubro, novembro e dezembro: as temperaturas e o clima estão bem parecidos com janeiro, fevereiro e março. Porém, estes meses ainda não contam com tanta lotação de turistas, portanto dá para poupar um dinheiro maior do que no começo do ano.
Sobre a tábua das marés em Maceió
Um fator que interfere muito na sua viagem a Maceió ou qualquer outra cidade do Nordeste é o da tábua das maré. Para entender melhor sobre isso, saiba que se você for até a capital alagoana quando a maré estiver alta, não será possível curtir as piscinas naturais e as outras atrações deste paraíso da forma que ele tanto merece. Por isso, o ideal é conferir esta informação a cada dia da sua viagem.
Para verificar este aspecto, sugerimos que você entre no site climatempo e coloque a opção “AL – Maceió”. Depois, insira a data, o mês e o ano da sua viagem. Por fim, verifique as informações sobre a tábua das marés. Geralmente, aparecem duas mínimas e duas máximas.
Economize ao máximo na sua viagem à Maceió:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de dicas para viajar barato a Maceió, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar os passeios de Maceió da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar em Maceió. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Maceió. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Maceió para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no Nordeste pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!