Veja ótimas dicas das gorjetas na Argentina. Saiba quando é necessário dar as gorjetas e o valor justo para cada dá-las em cada item da viagem.
Quando dar as gorjetas na Argentina?
Para iniciar este guia de dicas das gorjetas na Argentina, entenda que neste país não é obrigatório ofertá-las aos funcionários de alguns serviços. Mas, muitas pessoas fazem isso quando o trabalhador é educado e atendem bem as suas necessidades.
Como dar as gorjetas na Argentina?
Existem algumas formas de dar as gorjetas na Argentina e, se você esiver se planejando para ir até lá, é legal se inteirar sobre isso:
– A maioria dos restaurantes não incluem os 10% dos garçons na conta. Então, é necessário que você dê a porcentagem diretamente ao garçom que atender a sua mesa. Mas, na hora de pagar a conta, verifique direitinho se o estabelecimento funciona desta forma ou não.
– Nos restaurantes, a melhor forma de dar as gorjetas (ou propinas, como eles chamam lá) é em dinheiro vivo. Além disso, a porcentagem costuma ser de 10%, mas, cabe a você definir se quer dar mais ou menos.
– Em serviços como os de carregadores de malas e manobristas, por exemplo, o valor das gorjetas costuma ser de 25 pesos argentinos.
– Nos hotéis, as camareiras costumam receber gorjetas em torno de 10 e 20 pesos argentinos, então é bom já ter essa quantia reservada na hora de fazer o check-in ou check-out do hotel.
– Os taxistas não costumam pedir gorjetas, mas é de “boa fé” deixar 10% do valor da corrida ou arredondar o valor para cima. De qualquer forma, é importante lembrar que a bandeira e o acréscimo por minuto ou 200 metros na Argentina são diferentes no período da manhã e no período da tarde.
Dica extra sobre as gorjetas na Argentina
Você sabe o que siginifica a palavra CUBIERTO? Pois bem, essa palavra é inserida no cardápio de alguns restaurantes e funciona assim: inicialmente, o estabelecimento coloca entradinhas como pães, bolachas, queijos etc. Depois, os garçons trocam os talheres, pratos e guardanapos. A esta “entrada” e troca do serviço de mesa é cobrado o chamado cubierto, que é um valor de 10% para cada mesa. Então, se você ver escrito CUBIERTO no lugar em que for comer, já saiba que é referente a este serviço.
Algumas pessoas comparam o cubierto ao couvert no Brasil. É parecido, mas, lembre-se: o cubierto é uma regra do restaurante, e não um pedido. A partir do momento em que você entrar em um restaurante que conta com isso, estará de acordo com isso e precisará pagar os 10%.
Economize ao máximo na sua viagem a Argentina:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Argentina, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba qual é o melhor lugar para comprar ingressos de passeios da Argentina da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar pelo país. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler sobre o aluguel de carro barato na Argentina. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Argentina, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!