Confira algumas dicas importantes para dirigir na Argentina. Ao longo do texto, abordaremos sobre as regras de trânsito por lá, o que é necessário para dirigir neste país e várias outras informações.
1) O que preciso para dirigir na Argentina?
A primeira informação que você precisa saber é que para dirigir na Argentina ou em qualquer outro país é necessário ter a Carteira Nacional de Habilitação válida. Um ponto super positivo que os brasileiros tem é que, existe um acordo entre os Estados do Mercosul, onde qualquer cidadão que faça parte deste grupo pode usar a Carteira Nacional de Habilitação nos demais países. Ou seja, qualquer turista brasileiro que for até a Argentina, não precisará emitir uma permissão para dirigir lá.
Normalmente, você pode dirigir na Argentina por até 90 dias. Agora, caso pretenda ficar por lá mais tempo, será necessário fazer a PID (Permissão Internacional para Dirigir).
2) Do Brasil até a Argentina de carro
Se você for do Brasil até a Argentina de carro, entenda que, além da Carteira Nacional de Habilitação e do RG, precisará levar um comprovante de que é turista e o documento de propriedade do veículo (denominado CRLV). Outro documento que é obrigatório é a Carta Verde (que é um seguro que cobre danos de terceiros afetados por acidentes de trânsito).
Uma dica muito importante também é que somente o proprietário do veículo ou um parente de até 2º grau poderá dirigir a partir do cruzamento da fronteira. Caso contrário, será necessário emitir uma autorização no seu país de origem. É importante lembrar que os agentes migratórios estabelecem um prazo para o veículo permanecer na Argentina, então fique atento também à essa validade.
3) Principais regras de trânsito para dirigir na Argentina
Cruzando a fronteira, as regras de trânsito mudam. Nosso vizinho latino-americano tem algumas peculiaridades acerca da circulação de veículos. Vamos a elas:
- Uma das regras de trânsito diz respeiro ao farol. Independente da claridade do dia, os faróis do carro devem estar ligados o tempo todo.
- Outra norma é o uso obrigatório de cinto de segurança, principalmente nos bancos traseiros.
- Uma atenção importante é que as películas do carro não devem ser muito escuras, pois se os policiais não conseguirem vê-lo a uma distância curta, isso poderá ser o suficiente para você ser multado.
- Alguns utensílios obrigatórios são: correntes para a neve, cambão ou cabo de aço, mais de um triângulo, kit de primeiros socorros e apoio de cabeça nos bancos traseiros.
4) Como alugar um carro para dirigir na Argentina?
Seguindo com este guia de dicas importantes para dirigir na Argentina, vamos à dica do aluguel de carro. A Argentina é um país que reserva muitas paisagens e cenários magníficos. A viagem de carro por lá é uma delícia e, inclusive, se tornou uma febre entre os turistas do mundo inteiro – principalmente os brasileiros. A porta de entrada principal é Buenos Aires, onde, na maioria das vezes, as pessoas já alugam o carro no aeroporto. Depois, se você for descendo pelo lado esquerdo, na divisa com o Chile, percorre rodovias que passam pela Cordilheira dos Andes, que é o que torna o cenário um dos mais bonitos do mundo.
Como fazer o serviço de aluguel de carro barato na Argentina?
1) Quanto antes você fizer o aluguel de carro, mais barato vai pagar. Se deixar para adquirir este serviço perto da sua viagem, correrá o risco de ter poucos veículos disponíveis e preços muito altos. Portanto, se tiver a oportunidade de fazer isso com 6 meses de antecedência, por exemplo, já terá muitas chances de conseguir um carro bom e barato para a sua viagem a Argentina.
2) Utilize comparadores de aluguel de carro na Argentina. Eles fazem uma busca super completa em todas as maiores empresas deste país e do mundo todo. Existem 2 deles que nós recomendamos bastante e que funcionam muito para os turistas que querem economizar com este item da viagem:
- O primeiro é o comparador de carros na Argentina. Com ele, em poucos segundos você vai ter na sua tela todas as opções de aluguel de carro nas melhores empresas argentinas. Depois, é só escolher a melhor delas. Pelo fato deste ser o maior comparador do mundo, ele possui parceria com todas as locadoras de carro, e, por isso, preços imbatíveis. Além disso, na maioria das vezes, é possível reservar e só pagar na retirada do carro, o que é ótimo e uma segurança ainda maior para quem está fazendo a reserva. Você não vai gastar nada e garantir sua reserva pelo melhor custo x benefício.
- Outro comparador que também consideramos ser exelente é esse comparador de aluguel de carros na Argentina. Este já é nacional, parcela em até 12 vezes sem juros e o pagamento é em reais. Como ele pode encontrar preços atrativos, é legal dar uma olhadinha também.
Economize ao máximo na sua viagem a Argentina:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Argentina, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba qual é o melhor lugar para comprar ingressos de passeios da Argentina da forma mais barata e segura.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Argentina, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!